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Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Trilhas Geográficas de Iguatu
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Questões Ambientais
Data de Início:
16/04/2020
Previsão de Fim:
31/07/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Iguatu
Formas de Avaliação:
Frequência
Questionário
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Cleiton Marinho Lima Nogueira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carla Soléria Bernardino Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 07/02/2022 31/07/2022
Carlos Gerson Ferreira Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 07/02/2022 31/07/2022
Celia Maria Freitas Guedes Amorim IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/02/2022 31/07/2022
Cleiton Marinho Lima Nogueira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 16/04/2020 31/07/2022
Danillo Costa Dias IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 07/02/2022 31/07/2022
Leila Cardoso de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 16/04/2020 16/10/2020
Maria Jackeline Pereira de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 07/02/2022 31/07/2022
Maria Jose Alves Lima IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 16/04/2020 16/10/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 6.000,00
Material de Consumo 200,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Geografia, desde sua sistematização como ciência (final do século XIX) estabeleceu como objeto de estudo as relações sociedade-natureza, interpretando essas relações através da análise do espaço geográfico. A despeito das várias interpretações que a categoria espaço pode ter dentro das diversas ciências, nos últimos anos predominou um entendimento dentro da Geografia que estabeleceu o espaço geográfico como um produto social, uma materialidade resultante da ação do homem em sociedade. Essa materialidade expressa as transformações que as ações dos grupos sociais estabelecem sobre um dado meio natural. Nesse contexto, uma das principais maneiras de se realizar investigações, análises reflexões dentro da ciência geográfica está na realização do trabalho de campo. Essa atividade permite o contato dos seus participantes com fenômenos estudados pela Geografia, possibilitando a observação orientada da paisagem geográfica natural e/ou transformada. Nesse projeto, entende-se como trilha geográfica uma adaptação didática dos trabalhos de campo realizados pela ciência. As trilhas geográficas podem ser voltadas para o público não envolvido diretamente com o estudo acadêmico, mas que possui interesse em se aproximar de uma leitura das paisagens a partir de uma perspectiva científica. Basicamente, a atividade consiste no encontro entre pesquisadores e estudantes do curso superior de licenciatura em Geografia do IFCE e o público externo, para realização de um roteiro onde se pratica a imersão e observação orientada da paisagem geográfica . Ao longo do roteiro estabelecido, são destacados alguns pontos de parada, onde são realizadas explicações e leituras do espaço através dos conceitos e temas estudados pela ciência. Desenvolve-se, portanto o “olhar geográfico” dos fenômenos. Entre os temas tratados ao longo do percurso pode-se citar: processo de ocupação e transformação espacial ao longo do tempo, preservação do patrimônio ambiental e cultural, vulnerabilidade socioambiental das comunidades e problemas socioambientais urbanos (poluição, saneamento desmatamento das margens de rios) e sustentabilidade ambiental.
Justificativa
O centro da cidade de Iguatu e seu entorno é um lugar profícuo para a realização de trilhas geográficas. Sabe-se que ao longo do século XX a cidade de Iguatu tornou-se um dos mais importantes polos urbanos do interior do estado do Ceará. Do ponto de vista demográfico, a cidade possui atualmente 106 614 habitantes (IBGE -2017), o que a coloca a como a nona cidade do estado do Ceará, em termos populacionais. A cidade de Iguatu é um importante polo regional no centro-sul do Ceará, atraindo parte significativa da população da região para fruição de seus diversos serviços (saúde, educação lazer) ou para trabalho. Para além do crescimento demográfico, a paisagem da cidade tem revelado um expressivo e acelerado adensamento e crescimento da malha urbana, o que tem provocado a intensificação dos impactos socioambientais em seu território. Entre os problemas mais evidentes na paisagem está a poluição e assoreamento do Rio Jaguaribe, a poluição e o aterramento de lagoas acompanhado da falta de saneamento básico, a crescente presença de locais de disposição inadequada de resíduos sólidos e a desvalorização de parte do seu patrimônio histórico material. Nesse contexto, assim como muitas cidades do Brasil, o crescimento da cidade tem sido acompanhado pela degradação das condições ambientais e de urbanidade. Desse modo, entende-se que as trilha geográficas, ao possibilitar a abordagem dos problemas acima mencionados, permite o público alvo (alunos do ensino fundamental e médio) realizar reflexões sobre esses problemas e se posicionar de forma mais ética e crítica, diante das questões ambientais, econômicas e políticas abordadas ao longo do percurso. Cabe destacar que o conceito de desenvolvimento sustentável, que ganhou ampla repercussão a partir das últimas décadas do século XX proporcionou uma interpretação ampla de desenvolvimento. Além de englobar a dimensão ecológica, o conceito inclui a dimensão econômica e social com a mesma importância. Essas diferentes dimensões que integram o conceito de desenvolvimento sustentável são abordadas ao longo de todo o roteiro estabelecido na trilha.
