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Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PROJETO GEOTRILHAS: POTENCIALIDADES TURÍSTICAS E EDUCACIONAIS NAS TRILHAS DO AÇUDE DO CEDRO (QUIXADÁ-CE)
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Questões Ambientais
Data de Início:
20/04/2020
Previsão de Fim:
20/11/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
120
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Quixadá
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Formas de Divulgação:
E-mail
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Eluziane Gonzaga Mendes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Deyvison Marinho Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/04/2020 20/11/2020
Eluziane Gonzaga Mendes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 20/04/2020 20/11/2020
Felipe Antonio Dantas Monteiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/04/2020 20/11/2020
Mateus Queiroz Martins IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/04/2020 20/11/2020
Matheus Cavalcante Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/04/2020 20/11/2020
Wilber Madson Pinheiro Holanda IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/04/2020 20/11/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria de Educação do Município de Quixadá Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Geoparque Sertão Monumental Programa
Apresentação
O projeto GEOTRILHAS: potencialidades turísticas e educacionais nas trilhas do Açude do Cedro (Quixadá-CE) é uma proposta de trabalho de extensão acadêmica que envolve alunos e professores do Curso de Licenciatura em Geografia do IFCE, Campus Quixadá, que tem como objetivo principal fazer o reconhecimento dos potenciais de geoturismo e geoeducação na área do Açude do Cedro (Quixadá-CE) e desenvolver trilhas voltadas às escolas e ao público local, buscando a geoconservação e colaborando com um desenvolvimento sustentável do território. A geoeducação, entendida como um ramo específico da educação ambiental a ser aplicado na geoconservação do patrimônio natural, e que seja tratado, fomentado e desenvolvido nos âmbitos formais e/ou não formais do ensino. (MOURA-FÉ et al., 2016). Para iniciar, é importante conhecer alguns conceitos relevantes que serão trabalhados ao longo deste projeto, como: a Geodiversidade – a diversidade natural de elementos e processos abióticos (GRAY, 2004); o Geopatrimônio – o conjunto de elementos notáveis da geodiversidade (BRILHA, 2018)– a conservação de componentes da geodiversidade (SHARPLES, 2002); os Geossítios – os locais de relevância científica para a geodiversidade (BRILHA, 2016); a Geoconservação e o Geoturismo – o turismo sustentável, com abordagem na geodiversidade (NASCIMENTO et al., 2008); a Geoeducação – ramo da educação ambiental voltado para os aspectos da geodiversidade (MOURA-FÉ et al., 2016); dentre outros. Conceitos estes fundamentais na construção deste trabalho, que serão aprofundados e discutidos no desenvolvimento do projeto. Nesta perspectiva, é bastante significativo identificar trilhas que possam desenvolver o ecoturismo no município e que no futuro possam ser inseridas no circuito da economia local, como uma alternativa de fonte de renda para educadores, licenciados em Geografia. Além, de possibilitar ações para preservação da natureza local, valorizando os monumentos geológicos do patrimônio natural – monólitos, que compõem os atrativos naturais de Quixadá-CE.
Justificativa
As trilhas no turismo apresentam-se como atividades que envolvem espaços geográficos naturais e culturais, e podem caracterizar-se como possibilidade de inserção das comunidades locais no circuito da economia. É uma alternativa a mais para inclusão de comunidades que possuem atrativos culturais, gastronômicos, exuberância de recursos naturais que podem ser conhecidos por visitantes e turistas. Para tanto, possibilita o crescimento econômico social quando contribui ao criar novas estratégias de convivência sustentável, com a biodiversidade e as características específicas do semiárido sertanejo do Ceará. Contudo, é fundamental investigar quais as trilhas que já são desenvolvidas nas comunidades locais e assim, analisar se o turismo é identificado como possibilidade de inserção social. Outro fator importante e refletir se o patrimônio natural e cultural do município de Quixadá possui algum plano de preservação. Será que a atividade turística faz parte do planejamento urbano municipal? Quais as ações e estratégias pensadas pelo poder público na dotação de infraestrutura para as trilhas do turismo (sinalização, informações turísticas, trabalho do receptivo, estruturação de guiamentos, organização do trade turístico municipal)? Não basta ter potencial natural e cultural, é essencial que essa atividade seja pensada de forma responsável pelos representantes públicos e privados para não se tornar fonte de impacto e destruição dos recursos naturais e culturais. Investigar o ecoturismo, as trilhas e o meio ambiente no semiárido é possibilitar compreender as estratégias e soluções para problemas locorregionais. Identificar os atrativos turísticos e os potenciais das trilhas no município de Quixadá e adjacências será uma das principais contribuições propostas por esse projeto. Analisar o ecoturismo no semiárido é criar uma nova sociedade que se responsabilize com a inclusão social, não somente, a exploração dos recursos naturais no presente, mas a preservação da natureza. É compreender que as gerações futuras necessitam que a natureza seja preservada, mantendo o patrimônio natural e cultural dos lugares. Este projeto será desenvolvido com os acadêmicos do curso de Licenciatura em Geografia. Futuros profissionais que passam por processo de formação docente e nesta perspectiva, ampliar o leque de saberes e conhecimentos dos licenciandos para a educação em sua amplitude é um dos propósitos que justifica a importância da temática. Pensar em turismo é pensar em processo formativo e educacional tanto do residente das áreas turísticas para compreender a importância da preservação do patrimônio natural e cultural, quanto do visitante/turista que ao conhecer o município deve respeitar o lugar visitado. Educar para a construção de possibilidades sociais de convivência com o meio ambiente no semiárido, buscando a sustentabilidade da natureza e produzir ambientes saudáveis é responsabilidade de toda comunidade acadêmica. É papel de toda sociedade local.
Público Alvo
Professores e alunos do município de Quixadá
Objetivo Geral
Fazer o reconhecimento dos potenciais de geoturismo e geoeducação na área do Açude do Cedro (Quixadá-CE) e desenvolver trilhas voltadas às escolas e ao público local.
Objetivo Específico
 Criar grupo de estudos pertinentes a geoturismo e o Açude do Cedro;  Identificar as potencialidades e atrativos turísticos e educativos, quanto aos aspectos geográficos e em especial geológicos, na área do Açude do Cedro;  Analisar as trilhas turísticas mais atrativas e as consolidadas no local;  Explorar novas trilhas e suas potencialidades;  Estabelecer procedimentos de segurança para a realização de trilhas no local;  Realizar trilhas com a participação do público local (escolas, universidades e comunidades) e apoio dos alunos e professores do IFCE engajados no projeto;  Desenvolver eventos para divulgação do projeto e da realização das trilhas para escolas, universidades e comunidades, buscando parceria com instituições públicas e privadas locais.
Metodologia
 O primeiro momento do projeto será executado a distância, por meio de ferramentas tecnológicas como o Google meet que promove a comunicação entre o grupo, que a princípio envolve alunos e professores (Eluziane Mendes e Felipe Monteiro), será desenvolvido momentos de estudos e pesquisa bibliográfica;  Após o retorno para as atividades letivas no campus iremos fazer o trabalho de identificação de potencialidades das trilhas, avaliação de segurança e elaboração de roteiros;  Em seguida, as trilhas escolhidas serão executadas com a participação de convidados da comunidade interna e externa;  Após a execução faremos avaliações sistemáticas do processo educacional e da logística da atividade;  Estabeleceremos parceria com as secretarias municipais e empresariado para articular a abertura de espaços para o empreendedorismo local, atividade que poderá executada por meio do desenvolvimento de um evento.