Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Mostra Cultural em Língua Estrangeira- Língua, Música e Arte
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
06/06/2020
Previsão de Fim:
06/06/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
90
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Reunião
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Mala direta
Folder
Atividades Realizadas:
Apresentação
Mostra
Nome do Responsável:
Carolina Bezerra de Andrade Lopes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carolina Bezerra de Andrade Lopes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 06/06/2020 06/06/2020
Fabiola Silveira Jorge Holanda IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 06/06/2020 06/06/2020
Joelma Maria dos Santos Gurgel IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 06/06/2020 06/06/2020
Julio Cesar Ferreira Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 06/06/2020 06/06/2020
Luciana Abreu Cruz IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 06/06/2020 06/06/2020
Marcellus Giovanni da Silveira Pereira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 06/06/2020 06/06/2020
Rebeca de Abreu Moreira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 06/06/2020 06/06/2020
Valonia de Araujo Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 06/06/2020 06/06/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O ensino de línguas estrangeiras é amplamente ofertado no Instituto Federal do Ceará- IFCE, campus Fortaleza. Particularmente, a línguas inglesa é ofertada nos cursos de nível superior, médio, e técnico; a língua italiana para alunos da comunidade no curso de extensão; e a língua espanhola é ofertada cursos de nível superior, médio, e no curso de extensão para a comunidade externa. No nível Médio, a língua inglesa enfoca o inglês próprio deste ensino, através das habilidades de leitura e escuta, além do ensino de vocabulário e estruturas da língua. Nos cursos de Bacharelado em Turismo e Tecnológico em Hotelaria, e nos cursos de extensão, em particular, o ensino das línguas inglesa, espanhola e italiana se dá pela abordagem comunicativa. Com o objetivo de unir e aprofundar as habilidades de comunicação em língua estrangeira, a saber Inglês, Espanhol e Italiano, além de levar os alunos e a comunidade a terem um contato autêntico com aspectos históricos e culturais da língua alvo, buscamos apresentar, como trabalho de conclusão de semestre das turmas de Italiano, Inglês e Espanhol do Ensino Médio e dos cursos de Bacharelado em Turismo e Tecnológico em Hotelaria, e de extensão, uma ‘Mostra Cultural’ feita pelos alunos em suas respectivas línguas alvo, com base em pesquisa e preparação cultural envolvendo música, língua e arte. Essa ‘Mostra’, que será executada pelos alunos das disciplinas em questão, será apresentada aos alunos do IFCE- campus Fortaleza e à comunidade externa que será convidada, a saber: estudantes de outras instituições públicas e privadas que se interessem pelos idiomas e pela cultura dos países em questão, estudantes das escolas públicas e privadas de idiomas, como o CLEC, a Casa de Cultura, etc. Sabe-se que o uso da música desperta o aprendizado e une o aprendiz afetivamente e cognitivamente ao que tem sido estudado. Os alunos que apresentarão as obras culturais em forma de: encenação, recitação, explicação oral sobre a história do país, dança típica, cover de banda terão a oportunidade de lapidar suas habilidades leitoras e comunicativas, além de aprofundar questões culturais sobre o país que estão estudando. Os alunos tanto do IFCE como de escolas públicas e da comunidade externa que assistirão as exibições terão acesso ao entretenimento e a um pouco mais da cultura das línguas em questão de forma gratuita.
Justificativa
Enquanto professores de línguas estrangeiras, percebemos que utilizar a música e a arte em sala de aula e fora dela capacita o aluno a aprofundar questões como: habilidade auditiva, oral, uso da língua, habilidade comunicativa, vocabulário, conhecimento cultural e de mundo, conhecimento da estrutura da língua. Tais questões não são possíveis de serem tratadas e lapidadas apenas em sala de aula, mas aprofundadas e acessadas fora dela. Percebemos também que os alunos têm sede da cultura e do contexto social e histórico das línguas em aprendizagem. Além disso, vemos que as diversas manifestações artísticas, tais como: encenação, recitação, exposição oral, exposição musical, dança, entre outras são uma forma lúdica de levarmos os alunos a aprenderem essas questões da língua e também uma forma lúdica e de entretenimento para atestar seu aprendizado. Este é um meio de bastante interesse entre os alunos, pelo qual podemos unir motivação, entretenimento, conhecimento, aprendizagem, além de firmar as habilidades leitoras e comunicativas nos quesitos: estrutura, uso, fluência, pronúncia. Tal projeto é baseado no desejo dos alunos por cultura bem como no desejo dos professores em fomentar o conhecimento da línguas e dos países falantes e a exposição dos conhecimentos adquiridos através dela. Além disso, o sucesso de versões de eventos culturais anteriores promovidos pela equipe de línguas estrangeiras, cada qual com mais recorde de audiência, nos indica que unir a língua à arte traz interesse e motivação a todos os que participam e são alcançados pela ação. Por tal ação, inserimos os alunos como protagonistas do processo ensino-aprendizagem e a comunidade externa a um aprendizado com entretenimento.
Público Alvo
O projeto se estende à comunidade, a saber: a comunidade acadêmica externa interessada em línguas estrangeiras- Espanhol, Italiano e Inglês, alunos de escolas públicas e privadas, estudantes de escolas de idiomas públicas e privadas, como CLEC, Casas de Cultura, etc.
Objetivo Geral
A Mostra Cultural em Língua Estrangeira tem como objetivo principal apoiar o ensino de Inglês, Italiano e Espanhol como língua estrangeira, unindo e aprofundando as habilidades de leitura e de comunicação nas línguas em questão, bem como a ação interdisciplinar, além de levar os alunos e a comunidade a terem um contato mais amplo e autêntico com a cultura, as manifestações artísticas de cada país, a estrutura e o uso da língua alvo, de forma lúdica.
Objetivo Específico
A Mostra Cultural objetiva especificamente: a. Expor os alunos ao mundo musical e cultural na língua alvo b. Introduzir os alunos no mundo da das manifestações artísticas e culturais das línguas estrangeiras c. Atestar a aprendizagem dos alunos de forma lúdica d. Ampliar os conhecimentos culturais e históricos da língua alvo estudada e. Ampliar e lapidar as habilidades leitoras e comunicativas em língua estrangeira f. Fomentar nos alunos o desejo por cultura, leitura e outras manifestações g. Ampliar o conhecimento do uso, da estrutura e do vocabulário em língua estrangeira h. Desenvolver o pensamento crítico.
Metodologia
O evento será promovido na manhã do dia 06 de junho de 2020, das 08:00 às 12:00. O evento contará com a exibição de apresentações orais, de dança, artísticas musicais e de encenação em Inglês, Italiano e Espanhol; serão cerca de 6 a 10 apresentações de aproximadamente 20 minutos cada, realizadas pelo alunos da instituição sob orientação de seus respectivos professores.