Exibir Ação

Campus:
CAMPUS UBAJARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Prática esportiva através do Futsal
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Promoção da Saúde
Data de Início:
19/02/2020
Previsão de Fim:
27/08/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
18
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
25
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Ubajara
Formas de Avaliação:
Seminário
Reunião
Questionário
Prova
Trabalho em grupo
Relatório
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maria Erlene Vieira Matos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Maria Erlene Vieira Matos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 19/02/2020 25/06/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
SECRETARIA DO ESTADO DO CEARÁ Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto de extensão em futebol de salão (futsal) acontecerá de forma presencial, voltado para o público masculino e feminino com faixa etária acima de 16 anos. Será oferecido pelo IFCE - Campus Ubajara e acontecerá na quadra poliesportiva da Escola Técnica Waldemar Alcântara, em Ubajara. Terá como coordenadora e executora a professora Maria Erlene Vieira Matos, docente do Campus na área de Educação Física. Os participantes se apresentarão em torneios, eventos internos e externos como forma de avaliação da aprendizagem e representatividade do IFCE/Campus Ubajara. A iniciativa deu-se devido aos benefícios do futsal, comprovados cientificamente, no que diz respeito a sua contribuição na melhoria das capacidades físicas, motoras, psicológicas e da qualidade de vida.
Justificativa
Modificações no estilo de vida, associado aos avanços da tecnologia, desencadearam um aumento progressivo de doenças, nas últimas décadas, classificadas como doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como DCNT de maior destaque: as cardiovasculares, respiratórias crônicas, cânceres e diabetes. Responsáveis por cerca de 70% de todas as mortes no mundo, estimando-se 38 milhões de mortes anuais (MALTA et al, 2017), tendo como principais fatores a redução da prática de atividade física (ARAÚJO et al, 2016) e a modificação nos hábitos alimentares, com alimentação não saudável (LOURENÇO; RUBIATTI, 2016). A prática esportiva é mais uma forma de combate ao sedentarismo. Os conhecimentos produzidos na área da atividade física e esportes na promoção de uma melhor qualidade de vida, já estão incorporados entre a sociedade e os profissionais da área de saúde (PELLEGRINOTTI, 2014). O Esporte tem adquirido ao longo das últimas décadas uma posição de destaque no cenário educacional. A prática de esporte é reconhecido universalmente como meio educativo que busca a saúde e desenvolvimento dos valores morais, com momentos de lazer e relações interpessoais. Para Araújo et al (2016) os baixos níveis de atividade física estão relacionados com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e metabólicas, baixa autoestima, obesidade, níveis elevados de estresse, problemas psicológicos, câncer, entre outras morbidades. Os discentes seja do público interno quanto exteno, são grupos vulneráveis a situações de estresse, tensão, sofrimento psicológico, excesso de atividades, longas horas dedicadas aos estudos, conflitos interpessoais, grande carga de responsabilidade que podem desencadear doenças. Apesar do grande número de pessoas conscientes da necessidade de prática de atividade física, a inatividade é um dos grandes problemas de saúde pública na sociedade moderna. A oferta da atividade física, através do futsal, pode contribuir na prevenção de doenças, no nível de aprendizagem e na qualidade de vida da comunidade do IFCE – Campus Ubajara e do público externo a ser atendido pelo projeto de extensão. Os alunos do IFCE e servidores estão estimulados a participar do projeto como forma de preparação para participação dos promovidos pelo IFCE, Já o público externo são estimulados a participarem devido aos campeonatos da prefeituras municipais que acontecem, com frequência nas cidades da serra da Ibiapaba e demais competições a nível estadual. o presente projeto se justifica pelos benefícios que este esporte proporciona à saúde e por ser uma das modalidade de preferência da maioria dos jovens da região onde será ofertado o projeto.
Público Alvo
Poderão participar comunidade externa de Ubajara e cidades vizinhas com idade acima de 16 anos, que já tenham alguma experiência no futsal.
Objetivo Geral
Adquirir conhecimento técnico-tático, físicos e melhoria do condicionamento cardiorrespiratório através da prática do futsal.
Objetivo Específico
• Promover a prática de Atividade Física através do ensino do futsal, como forma de promoção à Saúde; • Distinguir as etapas do processo de aprendizagem dos fundamentos do futsal; • Identificar sistemas de ataque e de defesa no futsal, possibilitando a análise das situações de jogo; • Compreender o caráter do jogo amador, recreativo, escolar e profissional, evitando a competitividade excessiva; • Identificar os benefícios e funções orgânicas relacionadas a prática de futsal; • Conhecer, analisar e compreender os princípios físicos, técnicos e táticos relacionados ao Futsal, sua aplicação em situação de jogo; • Representar o IFCE campus Ubajara, através deste projeto, nos eventos esportivos a nível municipal, estadual e nos eventos de extensão do IFCE, que são abertos ao público externo.
Metodologia
Os participantes deverão se apresentar com roupas apropriadas para a prática das atividades (camiseta, short.). Haverá torneios interno (entre a equipe de extensão e alunos do IFCE) e torneios aberto à comunidade. Os participantes deste projeto, ainda, poderão representar a Instituição nos eventos esportivos. As aulas serão presenciais, teóricas e práticas, com apresentação seminários; Trabalhos individuais e/ou coletivos; leitura de textos, regras oficiais do futsal e artigos científicos sobre os conteúdos abordados; vídeos e aplicativos a respeito do conteúdo; análise de jogo; análise de jogadas; Aulas expositivas, demonstrativas e práticas, com perspectiva pedagógica crítica e feedback por meio do ensino teórico-prático dos conteúdos abordados e fundamentos esportivos; Durante o projeto, haverá avaliação do processo ensino/aprendizagem durante as aulas, com correção dos movimentos, posicionamentos táticos; debates; trabalhos em equipe; Apresentação de seminários; Avaliação atitudinal (assiduidade, responsabilidade, participação, frequência, respeito) e Participação e/ou organização de atividade esportiva em futsal; com atribuição de notas em diário. Haverão jogos amistosos com equipes do público interno e externo, através de convites, como forma de estimular e testar as habilidades e avanços dos alunos do curso. Ao término do projeto, os alunos responderão ao questionário avaliativo com espaço para sugestões de melhoria do mesmo.