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Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Plantas medicinais e aromáticas como tema gerador para ensino das funções orgânicas
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
24/10/2019
Previsão de Fim:
20/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
150
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
400
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Sobral
Formas de Avaliação:
Seminário
Reunião
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Daniele Maria Alves Teixeira Sa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alisson Paulino Sousa UNINTA Integrante Sem vínculo Não 2 02/09/2020 20/12/2020
Anderson Vidal Nunes sem vinculo Integrante Sem vínculo Não 2 24/10/2019 02/09/2020
Antônia Adriana Rodrigues Moreira sem vinculo Integrante Sem vínculo Não 2 24/10/2019 02/09/2020
Antônia Géssica Araújo Moreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/10/2019 02/09/2020
Beatriz Caetano de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/09/2020 20/12/2020
Camila Kelly Gomes dos Santos Sampaio IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/10/2019 20/12/2020
Daine de Souza Araújo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/10/2019 02/09/2020
Daniele Maria Alves Teixeira Sa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 24/10/2019 20/12/2020
Edla Freire de Melo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 24/10/2019 02/09/2020
Erandir Cruz Martins IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/10/2019 02/09/2020
Francisca Janaina da Silva de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/10/2019 20/12/2020
Francisco Dimas Alves Lima sem vinculo Integrante Sem vínculo Não 2 24/10/2019 02/09/2020
Francisco Matheus Ferreira Dias IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/10/2019 20/12/2020
Francisco Pinto Filho IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 24/10/2019 20/12/2020
Gerson Marques Jorge Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/10/2019 20/12/2020
Gilmara do Nascimento Inacio IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/10/2019 02/09/2020
Jardel Lima Cunha IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/10/2019 02/09/2020
Jessica Silva do Carmo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 02/09/2020 20/12/2020
José Barbosa Franca Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/10/2019 02/09/2020
José Wellian Nascimento do Carmo sem vinculo Integrante Sem vínculo Não 2 24/10/2019 02/09/2020
Juliana Texeira dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/10/2019 02/09/2020
Layana Mary Frota Menezes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/10/2019 20/12/2020
Lays Emanuelle de França Gonçalves IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/10/2019 02/09/2020
Lucas Teixeira Carneiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/10/2019 20/12/2020
Manoel Nelson Florêncio sem vinculo Integrante Sem vínculo Não 2 24/10/2019 02/09/2020
Marcia Ferreira Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/09/2020 20/12/2020
Maria Eduarda Nobre do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/09/2020 20/12/2020
Maria Enalice de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/10/2019 20/12/2020
Maria Nascimento Vieira da Silva sem vinculo Integrante Sem vínculo Não 2 24/10/2019 02/09/2020
Micaele Vitalino Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/10/2019 02/09/2020
Mickael Kemerson Linhares Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/10/2019 02/09/2020
Mikaele Ribeiro de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/10/2019 02/09/2020
Pedro Tayson Bezerra de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/10/2019 02/09/2020
Sâmea Pinto Laurindo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/10/2019 20/12/2020
Tchely Alves Gomes da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/10/2019 02/09/2020
Wandercleyson da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/10/2019 20/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Para incentivar o ensino da química a partir de temas geradores propomos a inserção de conhecimento em plantas medicinais e aromáticas como recurso didático que possa contribuir para um ensino que favoreça a formação integral do indivíduo relacionando o uso dessas plantas e o estudo das funções orgânicas. A proposta de trabalho será realizada com alunos do curso de Tecnologia em alimentos e do curso de Irrigação e drenagem do IFCE e a comunidade externa interessada pelo tema. Será apresentando primeiramente o material de apoio já desenvolvido em um projeto de extensão por mim coordenado na pesquisa com plantas medicinais e em seguida será construída ações de melhorias no material já construído e de implementação da aplicação desse material em alunos de escolas do ensino médio e de ensino superior.
