Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Polo Olímpico de Treinamento Intensivo
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
18/03/2020
Previsão de Fim:
02/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Prova
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Luiz Eduardo Landim Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Helano Leom Maia de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/03/2020 02/12/2020
Jose Alves Francisco IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/03/2020 02/12/2020
Luiz Eduardo Landim Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 18/03/2020 02/12/2020
Zelalber Gondim Guimaraes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/03/2020 02/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
As Olimpíadas de Matemática são ótimas oportunidades para incentivarem estudantes no estudo de Matemática já que apresentam problemas que exigem do aluno muita criatividade, raciocínio lógico e capacidade de interpretação. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) vem mostrando a existência dessas competições para todos os estudantes de todo o país que, ao se prepararem para elas, acabam desenvolvendo habilidades e competências em Matemática desempenhando um papel de protagonismo na sua aprendizagem. A troca de ideias e a interação entre o estudantes e o professor ao longo de toda a preparação olímpica é um aspecto que potencializa a aprendizagem de todos.
Justificativa
Os alunos de Juazeiro do Norte que participam de Olimpíadas de Matemática relatam com frequência que carecem de uma preparação específica para obterem melhores resultados.
Público Alvo
Estudantes de 9º ano do ensino fundamental e 1º ano de ensino médio.
Objetivo Geral
Melhorar a aprendizagem de estudantes em Matemática através de uma efetiva preparação deles para participarem de Olimpíadas.
Objetivo Específico
Melhorar o desempenho de estudantes de Juazeiro do Norte em Olimpíadas de Matemática em nível nacional.
Metodologia
Aulas presenciais com 4h semanais com professores que atuam na Licenciatura em Matemática do campus, abordando assuntos teóricos sobre Teoria dos Números, Álgebra, Combinatória e Geometria e orientando os alunos na aplicação de tais conhecimentos em problemas de nível de olimpíadas que exigem capacidade de interpretação, criatividade e raciocínio lógico. Durante a resolução de problemas, o professor estimulará a elaboração de estratégias e implementação das mesmas pelos estudantes, incentivando que eles possam compartilhar com os demais os êxitos e os fracassos na resolução destes problemas. No projeto será utilizado material elaborado e fornecido pelo Programa Polo Olímpico de Treinamento Intensivo do IMPA que será enviado por e-mail para os estudantes.