Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Planejamento docente: desafios e possibilidades
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
29/04/2020
Previsão de Fim:
29/04/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Ibiapina
Tianguá
Coreaú
Fortaleza
Sobral
São Benedito
Ubajara
Viçosa do Ceará
Frecheirinha
Formas de Avaliação:
Debate
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Willana Nogueira Medeiros Galvao
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Jose Albuquerque de Araujo Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 29/04/2020 29/04/2020
Brena Samyly Sampaio de Paula IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 29/04/2020 29/04/2020
Maria Irani Mendes Maia IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 29/04/2020 29/04/2020
Roberto da Silva Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 29/04/2020 29/04/2020
Willana Nogueira Medeiros Galvao IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 29/04/2020 29/04/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este minicurso se desenha no contexto do evento Eliti Lives- 2ª edição proposto pelo Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês do campus Tianguá. O evento promoverá minicursos vinculados às áreas de língua portuguesa, língua inglesa, pesquisa e, como curso de formação de professores, também atividades na área pedagógica. É neste cenário que o presente minicurso se propõe a falar sobre o processo de planejamento das tarefas docentes, destacando os desafios e possibilidades dessa ação. O planejamento é um componente da ação docente indispensável à realização do trabalho no cotidiano escolar, uma vez que, apoiado nele, o professor tem a oportunidade de refletir constantemente sobre a sua prática. A não compreensão da importância do ato de planejar e, consequentemente, a opção por não utilizá-lo como bússola da prática em sala, pode trazer sérios prejuízos ao processo de ensino e aprendizagem, uma vez que é por meio dele que o professor tem a oportunidade de (re)avaliar a prática pedagógica, refletindo sobre o que foi assertivo e o que poderia ser proposto de outra forma durante as aulas. E é por meio deste processo ainda, que o professor dispõe de elementos para pensar sobre as estratégias que podem contribuir para o alcance dos objetivos traçados. O minicurso se propõe, neste cenário, a fomentar a discussão sobre o conceitos e as diferentes concepções de planejamento; sobre os tipos de planejamento, sua importância para a prática docente e os desafios que se apresentam no processo; além de destacar a importância de se estudar essas questões nos cursos de licenciatura.
Justificativa
O presente minicurso se insere no rol das discussões que põem em relevo a formação de professores para atuar na educação básica. A proposta é mobilizar, os estudantes e demais interessados no tema, no sentido de promover uma reflexão coletiva sobre o pensar e o fazer pedagógico. O projeto pedagógico dos cursos de licenciatura privilegia o pensamento crítico, amparado na investigação, com o intuito de ressignificar o ensino tradicional e, consequentemente, possibilitar aos futuros docentes outras concepções e formas de ensino que promovam uma aprendizagem significativa. Assim, um minicurso que traz para o centro da discussão o planejamento se justifica, uma vez que, planejar é condição fundamental para a tomada de decisão na sala de aula, levando o aluno a mudanças de postura na relação ensino-aprendizagem e munindo o docente de ferramentas para refletir sobre sua prática. Ademais, é preciso ter clareza, por parte do professor, da importância desse processo ao elaborar as aulas de forma consciente e com criatividade, se apoiando em recursos diversos disponíveis para contextualizar a proposta de ensino, fornecendo sentido ao conhecimento construído. Este minicurso se desenha como espaço fecundo para gestar reflexões pertinentes a essas questões.
Público Alvo
Professores, alunos, profissionais da educação e demais interessados em esclarecer questões relacionadas à elaboração do planejamento pedagógico.
Objetivo Geral
Refletir sobre os desafios e as possibilidades que se apresentam durante o ato de planejar as atividades docentes.
Objetivo Específico
Ampliar a discussão da área pedagógica nos cursos de licenciatura; Oferecer suporte teórico aos estudantes dos cursos de licenciatura; Auxiliar no processo de identificação dos tipos de planejamento e compreensão dos seus desafios e possibilidades; Colaborar com a ampliação dos cursos de extensão do IFCE, promovendo aproximação dos estudantes e comunidade com a instituição.
Metodologia
O minicurso será ministrado pelos professores pedagogos do Campus do IFCE de Tianguá, contando com momento de apresentação do suporte teórico relacionado ao tema, abertura para debate e acesso à material teórico relacionado ao assunto discutido. A comunicação com os alunos se dará por meio da ferramenta Hangouts Meet, para o primeiro e segundo momento do minicurso, apresentação e discussão. O terceiro momento se apoiará no classroom, em que os inscritos terão acesso ao material teórico disponibilizado pelos docentes.