Exibir Ação

Campus:
CAMPUS UMIRIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
“Lives”: Curso de Letras IFCE Umirim convida...
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
27/04/2020
Previsão de Fim:
31/08/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Croatá
Itapagé
Pentecoste
São Luís do Curu
Tururu
Fortaleza
Umirim
Formas de Avaliação:
Reunião
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Elyssa Soares Marinho
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Paula Aquino Benigno IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 31/08/2020
Antonia Ieda de Souza Prado IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 31/08/2020
Dogival Alencar da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 31/08/2020
Edna Maria Vasconcelos Martins Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 31/08/2020
Elyssa Soares Marinho IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 27/04/2020 31/08/2020
Erika Assuncao dos Santos Cavalcante IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 31/08/2020
Francisco Elder Freitas Vidal IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 31/08/2020
Jeriel Silva Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 31/08/2020
Joao Alfredo Ramos Bezerra IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 31/08/2020
Lincoln Cesar Fernandes Gomes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 31/08/2020
Maria Michele Colaco Pinheiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 31/08/2020
Mirelle Araujo da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 31/08/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O mundo moderno está vivenciando uma das mais graves crises de saúde sanitária: a pandemia de coronavírus, a Covid-19. Toda a sociedade está tentando se adaptar às novas formas de interação, considerando a necessidade do distanciamento social amplo. Tratando-se especificamente das novas perspectivas para o ensino, a primeira resposta foi o uso das tecnologias digitais. Nessa nova realidade, as redes sociais tornaram-se um dos caminhos para mantermos nossos alunos motivados em seus cursos, oferecendo informação de qualidade, na perspectiva acadêmica, e de fácil acesso, já que parte do alunado, mesmo não dispondo de plano de internet banda larga particular, mantém conexão constante com as redes sociais. Diante disso, vimos na chamada “live”, gênero digital emergente, uma rica oportunidade de interação síncrona dos nossos estudantes com professores e especialistas do contexto acadêmico, via Instagram ou Facebook, redes sociais bastante populares. Sendo assim, o Curso de Letras do IFCE Umirim propõe este projeto de extensão com o objetivo de apropriar-se dessa ferramenta digital, convidando professores de diferentes instituições e lugares do país para um bate-papo acadêmico acerca das diversas temáticas do curso de Letras.
Justificativa
A Resolução do CONSUP nº 08/2020 aprova a suspensão dos calendários letivos de todos os campi do Instituto Federal do Ceará até 30/04/2020, com a suspensão das atividades acadêmicas. Assim, justifica-se este projeto pela necessidade de estimularmos o conhecimento acerca das temáticas do curso de Letras em um momento em que os encontros presenciais são inviáveis. Além disso, esta proposta possibilita que nossos alunos mantenham o contato com o mundo acadêmico a partir da interação com diversos professores convidados pelo curso de Letras IFCE Umirim. Nesse sentido, a ideia é que, sob a mediação do corpo docente da unidade, os especialistas contribuam com a formação dos nossos discentes, por meio da tecnologia digital das "lives". Estes poderão fazer perguntas e comentários "ao vivo" durante a execução da atividade, sendo sujeitos ativos no seu processo de aprendizagem. Vale ressaltar que este projeto continuará sendo executado após o retorno das aulas presenciais, uma vez que a apropriação das tecnologias digitais deverá permanecer nas práticas de ensino e na rotina de estudo já adquirida.
Público Alvo
Graduando em Letras, professores licenciados de português e inglês de todo país.
Objetivo Geral
Realizar debates sobre os mais variados temas das áreas das Letras em relação à educação, ensino e sociedade, com a participação de convidados especialistas, por meio de lives no aplicativo Instagram.
Objetivo Específico
-Oferecer um momento de informação e reflexão das temáticas abordadas; -Apropriar-se do recurso das “lives” via Instagram para atingir um maior número de alunos; - Fortalecer o vínculo acadêmico entre os alunos do Curso de Letras e docentes; - Interagir com especialistas e público externo, com foco no aperfeiçoamento acadêmico.
