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Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Basquete "Avante e Acima".
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Promoção da Saúde
Data de Início:
16/09/2024
Previsão de Fim:
15/09/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aquiraz
Caucaia
Eusébio
Fortaleza
Guaiúba
Itaitinga
Maracanaú
Maranguape
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Reunião
Relatório
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
Cartaz
E-mail
Sistema acadêmico
Faixa
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jean Carlo Vidal dos Santos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Fernando Fábio de Souza Filho Voluntário Integrante Sem vínculo Não 8 16/09/2024 15/09/2025
Jean Carlo Vidal dos Santos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 8 16/09/2024 15/09/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria de Esportes de Maracanaú Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Proporcionar a prática corporal esportiva: Basquete. Na intenção precípua de fomentar práticas saudáveis, seguras de exercício controlado. A ideia precípua desse projeto se erigiu a partir das constantes observações no campus pelo interesse da comunidade pelo basquetebol, influência dos astros da NBA, uma opção para o referido projeto se pautou na possibilidade de ofertar uma modalidade bem popular, assim tanto para a comunidade acadêmica , quanto para a comunidade externa, para além disso, ainda exige um equipamento (ginásio e tabelas retráteis), dito isso, o campus percebeu a necessidade de promover vivências nessa modalidade, assim veio a ideia de uma parceria com a Prefeitura de Maracanaú, através da Secretaria Municipal de Esportes, essa iniciativa de extensão esportiva visa promover a prática regular de atividades físicas e esportivas entre os membros da comunidade acadêmica e os moradores da região, com qualidade, segurança e acesso facilitado. A proposta visa oferecer um espaço inclusivo e acessível para a prática esportiva, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, saúde e bem-estar dos participantes. Além de atividades esportivas regulares em meio adequado, o projeto também incluirá palestras e workshops sobre temas relacionados à saúde, nutrição, meio ambiente, melhor uso das redes sociais e bem-estar físico e mental. assim a parceria providenciará um estagiário com expertise na área de Educação física, essas ações serão conduzidas juntamente com o professor efetivo do Campus especializado, além de profissionais convidados, garantindo que os participantes recebam orientação adequada e motivação para alcançar novos aprendizados, adquirir mais segurança e autoconfiança, adotando um estilo de vida mais ativo e saudável, premissa indispensáveis para uma vida plena. A possibilidade é muito positiva para promover a estimular o aprendizado e a prática de basquetebol de forma didática, segura e saudável para a comunidade estudantil e externa do entorno, contemplando alunos , professores, servidores, terceirizados do IFCE Maracanaú e toda a comunidade do entorno, para além , jovens e adultos com acesso ao campus Maracanaú através do fomento da prática esportiva participativa, reflexiva e voltada a formação cidadã. O Basquete é reconhecido como prática corporal de muito dinamismo e empolgante que evidenciem uma atividade com acentuado viés de disciplina, respeito mútuo e superação individual e coletivo, sendo assim, um formato para discussões e reflexões sobre formação humana, social e cognitiva, na perspectiva de estimular a prática dentro de um contexto dialógico e crítico que busque a importância da autoestima na formação cidadã. Proposição realizada num formato seguro e saudável para a comunidade externa, alunos, professores, servidores e terceirizados entre jovens e adultos do entorno do campus do município de Maracanaú e cidades circunvizinhas. O projeto atenderá aos documentos internacionais que demarcam a importância da educação física, atividade física e esporte como basilares no desenvolvimento humano, onde a Carta Internacional da Educação Física, da Atividade Física e do Esporte da UNESCO em seu artigo 1°, transcreve que "Todo ser humano tem o direito fundamental de acesso à educação física, à atividade física e ao esporte, sem qualquer tipo de discriminação com base em etnia, gênero, orientação sexual, língua, religião, convicção política ou opinião, origem nacional ou social, situação econômica ou qualquer outra", também temos o UNICEF que aprovou documento, no caso a Convenção sobre os Direitos da Criança, que é o Instrumento de direitos humanos mais aceito na história universal, ratificado