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Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Lutando por diversidade e tolerância
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
16/09/2024
Previsão de Fim:
15/09/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
70
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Caucaia
Fortaleza
Itaitinga
Maracanaú
Maranguape
Pacatuba
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Seminário
Trabalho em grupo
Questionário
Relatório
Testes Subjetivos
Formas de Divulgação:
Cartaz
Folder
Redes sociais
Site institucional
E-mail
Sistema acadêmico
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jean Carlo Vidal dos Santos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carlos Alberto Ferreira Menezes SECRETARIA DE ESPORTES DE Maracanaú Integrante Sem vínculo Não 4 16/09/2024 15/09/2025
Jean Carlo Vidal dos Santos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 8 16/09/2024 15/09/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria de Esportes de Maracanaú Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A ideia precípua desse projeto se erigiu a partir das constantes observações no campus pelo desinteresse dos petizes e jovens, cada vez mais envolto nas mídias sociais, com grau elevado de ansiedade, baixa confiança e isolamento social, assim a equipe que conduzirá o referido projeto se pautou na possibilidade de ofertar uma modalidade pouco compreendida, de difícil acesso, em razão da necessidade de uso de Quimonos e Tatames. Por vezes o conteúdo das lutas é envolta em controvérsias, como apologia a violência e/ou difusora de embates, conceitos pré-estabelecidos que vão se disseminando, se estruturando numa sociedade pouco afeita " as lutas" de maneira geral, questões que não condizem com a realidade dos fatos. Assim, fazer uso desse rico conteúdo que perpassa pela evolução humana, pode se tornar instrumental positivo para a atual situação de "coisas" na rotina diária. Tanto para a comunidade acadêmica , quanto para a comunidade externa fica claro que se trata de uma oportunidade interessante e profícua, minimizando o difícil acesso de local, material e profissionais com larga experiência, para além disso, ainda exige equipamentos (ginásio e tatames) disponíveis, dito isso, o campus percebeu a necessidade de promover vivências nessas modalidades, assim veio a ideia de uma parceria com a Prefeitura de Maracanaú, através da Secretaria Municipal de Esportes, essa iniciativa de projeto de extensão na modalidade lutas, visa promover a prática regular de atividades físicas e esportivas entre os membros da comunidade acadêmica e os moradores da região, com qualidade, segurança e acesso facilitado. A proposta visa oferecer um espaço inclusivo e acessível para a prática esportiva, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, saúde e bem-estar dos participantes. Além de atividades esportivas regulares em meio adequado, o projeto também incluirá palestras e workshops sobre temas relacionados à saúde, nutrição, meio ambiente, melhor uso das redes sociais e bem-estar físico e mental. assim a parceria providenciará um estagiário com expertise na área de Educação física e quimonos para a prática, essas ações serão conduzidas juntamente com o professor efetivo do Campus, que é especializado nessa área, haverá convites para ex-atletas, profissionais das lutas e convidados, priorizando aqueles que vivem e/ou atuam na região, garantindo que os participantes recebam orientação adequada e motivação para alcançar novos aprendizados, adquirir mais segurança e autoconfiança, adotando um estilo de vida mais ativo e saudável, premissa indispensáveis para uma vida plena. A possibilidade é muito positiva para promover a estimular o aprendizado e a prática de diversas lutas de forma didática, segura e saudável para a comunidade estudantil e externa do entorno, contemplando alunos , professores, servidores, terceirizados do IFCE Maracanaú e toda a comunidade do entorno, para além , serão crianças e jovens com acesso ao campus Maracanaú através do fomento da prática esportiva participativa, reflexiva e voltada a formação cidadã. As lutas são reconhecidas como práticas corporais que evidenciem uma atividade com acentuado viés de disciplina, respeito mútuo e superação individual, sendo assim, um formato para discussões e reflexões sobre formação humana, social e cognitiva, na perspectiva de estimular a prática dentro de um contexto dialógico e crítico que busque a importância da autoestima na formação cidadã. Proposição realizada num formato seguro e saudável para a comunidade externa, alunos, professores, servidores e terceirizados entre crianças e jovens do entorno do campus do município de Maracanaú e cidades circunvizinhas. star dos participantes. O projeto atenderá aos documentos internacionais que demarcam a importância da educação física, atividade física e esporte como basilares no desenvolvimento humano, onde a Carta Internacional da Educação Física, da Atividade Física e do Esporte da UNESCO em seu artigo 