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Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Núcleo de Astronomia
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Tecnologias Sociais
Data de Início:
11/03/2020
Previsão de Fim:
10/03/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
2000
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Barbalha
Crato
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Wilami Teixeira da Cruz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Klescia Costa Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 11/03/2020 10/03/2021
Mauricio Soares de Almeida IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/03/2020 11/03/2020
Ruan Bruno Oliveira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 11/03/2020 10/03/2021
Wilami Teixeira da Cruz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 6 11/03/2020 10/03/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Universidade Federal do Cariri Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Material de Consumo 8.000,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Os recursos envolvidos nesse projeto visam o apoio à criação de um núcleo de divulgação científica em Astronomia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará campus Juazeiro do Norte, localizado na cidade de Juazeiro do Norte, região do Cariri cearense. Atualmente, o campus Juazeiro do Norte possui um grupo de estudos e divulgação de Astronomia, tendo sido a primeira Instituição de Ensino Superior a atuar na área promovendo observações astronômicas no Cariri cearense. O estado do Ceará é pródigo em alunos que obtêm sucesso nas Olimpíadas Nacionais e Internacionais de Astronomia, Física, Química e Matemática. No entanto esses alunos dificilmente seguem carreira nas áreas mencionadas. Por outro lado, deve-se mencionar, são normalmente estudantes de escolas particulares e pertencentes à classe média ou alta. Acreditamos que isso é reflexo, em parte, do tipo de ensino que é ministrado e da visão das escolas particulares com relação à ciência. Menospreza-se a ciência, com sua beleza, capacidade de alargar os horizontes do entendimento da natureza e seu potencial de gerar conhecimento e transformá-lo em bem-estar, e destaca-se uma visão mecânica, utilitária, na direção de resolução de problemas essencialmente matemáticos. Essa visão de modo geral acaba permeando também os nossos cursos técnicos e de engenharias, extirpando a criatividade e a ousadia de pensamento, características de uma visão científica aberta. Nossa proposta consiste na criação de um núcleo permanente de divulgação de Astronomia, envolvendo atividades de extensão universitária para a comunidade e a orientação estudantes de iniciação científica. Inicialmente apresentamos os principais fatores que contribuem para o baixo interesse, entre estudantes de nível médio, na carreira científica. A seguir propomos iniciativas capazes de motivar estudantes de ensino médio, assim como melhorar a formação de professores, a partir da criação de um núcleo de divulgação científica. A proposta tem excelentes condições de êxito tendo em vista que será desenvolvida em uma instituição voltada a oferecer cursos na área tecnológica e de ciências exatas do Ensino Médio ao Superior.
Justificativa
Durante o ensino médio, os alunos com rendimento acima da média acabam optando em seguir carreiras ditas tradicionais, que supostamente oferecem mais garantias de sucesso profissional. O resultado disso é que mentes com grande potencial para ciências acabam sendo desperdiçadas. A parte mais atrativa no estudo de Física, por exemplo, deveria ser a experimentação das suas leis como forma de entender a natureza. No entanto, a maior parte dos cursos, somente propicia conhecimentos teóricos com visão imediatista de aprovação em vestibulares. Isto reduz significativamente o aprendizado e ainda aumenta a resistência entre os alunos em seguir a carreira científica. Além disso, temos ainda o tipo de visão das escolas com relação à ciência. Toda a capacidade de gerar conhecimento e transformá-lo em bem-estar propiciados pela ciência é substituída pela simples resolução de problemas essencialmente matemáticos. Todo o quadro exposto acima nos levou a pensar em estratégias de divulgação cientifica que focassem nos seguintes pontos: 1) buscar formas de divulgar temas de Astronomia de forma permanente; 2) criar mecanismos de interação dos alunos de escolas públicas com o curso de licenciatura; 3) montar projetos de divulgação de eventos astronômicos na região; 4) promover cursos e eventos freqüentes relacionados a Física e Astronomia. Através da promoção de eventos com observações astronômicas, palestras sobre os fenômenos físicos envolvidos e suas relações com temas atuais, esperamos atingir os pontos da estratégia montada acima. De modo a facilitar e agilizar o acesso às informações sobre cronograma de atividades e fornecer conteúdos sobre os temas abordados, nos propomos a criação de uma página na internet hospedada no próprio site do IFCE.
Público Alvo
Público no geral, Alunos de Escolas públicas
Objetivo Geral
Difundir o conhecimento científico em Astronomia, entre o público em geral, especialmente na direção dos jovens de escolas públicas, nas cidades da região do Cariri cearense, através de cursos e eventos periódicos estimulando o interesse em ciência contribuindo assim para melhorar os indicadores de desenvolvimento tecnológico e favorecendo a inclusão social.
Objetivo Específico
Como objetivos específicos do projeto, podemos citar basicamente três linhas de ação: 1) Criação de um núcleo de divulgação de Astronomia responsável pela realização de cursos e eventos públicos periódicos de observações astronômicas, dando uma visão geral aos participantes sobre estrutura e formação do Universo, tendo como objetivo despertar o interesse pelo estudo de ciências, mostrando seu papel na inserção social. 2) Buscar os meios de comunicação locais para divulgar dados relativos a eventos astronômicos importantes assim como mostrar resultados de observações fotografias, vídeos). Esta medida visa divulgar a existência do Núcleo assim como difundir conhecimentos sobre ciências. 3) Criação de uma página na internet que deverá conter o cronograma de atividades do Núcleo assim como os resultados das observações
Metodologia
No ano de 2009 o campus Juazeiro do Norte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará foi contemplado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) com um telescópio computadorizado. Os recursos para compra do equipamento foram fornecidos a partir da aprovação do projeto dos professores Wilami Teixeira da Cruz e Glauco Demóclito Tavares Barros, autores desta proposta. Até o presente foram realizados 5 eventos de divulgação de Astronomia incluindo uma exposição de imagens do cosmos que contou com a participação de mais de 500 alunos de escolas públicas. Esperamos ampliar nossas atividades de divulgação de Astronomia com a criação de um núcleo de estudo permanente com dois professores responsáveis vinculados à instituição, sendo que um professor receberá bolsa de apoio técnico para dedicar-se ao planejamento dos cursos a serem oferecidos, elaboração de material didático e organização de eventos. O núcleo contará também com a participação de um aluno de iniciação científica. Dessa forma nos propomos a desenvolver projetos e estratégias de divulgação científica visando diretamente o alunado de escolas públicas de ensino médio. Serão estabelecidos convênios com escolas públicas e os membros do núcleo realizarão atividades diversas na escola com o fim de implementar seus projetos.