por 196 países. Onde no seu Artigo 31 descreve que "Os Estados Partes reconhecem o direito da criança ao descanso e ao lazer, ao divertimento e às atividades recreativas próprias da idade, bem como à livre participação na vida cultural e artística. Os Estados Partes devem respeitar e promover o direito dos jovens de participar plenamente da vida cultural e artística e devem estimular a oferta de oportunidades adequadas de atividades culturais, artísticas, recreativa e de lazer, em condições de igualdade. E no Brasil temos o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/1990, garantindo direitos fundamentais as crianças e adolescentes. Resumidamente usaremos como base dois cuidados principais que devem ser observados, Direito à Proteção Integral, Artigo 4º: ... assegura a criança e ao adolescente o direito à proteção integral, que inclui a prática esportiva de forma segura, saudável e sem exploração, com os cuidados para que as atividades esportivas devam ser adequadas à faixa etária e ao desenvolvimento físico e psicológico da criança, evitando sobrecarga física e psicológica, respeitando os limites individuais. E o Direito ao Lazer e ao Esporte que versa em seu Artigo 59 do estatuto, reconhecendo o esporte como direito essencial ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente, com o cuidado de garantir que a prática esportiva a seja realizada em um ambiente seguro, com supervisão adequada, e que promova o bem-estar, o lazer e a socialização, sem caráter competitivo exacerbado que possa prejudicar o desenvolvimento saudável. Em sendo assim, esse projeto bem alicerçado com documentos fundamentais da respaldo a nossa atuação, sendo fundamental que todos os envolvidos em atividades físicas e/ou no esporte de jovens, desde pais até treinadores e gestores, estejam conscientes e comprometidos com a proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
Justificativa
Aa atividade de basquetebol tradicionalmente possui potencial se bem direcionada de convergir para preceitos que reforcem a autoestima, respeito as diferenças, sendo instrumento importante para socializar e agregar potencialidades, itens que deveriam estar mais presentes no cotidiano dos praticantes, tais atividades de contato, disputa de espaços, domínio e estratégia fomentam benefícios ligados à saúde global, qualidade de vida, superação e autodomínio. Vale ressaltar que a dinâmica social em que os jovens e adultos são frequentemente submetidos, através do contato muito cedo com a violência e o consumismo exacerbados, por vezes introspecção, insegurança e ansiedade. Quando a relação ocorre entre esporte e juventude esta combinação traz muitos frutos: nas expectativas, nas oportunidades, na possibilidade de frequentar um espaço acadêmico de qualidade indubitável, além de aspectos na saúde, desenvolvimento motor e principalmente na formação de um cidadão com valores e comprometido com a sociedade. No último censo foram contabilizados 43.798 jovens de 7 a 17 anos em uma população total de 229.458, isto é, quase 20% da população do município, comprovando a importância de oportunidades de práticas esportivas para esta faixa etária. Dentro da sua proposta de Gestão de Resultado o UNICEF prevê para o SELO UNICEF 7 Eixos: · Infância · Educação de Qualidade · Desenvolvimento Integral · Hábitos de Higiene · Criação de Oportunidades · Proteção Especial · Proteção Social Básica. Desta forma as práticas esportivas podem contribuir de forma determinante nestes itens, tanto em colaboração com a busca ativa, desenho de trajetórias de sucesso e combate ao abandono escolar, quanto contribuindo com a saúde mental dos jovens e com seu desenvolvimento integral e bem-estar. Temos ainda a possibilidade de ampliação da discussão sobre o mundo de trabalho e a formação profissional destes jovens, e ser pilar definitivo para a disponibilização de um esporte que previne contra o abuso e o assédio, o bullying, o racismo, e fomenta a inclusão social. Além de contribuir com a ocupação de espaços acadêmicos que suscitem junto aos jovens aproximação com as políticas públicas esportivas do município. O IFCE de Maracanaú, em constante crescimento, busca contemplar toda seu entorno com opções esportivas, democratizando a prática das modalidades esportivas dentro da cidade. As lutas de modo geral possuem preceitos filosóficos que valorizam a autoestima, controle da ansiedade, paciência, disciplina, o respeito mútuo a diversidade e o autocontrole que acabam por favorecer a participação democrática e o fácil acesso quando não possui viés exclusivamente competitivo, por se tratar de práticas seculares que possibilitam atender qualquer público. A referida