1°, transcreve que "Todo ser humano tem o direito fundamental de acesso à educação física, à atividade física e ao esporte, sem qualquer tipo de discriminação com base em etnia, gênero, orientação sexual, língua, religião, convicção política ou opinião, origem nacional ou social, situação econômica ou qualquer outra", também temos o UNICEF que aprovou documento, no caso a Convenção sobre os Direitos da Criança, que é o Instrumento de direitos humanos mais aceito na história universal, ratificado por 196 países. Onde no seu Artigo 31 descreve que "Os Estados Partes reconhecem o direito da criança ao descanso e ao lazer, ao divertimento e às atividades recreativas próprias da idade, bem como à livre participação na vida cultural e artística. Os Estados Partes devem respeitar e promover o direito da criança de participar plenamente da vida cultural e artística e devem estimular a oferta de oportunidades adequadas de atividades culturais, artísticas, recreativa e de lazer, em condições de igualdade. E no Brasil temos o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/1990, garantindo direitos fundamentais as crianças e adolescentes. Resumidamente usaremos como base dois cuidados principais que devem ser observados, Direito à Proteção Integral, Artigo 4º: ... assegura a criança e ao adolescente o direito à proteção integral, que inclui a prática esportiva de forma segura, saudável e sem exploração, com os cuidados para que as atividades esportivas devam ser adequadas à faixa etária e ao desenvolvimento físico e psicológico da criança, evitando sobrecarga física e psicológica, respeitando os limites individuais. E o Direito ao Lazer e ao Esporte que versa em seu Artigo 59 do estatuto, reconhecendo o esporte como direito essencial ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente, com o cuidado de garantir que a prática esportiva a seja realizada em um ambiente seguro, com supervisão adequada, e que promova o bem-estar, o lazer e a socialização, sem caráter competitivo exacerbado que possa prejudicar o desenvolvimento saudável. Em sendo assim, esse projeto bem alicerçado com documentos fundamentais da respaldo a nossa atuação, sendo fundamental que todos os envolvidos em atividades físicas e/ou no esporte infantil, desde pais até treinadores e gestores, estejam conscientes e comprometidos com a proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
Justificativa
As atividades com lutas tradicionalmente possuem potencial se bem direcionada de convergir para preceitos que reforcem a autoestima, respeito as diferenças, sendo instrumento importante para socializar e agregar potencialidades, itens que deveriam estar mais presentes no cotidiano dos praticantes, tais atividades de contato, disputa de espaços, domínio e estratégia fomentam benefícios ligados à saúde global, qualidade de vida, superação e autodomínio. Vale ressaltar que a dinâmica social em que as crianças são submetidas, através do contato muito cedo a telas e estímulos visuais provocam, por vezes introspecção e timidez por falta de conhecimento dos próprios limites. Quando a relação ocorre entre esporte e juventude esta combinação traz muitos frutos: nas expectativas, nas oportunidades, na possibilidade de frequentar um espaço acadêmico de qualidade indubitável, além de aspectos na saúde, desenvolvimento motor e principalmente na formação de um cidadão com valores e comprometido com a sociedade. No último censo foram contabilizados 43.798 jovens de 7 a 17 anos em uma população total de 229.458, isto é, quase 20% da população do município, comprovando a importância de oportunidades de práticas esportivas para esta faixa etária. Dentro da sua proposta de Gestão de Resultado o UNICEF prevê para o SELO UNICEF 7 Eixos: · Infância · Educação de Qualidade · Desenvolvimento Integral · Hábitos de Higiene · Criação de Oportunidades · Proteção Especial · Proteção Social Básica. Desta forma as práticas esportivas podem contribuir de forma determinante nestes itens, tanto em colaboração com a busca ativa, desenho de trajetórias de sucesso e combate ao abandono escolar, quanto contribuindo com a saúde mental dos jovens e com seu desenvolvimento integral e bem-estar. Temos ainda a possibilidade de ampliação da discussão sobre o mundo de trabalho e a formação profissional destes jovens, e ser pilar definitivo para a disponibilização de um esporte que previne contra o abuso e o assédio, o bullying, o racismo, e fomenta a inclusão social. Além de contribuir com a ocupação de espaços acadêmicos que suscitem junto aos jovens aproximação com as políticas públicas esportivas do município. As lutas de modo geral possuem preceitos filosóficos que valorizam a autoestima, controle da ansiedade, paciência, disciplina, o respeito mútuo a diversidade e o autocontrole que acabam por favorecer a participação democrática, pois se adapta bem as individualidades, quando não possui viés exclusivamente exacerbado pela competitividade, poderá estimular um maior número de competências, por se tratar de práticas naturais e seculares, as lutas