Metodologia
O projeto será desenvolvido a partir de “lives” na página oficial do Campus Umirim (@ifceumirimoficial). Serão encontros semanais e/ou quinzenais com 1 hora de duração tendo a participação de um docente do curso com um convidado externo. Nesse sentido, o papel do magistério do Curso é mediar o debate e, assim, tornar o espaço mais "próximo" e atraente para a participação dos alunos e da comunidade externa da região, uma vez que o mediador será uma figura representativa da comunidade local e da instituição de Umirim. Toda a proposta se desenvolveu de forma coletiva e colaborativa. As temáticas gerais foram escolhidas a partir de reunião virtual do colegiado do curso, com a participação efetiva dos seus membros e de docentes agregados. Na ocasião, foram elencados temas pertinentes à formação dos alunos e aos conteúdos ministrados no curso. Em seguida, os professores se organizaram para convidar professores especialistas de diferentes instituições, possibilitando uma maior interação da comunidade acadêmica como um todo. Com esse quadro temático preliminar, os mediadores "da casa" negociaram junto aos especialistas títulos mais específicos para as lives. Cabe frisar que os alunos do Curso, por meio dos seus líderes, também terão espaço de sugestão de temas, os quais serão anotados e discutidos, ao longo do processo, pelo colegiado. Em um momento de distanciamento social, a educação a distância possibilita o encontro virtual, criando a sensação de presentificação e de elo afetivo. É o que advoga Costa (2007a, p.143), quando percebe, em sua pesquisa, haver uma sensação de contemporaneidade entre os usuários de uma lista de discussão. De acordo com a estudiosa, a aparência de sincronia aliada ao fato de o grupo visualizar as trocas projetadas em tela, gera “uma certa ‘ilusão’ de partilhamento espácio-temporal”. Isso não parece ser diferente do contexto das "lives", vem suprir a demanda atual de "separação" provocada pela pandemia de Covid-19 e se apresenta como eficaz recurso metodológico. Frente a essa realidade, as "lives" em redes sociais populares, a exemplo do Instagram, funcionam como ferramenta síncrona de comunicação que permite participação de professores, alunos e comunidade acadêmica. Para tanto, antes propriamente da execução da atividade, há todo um momento de planejamento do roteiro prévio da temática abordada, construída, como já mencionado, em parceria com o convidado da live, com o propósito de despertar o interesse do público. Durante o evento online, os participantes podem fazer perguntas e comentários para os professores que deverão interagir com o público. A própria ferramenta de “lives” do Instagram permite que os participantes comentem no momento das falas, tornando o evento dinâmico e inclusivo. Ademais, tal interação eletrônica possibilitará ao IF de Umirim acompanhar a "presença" de seus alunos, de membros da comunidade local e, ao mesmo tempo, de estabelecer parcerias acadêmicas para outras atividades de extensão e pesquisa do campus. Nesse sentido, além do apanhado de temas, da construção de um roteiro de fala, do convite a especialistas, da coleta de opinião dos alunos, outra etapa metodológica importante será a posterior análise da atividade, que renderá relatório final e poderá servir como base para o desenvolvimento de projetos similares mais aperfeiçoados. Por fim, as lives seguirão o calendário abaixo que já foi construído previamente até o final do mês de maio/2020. Ressalta-se que o projeto tem a duração de três meses corridos, tendo o início em 24/04/2020, conforme o cronograma destacado a seguir. As datas ainda não preenchidas serão contempladas gradualmente, na dinamicidade e fluidez do processo. Abril Semana 1 - 24/04/2020, às 19h. Tema: Tratamento didático do Texto Literário no ensino de línguas. Michele Colaço + Cleudene Araújo (UECE) Semana 2 - 30/04/2020 às 17h Elyssa S. Marinho + Ana Claudia Santos Dalla Corte (SEED - Paraná) Tema: Desafios do ensino de língua inglesa na rede pública. Maio Semana 3 - 07/05/2020 às 19h. Mirelle Araújo + Rafael de Mesquita (UFC/Unilab) Tema: Saúde mental de alunos e professores em tempos de pandemia. Semana 4 - 14/05/2020 às 17h Ieda Prado + Carla Michele Quaresma (Cientista política). Tema: O papel do Estado e a pandemia. Semana 5 - 20/05/2020 às 17h Edna Vasconcelos + Karlucy (IFCE) Tema: O ensino e a aprendizagem de inglês instrumental nos cursos técnico e superior. Semana 6 - 29/05/2020 às 19h Erika Assunção + Hylo Leal (Doutorando UECE) Tema: O ensino de língua materna como forma de vida Junho Semana 7–entre 01 a 15/06/2020 Semana 8–16 a 30/06/2020 Julho Semana 9 - entre 01 a 15/07/2020 Semana 10 - 16 a 31/06/2020 Agosto Semana 11–entre 01 a 15/08/2020 Semana12–16 a 31/08/2020