atividade física e todo seu potencial socializador e agregador deve estar presente no cotidiano do nosso município e região vizinha, principalmente por suas características e benefícios ligados à saúde global, qualidade de vida, e no trato com as questões de segurança nas relações sociais e interpessoais, desenvolvimento integral e bem-estar. Temos ainda a possibilidade de ampliação da discussão sobre o mundo de trabalho e a formação profissional destes jovens, e ser pilar definitivo para a disponibilização de um esporte que previne contra o abuso e o assédio, o bullying, o racismo, e fomenta a inclusão social. Além de contribuir com a ocupação de espaços acadêmicos que suscitem junto aos jovens aproximação com as políticas públicas esportivas do município. O IFCE de Maracanaú, em constante crescimento, busca contemplar toda seu entorno com opções esportivas, democratizando a prática das modalidades esportivas dentro da cidade. Quando a relação ocorre entre esporte e juventude esta combinação traz muitos frutos: nas expectativas, nas oportunidades e na possibilidade de frequentar um espaço acadêmico público de qualidade indubitável, que poderá em caso de acidentes, dar suporte básico de emergência. Assim o campus com apoio da secretaria de esportes de Maracanaú contemplam todo seu entorno e regiões vizinhas, com essa opção desportiva, democratizando a prática das modalidades no município. E dando contornos finais, o projeto estará fortemente baseado nos resultados do Grupo de trabalho internacional, "Salvaguarda das Crianças no Desporto" (com menos de 18 anos), iniciativa conjunta com vários integrantes e representantes da sociedade civil mundial, por ocasião da “Beyond Sport Summit 2012”, encontro realizado em Londres, com o intuito de salvaguardar ações assumidas visando garantir que todas as crianças estão seguras de qualquer tipo de dano quando envolvidas em clubes esportivos, locais com atividades físicas e esportivas, definido que a proteção da criança constitui-se em um conjunto de atividades que são exigidas, para crianças em específico, especialmente para aquelas que se encontram em risco ou sofrendo danos na prática de esportes e/ou atividades físicas. Compreender que o abuso refere-se aos impactos ou consequências negativas advindas dessas ações sobre as crianças e que o dano refere-se aos impactos ou consequências negativas advindas dessas ações sobre as crianças. São essas ações que asseguram um projeto coeso e com respaldo social e acadêmico.
Público Alvo
Até 50 praticantes em faixa etária de jovens a partir de 14 anos até adultos, ou seja, Jovens, adolescentes e adultos do entorno e de cidades vizinhas prioritariamente matriculados nas escolas da região, com possibilidade de atendimento de pessoas com deficiência.
Objetivo Geral
Propor prática esportiva saudável com orientação especializada, podendo acontecer participação em competições locais e regionais Promover, propiciar, estimular e possibilitar acesso a vivência e prática do referido esporte com orientação profissional, com segurança, com material esportivo adequado e ambiente saudável entre os praticantes de todo município e do Instituto Federal do Ceará (campus Maracanaú) através do fomento da prática de Basquetebol. O objetivo principal do projeto é integrar a prática esportiva como viés suplementar na aquisição e amplitude do arcabouço físico, motor e psicológico dos participantes, trazendo hábitos saudáveis e a socialização por meio dessas atividades. Espera-se que essa iniciativa contribua para a formação integral dos estudantes, promovendo a saúde física e mental, além de fortalecer o vínculo da instituição com a comunidade local. Os beneficiários diretos do projeto é a destinação de condições favoráveis a oportunizar aos estudantes, professores, funcionários do Instituto Federal do Ceará e aos moradores das comunidades vizinhas, com ênfase em crianças, jovens e adultos que busquem uma oportunidade para iniciar ou manter a prática regular de atividades físicas, prevenindo, promovendo, propiciando, estimulando e possibilitando acesso a vivência e prática do referido esporte com orientação profissional, com segurança, com material esportivo adequado e ambiente saudável entre os praticantes de todo município e do Instituto através do fomento da prática de natação, de forma reflexiva, participativa e voltada ao exercício da cidadania. Oportunizar aos praticantes valores, vivências, conceitos filosóficos e fundamentos das práticas corporais para o entorno e internamente ao Instituto Federal, através do fomento da prática de lutas sob um viés democrático, de forma reflexiva, participativa e voltada ao exercício da cidadania.