acomodam preceitos de desenvolvimento cognitivo, o que possibilita atender pessoas com deficiência. A referida atividade física e todo seu potencial socializador e agregador deve estar presente no cotidiano do nosso município e regiões vizinhas, principalmente por suas características e benefícios ligados à saúde global, qualidade de vida, e no trato com as questões de segurança nas relações sociais e interpessoais, desenvolvimento integral e bem-estar. Temos ainda a possibilidade de ampliação da discussão sobre o mundo de trabalho, as vulnerabilidades de grupos e a formação profissional destes jovens (metodologias adequadas para faixa etária), e ser pilar definitivo para a disponibilização de um esporte que previna contra o abuso, o assédio, o bullying, o racismo, e fomenta a inclusão social. O projeto foi pautado em documentos Internacionais que demarcam a importância da educação física, atividade física e esporte como basilares no desenvolvimento humano, onde a Carta Internacional da Educação Física, da Atividade Física e do Esporte da UNESCO em seu artigo 1°, transcreve que "Todo ser humano tem o direito fundamental de acesso à educação física, à atividade física e ao esporte, sem qualquer tipo de discriminação com base em etnia, gênero, orientação sexual, língua, religião, convicção política ou opinião, origem nacional ou social, situação econômica ou qualquer outra", também temos o UNICEF que aprovou documento, no caso a Convenção sobre os Direitos da Criança, que é o Instrumento de direitos humanos mais aceito na história universal, ratificado por 196 países. Onde no seu Artigo 31 descreve que "Os Estados Partes reconhecem o direito da criança ao descanso e ao lazer, ao divertimento e às atividades recreativas próprias da idade, bem como à livre participação na vida cultural e artística. Os Estados Partes devem respeitar e promover o direito da criança de participar plenamente da vida cultural e artística e devem estimular a oferta de oportunidades adequadas de atividades culturais, artísticas, recreativa e de lazer, em condições de igualdade. E no Brasil temos o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/1990, garantindo direitos fundamentais as crianças e adolescentes. Resumidamente usaremos como base dois cuidados principais que devem ser observados, Direito à Proteção Integral, Artigo 4º: ... assegura a criança e ao adolescente o direito à proteção integral, que inclui a prática esportiva de forma segura, saudável e sem exploração, com os cuidados para que as atividades esportivas devam ser adequadas à faixa etária e ao desenvolvimento físico e psicológico da criança, evitando sobrecarga física e psicológica, respeitando os limites individuais. E o Direito ao Lazer e ao Esporte que versa em seu Artigo 59 do estatuto, reconhecendo o esporte como direito essencial ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente, com o cuidado de garantir que a prática esportiva seja realizada em um ambiente seguro, com supervisão adequada, e que promova o bem-estar, o lazer e a socialização, sem caráter competitivo exacerbado que possa prejudicar o desenvolvimento saudável. Em sendo assim, esse projeto bem alicerçado a atenção aos direitos humanos encontra no IFCE - Campus Maracanaú condições plenas de execução, dessa feita, a atividade proposta e todo seu potencial socializador e agregador deve estar presente no cotidiano da nossa região principalmente por suas características e benefícios ligados à saúde global, qualidade de vida. e segurança nas vivências. Quando a relação ocorre entre esporte e juventude esta combinação traz muitos frutos: nas expectativas, nas oportunidades e na possibilidade de frequentar um espaço acadêmico público de qualidade indubitável, que poderá em caso de acidentes, dar suporte básico de emergência. Assim o campus com apoio da secretaria de esportes de Maracanaú contemplam toda seu entorno e regiões vizinhas, com essa opção desportiva, democratizando a prática das modalidades no município. E dando contornos finais, o projeto estará fortemente baseado nos resultados do Grupo de trabalho internacional, "Salvaguarda das Crianças no Desporto", iniciativa conjunta com vários integrantes e representantes da sociedade civil mundial, por ocasião da “Beyond Sport Summit 2012”, encontro realizado em Londres, com o intuito de salvaguardar ações assumidas visando garantir que todas as crianças estão seguras de qualquer tipo de dano quando envolvidas em clubes esportivos, locais com atividades físicas e esportivas, definido que a proteção da criança constitui-se em um conjunto de atividades que são exigidas, para crianças em específico, especialmente para aquelas que se encontram em risco ou sofrendo danos na prática de esportes e/ou atividades físicas. Compreender que o abuso refere-se aos impactos ou consequências negativas advindas dessas ações sobre as crianças e que o dano refere-se aos impactos ou consequências negativas advindas dessas ações sobre as crianças. São essas ações que asseguram um projeto coeso e com respaldo social e acadêmico.
