Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Planejamento pedagógico: reflexões sobre a prática docente
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
27/04/2020
Previsão de Fim:
28/04/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Abaiara
Acarape
Acaraú
Acopiara
Aiuaba
Alcântaras
Altaneira
Alto Santo
Amontada
Antonina do Norte
Apuiarés
Aquiraz
Aracati
Aracoiaba
Ararendá
Araripe
Aratuba
Arneiroz
Assaré
Aurora
Baixio
Banabuiú
Barbalha
Barreira
Barro
Barroquinha
Baturité
Beberibe
Bela Cruz
Boa Viagem
Brejo Santo
Camocim
Campos Sales
Canindé
Capistrano
Caridade
Cariré
Caririaçu
Cariús
Carnaubal
Cascavel
Catarina
Catunda
Caucaia
Cedro
Chaval
Choró
Chorozinho
Coreaú
Crateús
Crato
Croatá
Cruz
Deputado Irapuan Pinheiro
Ererê
Eusébio
Farias Brito
Forquilha
Fortaleza
Fortim
Frecheirinha
General Sampaio
Graça
Granja
Granjeiro
Groaíras
Guaiúba
Guaraciaba do Norte
Guaramiranga
Hidrolândia
Horizonte
Ibaretama
Ibiapina
Ibicuitinga
Icapuí
Icó
Iguatu
Independência
Ipaporanga
Ipaumirim
Ipu
Ipueiras
Iracema
Irauçuba
Itaiçaba
Itaitinga
Itapagé
Itapipoca
Itapiúna
Itarema
Itatira
Jaguaretama
Jaguaribara
Jaguaribe
Jaguaruana
Jardim
Jati
Jijoca de Jericoacoara
Juazeiro do Norte
Jucás
Lavras da Mangabeira
Limoeiro do Norte
Madalena
Maracanaú
Maranguape
Marco
Martinópole
Massapê
Mauriti
Meruoca
Milagres
Milhã
Miraíma
Missão Velha
Mombaça
Monsenhor Tabosa
Morada Nova
Moraújo
Morrinhos
Mucambo
Mulungu
Nova Olinda
Nova Russas
Novo Oriente
Ocara
Orós
Pacajus
Pacatuba
Pacoti
Pacujá
Palhano
Palmácia
Paracuru
Paraipaba
Parambu
Paramoti
Pedra Branca
Penaforte
Pentecoste
Pereiro
Pindoretama
Piquet Carneiro
Pires Ferreira
Poranga
Porteiras
Potengi
Potiretama
Quiterianópolis
Quixadá
Quixelô
Quixeramobim
Quixeré
Redenção
Reriutaba
Russas
Saboeiro
Salitre
Santa Quitéria
Santana do Acaraú
Santana do Cariri
São Benedito
São Gonçalo do Amarante
São João do Jaguaribe
São Luís do Curu
Senador Pompeu
Senador Sá
Sobral
Solonópole
Tabuleiro do Norte
Tamboril
Tarrafas
Tauá
Tejuçuoca
Tianguá
Trairi
Tururu
Ubajara
Umari
Umirim
Uruburetama
Uruoca
Varjota
Várzea Alegre
Viçosa do Ceará
Formas de Avaliação:
Debate
Participação
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Willana Nogueira Medeiros Galvao
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Jose Albuquerque de Araujo Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 27/04/2020 28/04/2020
Brena Samyly Sampaio de Paula IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 27/04/2020 28/04/2020
Maria Irani Mendes Maia IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 27/04/2020 28/04/2020
Roberto da Silva Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 27/04/2020 28/04/2020
Willana Nogueira Medeiros Galvao IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 27/04/2020 28/04/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este minicurso se materializa no contexto do evento #físicaemcasa proposto pelo Curso de Licenciatura em Física do campus Tianguá. O evento promoverá palestras e minicursos vinculados às áreas de matemática, física, química e, como curso de formação de professores, também atividades na área pedagógica. É neste cenário que o presente minicurso se propõe a falar sobre o planejamento pedagógico como elemento de reflexão para o desenvolvimento da prática docente. O planejamento pedagógico é um componente da ação docente indispensável à realização do trabalho no cotidiano escolar, uma vez que, apoiado nele, o professor tem a oportunidade de refletir constantemente sobre a sua prática. A não compreensão da importância do ato de planejar e, consequentemente, a opção por não utilizá-lo como bússola da prática em sala, pode trazer sérios prejuízos ao processo de ensino e aprendizagem, uma vez que é por meio dele que o professor tem a oportunidade de (re)avaliar a prática pedagógica, refletindo sobre o que foi assertivo e o que poderia ser proposto de outra forma durante as aulas. E é por meio deste processo ainda, que o professor dispõe de elementos para pensar sobre as estratégias que podem contribuir para o alcance dos objetivos traçados. O minicurso se propõe, neste cenário, a fomentar a discussão sobre o conceitos e as diferentes concepções de planejamento; sobre os tipos de planejamento, sua importância para a prática docente e os desafios que se apresentam no processo; sobre as etapas do planejamento, a elaboração do plano de aula e a importância de se estudar essas questões nos cursos de licenciatura.
Justificativa
O presente minicurso se insere no rol das discussões que põem em relevo a formação de professores para atuar na educação básica. A proposta é mobilizar, os estudantes e demais interessados no tema, no sentido de promover uma reflexão coletiva sobre o pensar e o fazer pedagógico. O projeto pedagógico dos cursos de licenciatura privilegia o pensamento crítico, amparado na investigação, com o intuito de ressignificar o ensino tradicional e, consequentemente, possibilitar aos futuros docentes outras concepções e formas de ensino que promovam uma aprendizagem significativa. Assim, um minicurso que traz para o centro da discussão o planejamento se justifica, uma vez que, planejar é condição fundamental para a tomada de decisão na sala de aula, levando o aluno a mudanças de postura na relação ensino-aprendizagem e munindo o docente de ferramentas para refletir sobre sua prática. Ademais, é preciso ter clareza, por parte do professor, da importância desse processo ao elaborar as aulas de forma consciente e com criatividade, se apoiando em recursos diversos disponíveis para contextualizar a proposta de ensino, fornecendo sentido ao conhecimento construído. Este minicurso se desenha como espaço fecundo para gestar reflexões pertinentes a essas questões.
Público Alvo
Professores, alunos, profissionais da educação e demais interessados em esclarecer questões relacionadas à elaboração do planejamento pedagógico.
Objetivo Geral
Refletir sobre o planejamento pedagógico e a prática docente.
Objetivo Específico
Ampliar a discussão da área pedagógica nos cursos de licenciatura; Oferecer suporte teórico aos estudantes dos cursos de licenciatura; Promover reflexão sobre o conceito e as concepções de planejamento; Auxiliar no processo de identificação dos tipos de planejamento; Possibilitar a elaboração, orientada, de um plano de aula; Colaborar com a ampliação dos cursos de extensão do IFCE, promovendo aproximação dos estudantes e comunidade com a instituição.
Metodologia
O minicurso será ministrado pelos professores pedagogos do Campus do IFCE de Tianguá, em dois dias, contando com momento de apresentação do suporte teórico relacionado ao tema, abertura para debate e atividade prática de elaboração, orientada, de um plano de aula. A comunicação com os alunos se dará por meio da ferramenta Hangouts Meet, para o primeiro e segundo momento do minicurso, apresentação e discussão. O segundo se apoiará no classroom, em que os inscritos terão acesso ao material disponibilizado pelos docentes e farão a elaboração do plano de aula acompanhados por um professor.