Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Capacitação em ferramentas modelagem para geração de negócios
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
11/03/2020
Previsão de Fim:
10/09/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Incubadoras de Empresas
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Barbalha
Crato
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Debate
Frequência
Participação
Questionário
Relatório
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Cartaz
Folder
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Raquel de Oliveira Santos Lira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Raquel de Oliveira Santos Lira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 11/03/2020 10/09/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Juazeiro do Norte Não
SEBRAE-Cariri Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Material de Consumo 200,00
Vínculos:
Ação Tipo
Intensificação do Desenvolvimento e aprendizagem institucional de ecossistema empreendedor no Sertão do Cariri Programa
Apresentação
O projeto "Capacitação em ferramentas de modelagem para geração de negócios" visa capacitar empresários e empreendedores locais em metodologias para solução de problemas nos seus negócios. A ação está atrelada as atividades do Programa de Cooperação técnica do IFCE-IFPE voltadas para o desenvolvimento do Ecossistema Emprendedor do Cariri, comunidade chamada de Kariri Valley. Na região estão operando diversas políticas locais de desenvolvimento do setor produtivo como o Ceará 2050, Lei de Inovação do Município de Juazeiro do Norte, Programas como Startup Juá e Desenvolvimento dos Clusters de Inovação. Parte dessas ações, tem diagnosticado dificuldades das instituições de ensino superior da região em integrar-se com demandas do setor produtivo local.
Justificativa
Assim, o projeto visa, através de suas ações capacitar os empresários em ferramentas de modelagem para geração e melhoria de suas negócios através da aproximação aos conhecimentos trabalhados pelos estudantes do Campus Juazeiro do Norte nos componentes ligados ao ensino de ferramentas de gestão. Além da aproximação entre acadêmia e setor produtivo, as dificuldades de resolver problemas no segmento de comércio, infraestrutura logística e Tecnologia da Informação e Comunicação por parte dos empresários locais tem gerado demanda por serviços de consultoria muitas vezes de alto custo e baixa eficácia. Somado à oportunidade de investimentos por parte dos agentes de desenvolvimento locais nos governos ou sistema S ou FIEC estarem promovendo uma série de políticas voltadas para inovação e melhoria da eficiência do setor produtivo.
Público Alvo
Empresários e Empreendedores locais das áreas de Comércio, Infraestrutura e Logística e TIC que tem atuado nos programas de desenvolvimento do setor produtivo como Clusters de Inovação, Startup Juá, InovaFIT, dentre outros
Objetivo Geral
Capacitar em ferramentas de modelagem de negócios empresários e empreendedores locais em metodologias para solução de problemas nos seus negócios
Objetivo Específico
Acompanhar as reuniões e encontros dos parceiros como SEBRAE, SEDECI e SECITECI; Difundir junto à comunidade acadêmica informações das políticas e relatos das reuniões; Realizar 2 Oficinas de Modelagem de Problemas para negócios para os beneficiários do Projeto; Realizar 2 palestras com temáticas de Inovação e geração de valor para os Empreendedores locais.
Metodologia
O acompanhamento das reuniões tem sido primordial para o estabelecimento de conexões com empresariado local e levantamento de demandas. Sistematicamente tem sido repassado as informaçoes à comunidade acadêmica desde dezembro de 2019 quando foram iniciados os primeiros encontros. Os estudantes tem acesso às informações e metodologias através das aulas ministradas pela Coordenadora do projeto, além da presença com palestras e intervenções em disciplinas correlatas para repasse das informações. Além destes canais diretos, as informações serão veiculadas pelos canais institucionais, redes sociais e das mídias dos parceiros. As oficinas serão dialogadas e práticas buscando unir estudantes e empreendedores locais para discussão dos problemas. Espera-se como resultado final que sejam geradas ideias com potencial de criação de startups ou prestação de serviços que possam aproveitar o fomento disponível dos projetos governamentais e de parceiros durante o período de execução.