Justificativa
O Brasil é o país com a maior biodiversidade do planeta incluindo as plantas medicinais e aromáticas. Preservar e apoiar os conhecimentos, práticas, saberes e fazeres tradicionais e populares em plantas medicinais, remédios caseiros e demais produtos para a saúde que se estruturam em princípios ancestrais e imateriais, validar e garantir segurança, eficácia e qualidade no uso dessas plantas são políticas do governo brasileiro desde 2006. No entanto o uso correto dessa biodiversidade ainda não é frequente. A aprendizagem de Química no ensino médio requer o uso de ferramentas que visem possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada, para que estes sejam capazes de fazer julgamentos fundamentados sobre as informações adquiridas nos meios de comunicação, no ambiente escolar e no relacionamento com as pessoas. O aluno deve ser capaz de tomar decisões e, dessa forma, interagir com o mundo como indivíduo e cidadão. No entanto, muitos dos nossos alunos apresentam dificuldade de aprendizagem e assimilação, devido à falta de contextualização dos conteúdos que muitas vezes divergem da realidade do aluno. As aulas de Química por métodos tradicionais são consideradas enfadonhas e sem sentido, dificultando a aprendizagem, causando desinteresse e baixo rendimento. Enquanto que aulas contextualizadas, trabalhadas com pesquisa bibliográfica, voltadas para a busca de novas informações dentro da prática e da realidade do aluno, estabelece uma interessante conexão entre os saberes adquiridos com a vivência dos alunos e os conceitos abstratos ou de difícil compreensão (OLIVEIRA, 2010). A extensão universitária vem sendo um meio de levar o conhecimento adquirido durante as aulas teóricas e práticas à comunidade, contribuindo, assim, para as qualificações das comunidades. Isso permite aos integrantes das Instituições de Ensino Superior (IES) a oportunidade de conhecerem toda a sociedade com mais proximidade e perceberem suas reais necessidades, beneficiando de forma ímpar a comunidade (BULHÕES et al., 2010). Visando a integração dos pontos levantados acima (uso de plantas medicinais de forma segura, inter e transdiciplinaridade no ensino, importância da extensão universitária aliada ao ensino e a pesquisa científica) este projeto se justifica por promover a interação de professores, estudantes, e comunidade e permitir o desenvolvimento do ensino-pesquisa e extensão.
Público Alvo
Alunos de ensino médio e ensino superior bem como comunidade interessada
Objetivo Geral
Despertar na comunidade em geral em especial em alunos e professores do ensino médio o estudo da química orgânica a partir da aprendizagem significativa utilizando as plantas medicinais e aromáticas como tema gerador.
Objetivo Específico
Disseminar o uso seguro de plantas medicinais e aromáticas promovendo um estudo envolvendo a troca de conhecimento entre professores, alunos e sociedade. • Promover interações dos alunos com a comunidade onde estão inseridos buscando a descrição de plantas medicinais e aromáticas que cada família usa ou já cultiva na própria comunidade. Desenvolver preparações para o restaurante acadêmico utilizando plantas aromáticas • Desenvolver a competência dos alunos para a produção de um guia ilustrado relacionando a biodiversidade da cultura local e os conteúdos de Química adquiridos; • Desenvolver nos alunos a capacidade de realizar pesquisa científica, a metodologia de ensino para repassar os conteúdos desenvolvidos na pesquisa e a experiência de trabalhar com comunidades.
Metodologia
Local e período do estudo Este estudo será realizado no IFCE com alunos do curso de Tecnologia em Alimentos, Técnico em Panificação e alunos de outros cursos que si interessarem pela temática, professores e alunos de ensino médio de escolas da região norte do Estado do Ceará e comensais do Restaurante Acadêmico do IFCE O projeto será realizado durante o período de outubro de 2019 a outubro de 2020, envolvendo alunos voluntários, professores e servidores do IFCE que se interessarem pela temática sob a supervisão do coordenador do projeto. Atividades a serem desenvolvidas Seleção da equipe diretamente envolvida no projeto Será lançada uma chamada pública para os professores, estudantes e comunidade que se interessarem pela temática se inscreverem como equipe envolvida na execução do projeto. Nessa chamada pública serão descritas todas as regras de participação bem como o cronograma de atividades a serem desenvolvidas pelos integrantes da equipe formada. Diagnóstico inicial da equipe Será aplicado um questionário para investigar os conhecimentos prévios entre a Química e o conhecimento sobre o uso de plantas medicinais no contexto sócio-cultural dos participantes. Seleção das espécies a serem estudadas As espécies a serem estudadas primeiramente serão buscadas pelos alunos na comunidade onde estão inseridos, a partir do uso dessas espécies por seus familiares como plantas medicinais ou temperos. O material botânico será identificado após preparação das exsicatas em um herbário pelo nome cientifico e nome(s) popular(es), família botânica, e será então pesquisado a indicação de uso, modo de preparo, toxicidade, partes utilizadas e constituintes químicos presentes nas espécies escolhidas. Difusão de experiências Os alunos e professores beneficiários realizarão uma exposição aberta ao público para apresentar os estudos realizados e elaborarão um guia ilustrado abordando a relação entre a biodiversidade da cultura local, os conhecimentos populares, as abordagens já pesquisadas das plantas selecionadas e a relação com os conteúdos de Química Orgânica. Diagnóstico avaliação da aprendizagem Após a realização de todas as fases do projeto será aplicado um outro questionário para os estudantes envolvidos na pesquisa para avaliar a aprendizagem dos discentes após a participação no projeto.