Objetivo Específico
- Promover vivência básica e de iniciação ao Basquetebol Olímpico e também o 3x3; _ Atender de maneira direta 50 jovens e indiretamente impactar familiares; - Aproximar a comunidade das atividades desenvolvidas pelo IFCE - Campus Maracanaú reforçando sua identidade local; - Identificar e amenizar possíveis problemas como depressão, patologias físicas e mentais nas pessoas envolvidas no projeto; - Melhorar as condições gerais de saúde dos participantes; - Favorecer a Assiduidade dos alunos no ambiente escolar; - Verificar a evolução dos alunos com relação à modalidade praticada. - Possibilitar aos envolvidos no processo meio e ocasião para observar possíveis déficits motores e/ ou de relação pessoal - Estimular mecanismos de se desenvolver a autoestima do praticante - Propiciar discussões e reflexões sobre seu papel social na comunidade e nos espaços de formação; - Vivenciar conceitos e comportamentos articulados ao conviver juntos e estímulo a auto confiança. - Identificar e amenizar possíveis problemas como depressão, patologias físicas e mentais nas pessoas envolvidas no projeto; - Verificar a evolução dos alunos com relação à modalidade praticada. - Possibilitar aos envolvidos no processo meio e ocasião para observar possíveis déficits motores e/ ou de relação pessoal - Estimular mecanismos de se desenvolver a autoestima do praticante - Propiciar discussões e reflexões sobre o papel social dos pais e/ou responsáveis na comunidade e nos espaços de formação - Possibilitar vivências de controle corporal; O impacto esperado com a implementação do projeto de lutas, é a de uma adesão significativa a referida prática esportiva de maneira regular, redução dos índices de sedentarismo na comunidade acadêmica e local, além da criação de um ambiente de convivência saudável e colaborativo. A longo prazo, a iniciativa visa transformar essa modalidade em um catalisador para o desenvolvimento social, educacional e cultural dos participantes.
Metodologia
O referido projeto deverá desenvolver uma modalidade esportiva específica que o Basquetebol e vai desde a iniciação básica até o rendimento e desenvolvimento esportivo. Os professores vão realizar capacitação mensal e encontros para formação e planejamento na secretaria de esportes de Maracanaú. Havendo controle total do fluxo dos alunos assim como do registro de atividades. Os conteúdos das formações devem ir desde a modalidade esportiva específica, até conteúdos voltados para cidadania e formação humana que podem ser articulados junto a outros setores do campus. Para o funcionamento do referido projeto de Esporte, o SEFE (Setor de Educação Física e Esportes) de Maracanaú, proverá todo material e estrutura necessários para o desenvolvimento das atividades. O apoio da Secretaria de Esportes do Município complementará o conjunto de ações sócio esportivas que apesar de não estarem centradas na formação de atletas, se utiliza do esporte para dinamizar a formação holística destas crianças e jovens que se assim desejarem poderão utilizar todo esse potencial adquirido para serem com certeza grandes campeões do esporte e da vida. Dentre tantos resultados que podem ser alcançados com este tipo de intervenção temos a convicção de que o jovem que tem a experiência de vivenciar este contato além da informação valiosa que pode modificar um determinado hábito, também leva consigo um serviço especialmente pensado para contemplar um direito básico do cidadão, direito a esporte e lazer, e cidadania. Inicialmente o projeto terá 05 etapas nos primeiros trinta (30) dias, quais sejam: 01 - Divulgação do projeto; 02 - Inscrições; 03 - Diagnóstico das condições de saúde da população atendida (avaliação física); 04 - Desenvolvimento e adequação das atividades; 05 - Relatório inicial do projeto. Para cumprir as etapas, o público participante será dividido em 04 turmas