Público Alvo
Alunos das escolas púbicas e privadas da região centro-sul, alunos do ensino superior da região.
Objetivo Geral
• Propiciar uma leitura geográfica do centro de Iguatu e entorno, através da elaboração de roteiros.
Objetivo Específico
• Apresentar os conceitos científicos da Geografia. • Possibilitar a analise e reflexão sobre a paisagem geográfica e seu processo de transformação. • Estimular um posicionamento ético e crítico sobre questões socioambientais de Iguatu. • Estimular a valorização do patrimônio natural e sociocultural de Iguatu.
Metodologia
Objetivando atingir os objetivos traçados no projeto, foram definidas algumas etapas. A primeira delas consiste preparação dos bolsistas para atuação nos percursos geográficos. Essa preparação ocorrerá através dos estudos de textos (livros, dissertações e artigos) que tragam como tema: Geografia e História de Iguatu e do Ceará, desenvolvimento sustentável e impactos ambientais, conceitos de espaço, paisagem, território e lugar e procedimentos de trabalho de campo em Geografia. Essas leituras também incluirão materiais produzidos pelo próprio curso de Geografia, como projetos de pesquisas dos alunos . Cada bolsista deverá apresentar um seminário sobre os temas de estudo para o coordenador do projeto, em que serão avaliadas a clareza, precisão e relevância das informações apresentadas. Em paralelo, devem ser produzidos materiais cartográficos com o mapeamento e descrição e informações básicas dos pontos de parada para observação da paisagem. De posse do material cartográfico e devidamente preparados para monitoramento das trilhas, os bolsistas entrarão em contato com as escolas públicas da região, apresentando o projeto e seus objetivos para diretores, coordenadores e professores de Geografia e áreas afins. As escolas interessadas realizarão o agendamento das trilhas através do telefone, e-mail ou no contato direto com o próprio bolsista. Inicialmente serão priorizadas as escolas localizadas na proximidade do centro histórico de Iguatu. Para as escolas localizadas e zonas mais afastadas, será solicitada a utilização do transporte da própria instituição para o deslocamento até o ponto inicial do percurso. Em caso de indisponibilidade, será agendada previamente a utilização do transporte do próprio IFCE para realização de deslocamentos curtos entre a escola e o ponto inicial da trilha. Embora seja dada prioridade às escolas públicas da região, o agendamento de trilhas também poderá ser realizado por outras instituições de ensino superior da região, organização e instituições da sociedade civil, tais como organizações não governamentais (ONGs) e até mesmo grupos de moradores que desejam ampliar seus conhecimentos o lugar. Durante a realização das trilhas, os monitores distribuirão os materiais cartográficos e farão os esclarecimentos introdutórios sobre os objetivos do percurso e os procedimentos de observação das paisagens. Todo o percurso será feito a pé, e ao longo da caminhada serão realizadas paradas em pontos pré-definidos. Nesses pontos de parada, os bolsistas realizarão explicações sobre a sua importância geográfica para o lugar, o contexto em que o objeto geográfico observado se insere no centro-sul, no Ceará e no Brasil. Os pontos de parada representarão a oportunidade de introduzir temas como formação territorial de Iguatu, importância da preservação do patrimônio natural e histórico da cidade, o processo de urbanização e sustentabilidade ambiental mediante interpretação da paisagem a partir de outros conceitos básicos da geografia como espaço, lugar, território, região, natureza e paisagem. Pretende-se incorporar entre os pontos de parada dos percursos, pontos como: igreja, edificações históricas, lagoas, rios antigas instalações industriais e um trecho da bacia hidrográfica do rio Jaguaribe. O percurso total terá o tempo previsto de 02h30min, contudo esse tempo poderá ser flexibilizado de acordo com a disponibilidade do público da trilha. Ao fim de cada percurso será realizada uma avaliação através de questionários aplicados com os participantes.