Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
RECANTO DAS CITAÇÕES
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Mídia e Comunicação
Data de Início:
09/04/2020
Previsão de Fim:
09/10/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Abaiara
Acarape
Acaraú
Acopiara
Aiuaba
Alcântaras
Altaneira
Alto Santo
Amontada
Antonina do Norte
Apuiarés
Aquiraz
Aracati
Aracoiaba
Ararendá
Araripe
Aratuba
Arneiroz
Assaré
Aurora
Baixio
Banabuiú
Barbalha
Barreira
Barro
Barroquinha
Baturité
Beberibe
Bela Cruz
Boa Viagem
Brejo Santo
Camocim
Campos Sales
Canindé
Capistrano
Caridade
Cariré
Caririaçu
Cariús
Carnaubal
Cascavel
Catarina
Catunda
Caucaia
Cedro
Chaval
Choró
Chorozinho
Coreaú
Crateús
Crato
Croatá
Cruz
Deputado Irapuan Pinheiro
Ererê
Eusébio
Farias Brito
Forquilha
Fortaleza
Fortim
Frecheirinha
General Sampaio
Graça
Granja
Granjeiro
Groaíras
Guaiúba
Guaraciaba do Norte
Guaramiranga
Hidrolândia
Horizonte
Ibaretama
Ibiapina
Ibicuitinga
Icapuí
Icó
Iguatu
Independência
Ipaporanga
Ipaumirim
Ipu
Ipueiras
Iracema
Irauçuba
Itaiçaba
Itaitinga
Itapagé
Itapipoca
Itapiúna
Itarema
Itatira
Jaguaretama
Jaguaribara
Jaguaribe
Jaguaruana
Jardim
Jati
Jijoca de Jericoacoara
Juazeiro do Norte
Jucás
Lavras da Mangabeira
Limoeiro do Norte
Madalena
Maracanaú
Maranguape
Marco
Martinópole
Massapê
Mauriti
Meruoca
Milagres
Milhã
Miraíma
Missão Velha
Mombaça
Monsenhor Tabosa
Morada Nova
Moraújo
Morrinhos
Mucambo
Mulungu
Nova Olinda
Nova Russas
Novo Oriente
Ocara
Orós
Pacajus
Pacatuba
Pacoti
Pacujá
Palhano
Palmácia
Paracuru
Paraipaba
Parambu
Paramoti
Pedra Branca
Penaforte
Pentecoste
Pereiro
Pindoretama
Piquet Carneiro
Pires Ferreira
Poranga
Porteiras
Potengi
Potiretama
Quiterianópolis
Quixadá
Quixelô
Quixeramobim
Quixeré
Redenção
Reriutaba
Russas
Saboeiro
Salitre
Santana do Acaraú
Santana do Cariri
Santa Quitéria
São Benedito
São Gonçalo do Amarante
São João do Jaguaribe
São Luís do Curu
Senador Pompeu
Senador Sá
Sobral
Solonópole
Tabuleiro do Norte
Tamboril
Tarrafas
Tauá
Tejuçuoca
Tianguá
Trairi
Tururu
Ubajara
Umari
Umirim
Uruburetama
Uruoca
Varjota
Várzea Alegre
Viçosa do Ceará
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
E-mail
Mala direta
Redes sociais
Sistema acadêmico
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Bruno Correia da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Bruno Correia da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 09/04/2020 09/04/2021
Ricardo Lenz Cesar IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/04/2020 09/04/2021
Vinicius Mesquita Coelho IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 09/04/2020 09/04/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto se insere entre a educação, cultura e literatura. Seu objetivo é disseminar frases que gerem epifanias, reflexões, interesse, curiosidade e/ou sentimentos de bem estar nos seus leitores, bem como estimular o senso crítico. Trata-se de um projeto de extensão, em que a geração do conteúdo é voltada a segmentos sociais também desprovidos de qualquer assistência educacional ou acesso a livros. A ideia é fomentar um contato com citações famosas da literatura pela história, trazendo um pouco mais de grandes clássicos universais para o público brasileiro, promovendo assim educação e cultura e por um meio publicamente acessível por todos que têm algum celular e acesso à Internet.
