Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ARACATI
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
É lógico!
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
17/04/2020
Previsão de Fim:
28/08/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aracati
Beberibe
Fortim
Icapuí
Itaiçaba
Jaguaruana
Palhano
Formas de Avaliação:
Relatório
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Felipe Bastos Nunes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Felipe Bastos Nunes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 17/04/2020 28/08/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto É Lógico visa contribuir com o aprendizado e exercício do raciocínio lógico, podendo colaborar com alunos do ensino fundamental a se preparar para a Olimpíada Brasileira de Informática, evento anual composto de duas modalidades: iniciante e programação; cada uma com duas fases.
Justificativa
A Olimpíada Brasileira de Informática ocorre anualmente com o apoio da Sociedade Brasileira de Computação. A olimpíada visa avaliar o desempenho dos discentes em questões de lógica do tipo ordenação, agrupamento, álgebra, etc. Não há disciplina no ensino fundamental que aborde exercícios em quantidade suficiente que preparem para a OBI, e este projeto visa fornecer suporte com resolução de questões reais das edições anteriores.
Público Alvo
Primariamente alunos do ensino fundamental da região, do ensino médio, e até o primeiro ano do ensino superior. Mas qualquer pessoa da sociedade pode participar.
Objetivo Geral
Realizar treinamento de raciocínio lógico com base nas provas da OBI
Objetivo Específico
Realizar por meio de lives na rede social de vídeos YouTube resolução de atividades reais de edições anteriores da OBI com participação da comunidade por meio do chat ao vivo, deixando a live salva para acesso posterior. Fomentar a participação da comunidade na OBI.
Metodologia
O projeto se dará por meio de lives na plataforma YouTube, em canal já criado, de nome "É Lógico!", e divulgação no Instagram também de nome "É Lógico!" das ações e de desafios propostos. A resolução das atividades contará com a interação dos presentes por meio do chat ao vivo. Todas as lives ficarão salvas no canal para posterior acesso dos interessados. Será utilizada a ferramenta OBS Studio, software opensource para stream em plataformas de vídeo, sem custo para o projeto.