Público Alvo
Diretamente pretende-se atender até 70 crianças e Jovens do entorno e de cidades vizinhas de 5 a 17 anos de idade prioritariamente matriculados nas creches e escolas da região, com possibilidade de atendimento de pessoas com deficiência.
Objetivo Geral
O objetivo principal do projeto é integrar a prática esportiva lutas como viés suplementar na aquisição e amplitude do arcabouço físico, motor e psicológico dos petizes participantes, trazendo conhecimento da física, de forma prática com o aprendizado de alavancas, forças, resistência, atrito e aceleração, e para além incentivar hábitos saudáveis e a socialização por meio dessas atividades. Espera-se que essa iniciativa contribua para a formação integral dos estudantes, promovendo a saúde física e mental, além de fortalecer o vínculo da instituição com a comunidade local. Os beneficiários diretos do projeto é a destinação de condições favoráveis a oportunizar aos estudantes, professores, funcionários do Instituto Federal do Ceará e aos moradores das comunidades vizinhas, com ênfase em crianças, jovens e adultos que busquem uma oportunidade para iniciar ou manter a prática regular de atividades físicas, prevenindo, promovendo, propiciando, estimulando e possibilitando acesso a vivência e prática do referido esporte com orientação profissional, com segurança, com material esportivo adequado e ambiente saudável entre os praticantes de todo município e do Instituto através do fomento da prática de natação, de forma reflexiva, participativa e voltada ao exercício da cidadania. Oportunizar aos praticantes valores, vivências, conceitos filosóficos e fundamentos das práticas corporais que envolvem as lutas para o entorno e internamente ao Instituto Federal, através do fomento da prática de lutas sob um viés democrático, de forma reflexiva, participativa e voltada ao exercício da cidadania.
Objetivo Específico
- Vivenciar nas lutas conceitos e comportamentos articulados ao conviver juntos e estímulo a auto confiança. - Promover vivência básica e a iniciação as lutas _ Atender de maneira direta até 50 jovens e praticantes e indiretamente impactar 400 pessoas no município de Maracanaú; - Aproximar a comunidade das atividades desenvolvidas pelo IFCE - Campus Maracanaú reforçando sua identidade local; - Identificar e amenizar possíveis problemas como depressão, patologias físicas e mentais nas pessoas envolvidas no projeto; - Melhorar as condições gerais de saúde dos participantes; - Favorecer a assiduidade dos alunos no ambiente escolar; - Verificar a evolução dos alunos com relação à modalidade praticada. - Possibilitar aos envolvidos no processo meio e ocasião para observar possíveis déficits motores e/ ou de relação pessoal - Estimular mecanismos de se desenvolver a autoestima do praticante - Propiciar discussões e reflexões sobre o papel social dos pais e/ou responsáveis na comunidade e nos espaços de formação - Possibilitar vivências de controle corporal - Aproximar a comunidade das atividades desenvolvidas pelo IFCE - Campus Maracanaú reforçando sua identidade local; - Identificar e amenizar possíveis dificuldades de relacionamento; - Melhorar as condições gerais de saúde dos participantes; - Verificar a evolução dos alunos com relação à modalidade praticada. O impacto esperado com a implementação do projeto de lutas, é a de uma adesão significativa a referida prática esportiva de maneira regular, redução dos índices de sedentarismo na comunidade acadêmica e local, além da criação de um ambiente de convivência saudável e colaborativo. A longo prazo, a iniciativa visa transformar essa modalidade em um catalisador para o desenvolvimento social, educacional e cultural dos participantes.