Justificativa
Através dos indicadores do IBGE sobre cultura (https://www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/cultura-recreacao-e-esporte/9388-indicadores-culturais.html?=&t=resultados), sabe-se que pessoas com renda abaixo de R$ 1908 gastam, em média, mensalmente R$ 82 na área. O mercado editorial não conseguiu adaptar-se a esse público de renda baixa: o preço do livro ainda permanece caro e inacessível para muitos (http://www.comciencia.br/o-livro-custa-caro-reflexoes-sobre-preco-e-valor-do-livro). Além disso, não há ainda, em variados setores da população, a devida valorização que gere engajamento para investir na aquisição e promoção do conhecimento. Assim, aproveitando da popularidade das redes sociais e suas facilidades em compartilhar informações, esse projeto visa utilizar desse meio para difundir citações em quadros visuais, de forma a promover um interesse e curiosidade da população, visando a reflexão e o senso crítico. O IBGE, inclusive, já apontou que 94% da população troca imagens e textos na Internet, o que reforça o contexto para esse tipo de comunicação (https://valor.globo.com/brasil/noticia/2018/02/21/ibge-942-dos-brasileiros-usam-internet-para-trocar-textos-e-imagens.ghtml).
Público Alvo
Toda a comunidade que segue o campus IFCE Maracanaú nas redes sociais. Também todos aqueles compartilharem os posts, na rede social ou em outras.
Objetivo Geral
O projeto se propõe comunicar ao público citações inspiradoras e reflexivas de grandes pensadores que possam ter relevância contemporânea, usando mídias sociais.
Objetivo Específico
*Promover pensadores na comunidade de forma que gere sentimentos positivos e o conhecimento seja propagado de forma natural pela internet. *Promover nos espaços de redes socias (facebook, instagram e outros) um local de troca de conhecimento e ponto para reflexão. *Contextualizar conteúdo de acordo com a sociadade atual e seus dilemas, no caso inicial, o tema corona vírus e suas implicâncias sociais.
Metodologia
Ferramentas: Canais utilizados: O projeto se utilizará de rede social já estabelecida, tal como Facebook, Instagram, Twitter. Atendimento a comunidade: No relatório estarão descritos a quantidade de pessoas alcançadas nas redes sociais. Esta ferramenta já existe nas redes sociais. Canal de comunicação: Será disponibilizado um canal de comunicação(formulário) para sugestão e melhorias do projeto. Estará disponibilizado no relatório. Impacto social: Nas ferramentas de rede social também há um contador de manifestações nas publicações, sejam positivas ou negativas. No relatório estarão descritos esta análise. Forma de organização de publicações: A forma do uso de hashtag pode caracterizar inovação no projeto. As citações postadas virão com hashtags para fins de contextualização, tais como tema, época e origem geográfica. Atividades única: *Criação de um canal para enviar dados aos meios de comunicação de todos os campus da rede e parceiros. Inicialmente, o envio previsto é mala direta e compartilhamento via rede social. Rotina: *Um trabalho de design para gerar a janela de comunicação. Isto será criado no início do projeto e a cada publicação dependendo do feedback alterada. Atribuição é do discente inserido na equipe. *Através de reuniões semanais se escolhe os autores e suas obras com que se deseja trabalhar. Atribuição é da equipe do projeto. *Edição da imagem que constará de foto referenciando o autor e da frase para reflexão. Atribuição é da equipe do projeto. *Trabalho para manutenção das redes sociais vinculadas ao projeto. Atribuição é da equipe do projeto. *Trabalho de verificação de pesquisa de satisfação com link disponível nas redes sociais. Com isto a melhoria pode ser dada ao desenvolver do projeto.