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Campus:
CAMPUS MARANGUAPE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Ocupa e aperreia: lazer e juventudes no IFCE-MPE
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
02/03/2020
Previsão de Fim:
18/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Maranguape
Formas de Avaliação:
Debate
Trabalho em grupo
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ana Amelia Neri Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Amelia Neri Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 02/03/2020 18/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Prefeitura Municipal de Maranguape Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto consiste em uma ação da área de Educação Física que busca ofertar práticas corporais de lazer à comunidade atendida pelo IFCE-MPE. Denominado “Ocupa e aperreia: lazer e juventudes no IFCE-MPE”, este projeto busca favorecer a construção de vinculos identitários com a instituição, a partir de ações de protagonismo juvenil que envolvam o corpo e a cultura no âmbito do lazer comunitário ofertados ao estudantes do Ensino Fundametal e Técnico. Esta iniciativa tem como enfoque a implementação de práticas de lazer no fazer cotidiano dos atores sociais envolvidos, de modo a favorecer a construção/consolidação de uma cultura corporal lúdica e educativa, que poderá colaborar no processo ensino-aprendizagem e auxiliar às políticas de acesso, permanência e êxito escolar, por meio da criação de espaços de sociabilidades. Em uma perspectiva de longo prazo, este projeto pode possibilitar a construção de parcerias entre instituições públicas, no sentido de contribuir para a garantia do lazer como direito social à população maranguapense e municípios circunvizinhos. No tocante à instituição parceira, a Prefeitura Municipal Maranguape poderá ceder o espaço físico das escolas e equipamentos comunitários de lazer. Para que o projeto seja executado, além da parceria interinstitucional para viabilização de espaço físico é necessária a aquisição de recurso material, haja vista a qualificação das ações e metas planejadas.
Justificativa
O Estado Brasileiro reconhece o lazer como um direito social, conforme estabelece a Constituição Federal (1988), no Art. 6° que: “são direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer [...], na forma desta constituição”. No documento Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, a abordagem integrada da cultura corporal de movimento na área de Linguagens e suas Tecnologias trata de “[...] temas como o direito ao acesso às práticas corporais pela comunidade, a problematização da relação dessas manifestações com a saúde e o lazer [...]” (BRASIL, 2018). Enquanto o Regulamento da Política de Assistência Estudantil do IFCE (2015) , prevê no Art. 4° A política de assistência estudantil visa ao atendimento dos objetivos estabelecidos pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (Decreto 7.234/2010) e, dentre outros, “contribuir para a inserção do aluno no mundo do trabalho, enquanto ser social, político e técnico”. Cientes da legislação vigentes e da realidade atual é a seguinte: como é que direitos universais podem conviver com direitos de segmentos de população que, como os jovens, abraçam modos de vida que reclamam pluralização, diferença, identidade, individua-lidade? (PAIS, 2005). O lazer é materializado em um conjunto de práticas sociais e educativas. O lazer pressupõe a participação em atividades de caráter voluntarioso e livre de obrigações laborais, familiares ou sociais, que tem como finalidade o divertimento, a recreação e o entretenimento, bem como o desenvolvimento da formação, participação e capacidade criadora (DUMAZEDIER, 2014). O lazer é manifestado no tempo e espaço de práticas lúdicas e constitui-se como um lugar de organização da cultura (MASCARENHAS, 2005). O lazer se constitui como um fenômeno articulado com a participação, a cidadania e a transforma-ção social, que se materializa no tempo e espaço de vivências lúdicas e culturais (idem, 2005). O lazer é visto como prática social, no sentido de ser reconhecido como atividade humana construída historicamente com a finalidade de responder às necessidades sociais dos sujeitos que produzem a história do seu tempo (CASTELLANI FILHO, 2007). É neste cenário que se consolida a necessidade de construção de uma cultura de lazer, de modo atender as necessidades humanas das juventudes no tocante à apreensão de conhecimentos inerentes ao corpo, à cultura e ao lazer integrados ao conhecimento técnico-científico e aos saberes locais, tam-bém na perspectiva de fortalecimento da identidade e do sentido de pertencimento retratados na legis-lação brasileira, especificamente nas Leis Nº. 10.639/2003 e Nº. 11.645/2008. Nesta perspectiva, o lazer com prática social e cultural diálogo com os preceitos legais e demandas da sociedade contempo-rânea sobre as culturas afro-brasileiras e indígenas no contexto escolar.
Público Alvo
Estudantes do último ano do Ensino Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio das escolas do município de Maranguape e localidades circunvizinhas
Objetivo Geral
Ofertar práticas corporais de lazer para os estudantes do último ano do Ensino Fundamental e do Ensino técnico nas modalidades integrado e concomitante, de modo a atender às comunidades in-terna e externa ao IFCE-MPE.
Objetivo Específico
(i) Oportunizar o protagonismo juvenil por meio da experienciação e ressignificação das práticas corporais de lazer comunitário. (ii) Propiciar a criação de espaços de sociabilidades por meio das práticas corporais jogos, ginástica e dança, com vistas à construção coletiva. (iii) Fomentar a produção e participação em eventos culturais que propiciem a compreensão e a materialização do direito ao lazer.
Metodologia
Este projeto terá uma periodicidade anual que compreende os semestres 2020.1 e 2020.2. Quanto aos aspectos metodológicos, estes contemplam as ações, a saber: rodas de conversa, experienciação por meio de aulas práticas e aulas de campo, exibição de vídeos curtos e documentários, práticas de produção e ressignificação das práticas corporais, construção de materiais para uso nas aulas e trabalhos em grupos – produção de projeto de intervenção.