respeitando a faixa de idade e nível de aprendizagem, as turmas podem ser desmembradas, podendo ser ampliadas com base na demanda apresentada, depois de seis meses de projeto que chamaremos de segunda etapa, serão duas aulas semanais para cada uma das turmas. As aulas serão desenvolvidas no período de 1(uma) hora, sendo ministradas pelo autor do projeto, professor efetivo do IFCE com auxilio do profissional de educação física voluntário cedido pela Secretaria de Esporte de Maracanaú. A avaliação será diagnóstica a priori, depois formativa no decorrer do processo, trazendo a participação e relatórios mensais para comparações dos níveis de aquisição. por fim, e não menos importante traremos temas transversais para as discussões e apresentações nas culminâncias ,que acontecerão a cada 90 dias. As atividades propostas serão no ginásio com tabelas retrateis, respeitando as fases de aprendizagem, com atenção específicas para aqueles que possuam algum trauma e/ou necessidades específicas especiais. O referido projeto desenvolverá uma modalidade esportiva específica que vai desde a adaptação básica aos movimentos naturais e suas alavancas, noções básicas de segurança e amortecimento de quedas, até o desenvolvimento esportivo, caso aconteça. haverá observação do desenvolvimento nas ações e comportamentos adquiridos. Haverá controle total do fluxo dos alunos assim como do registro de atividades. Os conteúdos das formações devem ir desde a modalidade esportiva específica, até conteúdos voltados para cidadania e formação humana que podem ser articulados junto a outros setores do campus. Para o funcionamento do referido projeto de Esporte, o SEFE (Setor de Educação Física e Esportes) de Maracanaú, proverá todo material e estrutura necessários para o desenvolvimento das atividades com apoio da Secretaria de Esportes do Município que complementará com recursos humanos. Dentre tantos resultados que podem ser alcançados com este tipo de intervenção temos a convicção de que o praticante que tenha a possibilidade de experienciar este contato além da informação valiosa que pode modificar um determinado hábito, também leva consigo um serviço especialmente pensado para contemplar um direito básico do cidadão, o direito ao esporte e lazer, e cidadania. Já as atividades extras serão desenvolvidas aos finais de semana, (ex.: oficinas, reuniões, treinamentos, competições). O cronograma seguirá no modelo de ciclos de aprendizagem, a cada período não superior a 90 dias, os participantes serão avaliados por meio protocolos de desenvolvimento motor, físico, mental e de socialização, o feedback será repassado aos responsáveis pelos menores de idade e compartilhado com aqueles que sejam maiores de idade. Ao final de cada período serão ministradas palestras e/ou cursos aos envolvidos diretamente, indiretamente e convidados. O total serão quatro etapas e/ou ciclos de vivências, ao término dos 12 meses será realizado uma avaliação para a pertinência da continuidade ou não do projeto. Os aquisição dos recursos materiais necessários para a manutenção da piscina, serão compartilhados com a Secretaria de esportes, os recursos humanos voluntários para realização do projeto será disponibilizado pela referida secretaria. O professor voluntário passará por capacitação específica para compreensão das características e regras de funcionamento do espaço a ser utilizado, haverá acompanhamento mensal do professor responsável para o planejamento e adequações da aprendizagem. Haverá lista de controle de frequência e acesso do fluxo dos alunos no espaço do campus, só será permitido a entrada daqueles que estiverem devidamente registrados como praticantes e/ou acompanhantes. Os conteúdos das formações devem ir desde a modalidade esportiva específica, até conteúdos voltados para cidadania e formação humana que podem ser articulados junto a outros setores do campus.