Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
METODOLOGIAS DE ENSINO SUSTENTÁVEL NO CENTRO VOCACIONAL TECNOLÓGICO – CVT
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
14/02/2020
Previsão de Fim:
30/11/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
12
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Maracanaú
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Questionário
Prova
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ana Karine Pessoa Bastos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Karine Pessoa Bastos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 14/02/2020 30/11/2020
Andeson de Oliveira Almeida IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 14/02/2020 30/11/2020
Cícero Sampaio Pessoa de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 14/02/2020 30/11/2020
Francisco de Assis Francelino Alves IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/02/2020 30/11/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Centro Vocacional Tecnológico de Maracanaú Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Tendo como base o papel importante do professor diante da sociedade, faz-se necessário refletir sobre a busca de novas metodologias de ensino que facilitem a aprendizagem e promovam a inter-relação entre educação, cultura, sociedade, política e respeito ao meio ambiente. A escola como ambiente de formação deve proporcionar uma aprendizagem de modo igualitário e inclusivo para seus alunos. Durante a sua formação, alunos de cursos de licenciatura dispõem da existência de disciplinas que aprimoram e se aprofundam na sua iniciação à docência nas salas de aula. Nesse contexto, alunos do curso de Licenciatura em Química do IFCE campus Maracanaú são contemplados com disciplinas pedagógicas e específicas – química teórica e experimental, que visam prepará-los para assumir a sala de aula. Entretanto, as metodologias desenvolvidas durante a formação se distanciam de abordagens sociais e de desenvolvimento sustentável. Em 2015, líderes mundiais reuniram-se juntamente com a Organização das Nações Unidas (ONU) para o lançamento do plano de ação "Transformando o Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável", no qual resultaram os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, que contemplam 17 objetivos centrais e 169 metas. Esse documento compromete-se na tomada de medidas que busquem erradicar a pobreza e a fome, garantir de forma equiparada as necessidades básicas de saúde, educação e gênero, como também o desenvolvimento sustentável para um patrimônio social. Considerando a necessidade de incluir pensamentos críticos e transformadores, este projeto visa utilizar as metodologias de ensino provenientes de diretrizes dos ODS de forma a colaborar com a construção de uma sociedade igualitária e sustentável.
Justificativa
Diante da necessidade de desenvolver metodologias de ensino que interliguem a abordagem de recursos sociais e desenvolvimento sustentável na formação docente, de modo que o estudante possa intervir de forma significativa no exercício de suas funções em ambientes educacionais, esse projeto contribuirá na formação docente, proporcionando espaços para que os alunos do curso de Licenciatura em Química do IFCE campus Maracanaú possam desenvolver metodologias de ensino e projetos de pesquisas nas áreas de química e biologia numa dimensão interdisciplinar, orientadas pelos professores do IFCE/Maracanaú, com base nas diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.
Público Alvo
Alunos do ensino fundamental do Centro Vocacional Tecnológico – CVT do município de Maracanaú.
Objetivo Geral
Desenvolver metodologias de ensino através da aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, de modo a interligar o conhecimento adquirido em sala de aula nas áreas de química e biologia com o cotidiano.
Objetivo Específico
• Envolver os discentes do curso de Licenciatura em Química e/ou Engenharia Ambiental e Sanitária do IFCE campus Maracanaú; • Estimular a aproximação dos discentes do curso de Licenciatura em Química com metodologias de ensino-aprendizagem no âmbito social e sustentável; • Apresentar aos alunos do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, os quais cursam os ensinos fundamental nas escolas da rede pública do município de Maracanaú, pesquisas vinculadas à biologia e química e incentivar participação nestas; • Realizar projetos científicos nos laboratórios do Centro Vocacional Tecnológico – CVT; • Desenvolver pesquisas utilizando recursos do horto existente nas dependências do CVT; • Promover a educação ambiental com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS para os alunos do CVT.
Metodologia
A aplicação do projeto será realizada no laboratório de Biologia do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, com dois encontros semanais com duração de três horas cada. Inicialmente será feita uma abordagem teórica e em seguida uma aplicação prática, desenvolvida por meio de projetos de pesquisa com base nos conhecimentos adquiridos a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS. As aulas teóricas serão voltadas à exposição do conteúdo e resolução de situações-problema, relacionadas ao dia a dia dos alunos participantes do CVT, sendo desenvolvidas a partir de uma abordagem metodológica contextualizada e interativa. Dentre as atividades que serão realizadas, serão produzidos uma composteira e biofertilizantes para o auxiliar na manutenção do horto. O planejamento das ações acontecerá com os professores-orientadores e os alunos do curso de Licenciatura em Química atuantes no projeto, com intuito de delinear e organizar as fases do mesmo, definindo estratégias de preparação das aulas e organização dos conteúdos a serem ministrados. Cada professor orientador responsável pelas disciplinas orientará didático pedagogicamente seus alunos, definindo os assuntos a serem abordados.