Metodologia
Inicialmente o projeto terá 05 etapas nos primeiros trinta (30) dias, quais sejam: 01 - Divulgação do projeto; 02 - Inscrições; 03 - Diagnóstico das condições de saúde da população atendida (avaliação física); 04 - Desenvolvimento e adequação das atividades; 05 - Relatório inicial do projeto. Para cumprir as etapas, o público participante será dividido em 04 turmas respeitando o nível de aprendizagem, mas valorizando a diversidade, serão grupos heterogêneos, as turmas poderão ser desmembradas e/ou ajustadas se adequando a uma quantidade máxima de 25 indivíduos por turma, pode-se ampliar o número de turmas com base na demanda que se apresentará, após seis meses de projeto, se iniciará a segunda etapa, com aumento gradativo de complexidade, esse projeto fará uso da Psicomotricidade, fugindo da premissa de vivência motora cerceada pela especificidade de uma modalidade apenas, serão duas aulas semanais para cada uma das turmas. As aulas serão desenvolvidas no período de 50'(cinquenta minutos), sendo ministradas pelo autor do projeto, professor efetivo do IFCE com auxilio do profissional de educação física voluntário cedido pela Secretaria de Esporte de Maracanaú. serão utilizados materiais diversos, como bolas de Pilates, ligas, cordas, cones, tecidos, etc. A avaliação será diagnóstica a priori, depois formativa no decorrer do processo, trazendo a participação e relatórios mensais (terceira sexta de cada mês) para comparações dos níveis de aquisição. por fim, e não menos importante traremos temas transversais para as discussões e apresentações nas culminâncias , que acontecerão a cada 90 dias. tais atividades serão no auditório do campus, com duração de no máximo quatro horas, com palestras, workshop, dinâmicas e apresentação dos resultados do trimestre. As atividades propostas acontecerão no ginásio com uma área de 60m² de tatames em E.V.A., o que não impedirá o uso de outros espaços do campus, como piscina, caixa de areia, campo de futebol e o ginásio, com atenção a segurança das crianças, durante cada ciclo os participantes receberão uma graduação, típica das modalidades de lutas, a única diferença nesse caso, é que todos receberão, já que cada uma a sua maneira terá progredido. Esse projeto pretende transitar e desenvolver a referida cultura de movimento trazendo concomitantemente conhecimento de outras áreas do conhecimento, como física, matemática e biologia (com metodologias apropriadas para idade), que vai desde vivenciar o atrito, as alavancas, a distância, as forças envolvidas, a resistência, os vetores, até a noções básicas do corpo humano e sua biologia, passando por nutrição, sono e respiração. Noções básicas de segurança e amortecimento de quedas, como se diz no principio do Judô, " Conhecer-se é dominar-se, dominar-se é triunfar." Conteúdos transversais serão aplicados em cada aula, voltados para combate ao bullying e a formação humana e cidadã, que poderão ser articulados junto a outros setores do campus e da prefeitura municipal. Para o funcionamento do referido projeto de Esporte, o SEFE (Setor de Educação Física e Esportes) de Maracanaú, proverá todo material e estrutura necessários para o desenvolvimento das atividades com apoio da Secretaria de Esportes do Município que complementará com recursos humanos. Dentre tantos resultados que podem ser alcançados com este tipo de intervenção temos a convicção de que o praticante que tenha a possibilidade de experienciar este contato além da informação valiosa que pode modificar um determinado hábito, também leva consigo um serviço especialmente pensado para contemplar um direito básico do cidadão, o direito ao esporte e lazer, e cidadania. Já as atividades extras serão desenvolvidas aos finais de semana, (ex.: oficinas, reuniões, treinamentos, competições). O cronograma seguirá no modelo de ciclos de aprendizagem, a cada período não superior a 90 dias, os participantes serão avaliados por meio protocolos de desenvolvimento motor, físico, mental e de socialização, o feedback será repassado aos responsáveis pelos menores de idade e compartilhado com aqueles que sejam maiores de idade. Ao final de cada período serão ministradas palestras e/ou cursos aos envolvidos diretamente, indiretamente e convidados. O total serão quatro etapas e/ou ciclos de vivências, ao término dos 12 meses será realizado uma avaliação para a pertinência da continuidade ou não do projeto. Os aquisição dos recursos materiais necessários para a manutenção da piscina, serão compartilhados com a Secretaria de esportes, os recursos humanos voluntários para realização do projeto será disponibilizado pela referida secretaria. O professor voluntário passará por capacitação específica para compreensão das características e regras de funcionamento do espaço a ser utilizado, haverá acompanhamento mensal do professor responsável para o planejamento e adequações da aprendizagem. Haverá lista de controle de frequência e acesso do fluxo dos alunos no espaço do campus, só será permitido a entrada daqueles que estiverem devidamente registrados como praticantes e/ou acompanhantes. Aqui ninguém soltará as mãos de ninguém.