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Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Saberes e Conectividades: contribuições da Geografia em tempos de pandemia
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
30/04/2020
Previsão de Fim:
30/10/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Quixadá
Quixeramobim
Pedra Branca
Ibaretama
Senador Pompeu
Banabuiú
Ibicuitinga
Formas de Avaliação:
Debate
Questionário
Relatório
Reunião
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Camila Freire Sampaio
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Airton Sena de Sousa Holanda IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 30/04/2020 30/10/2020
Camila Freire Sampaio IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 30/04/2020 30/10/2020
Caroline Vitor Loureiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/04/2020 30/10/2020
Daiany Kelly de Almeida Tavares IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 30/04/2020 30/10/2020
Danielle Rodrigues da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/04/2020 30/10/2020
Eluziane Gonzaga Mendes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/04/2020 30/10/2020
Emilio Tarlis Mendes Pontes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/04/2020 30/10/2020
Felipe Antonio Dantas Monteiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/04/2020 30/10/2020
Francisco Haulivan Ferreira Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 30/04/2020 30/10/2020
Francisco Tiago Ribeiro Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 30/04/2020 30/10/2020
Jander de Oliveira Alexandre IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/04/2020 30/10/2020
Joao Luis Sampaio Olimpio IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/04/2020 30/04/2020
João Nilton Alves de Oliveira Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 30/04/2020 30/10/2020
Lorena Débora Venâncio de Almeida IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 30/04/2020 30/10/2020
Mailton Nogueira da Rocha IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/04/2020 30/10/2020
Maria Clara Costa Nobre IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 30/04/2020 30/10/2020
Venicius de Sousa Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 30/04/2020 30/10/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Em sintonia com o proposto enquanto compromisso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE no combate ao coronavírus, assim como em adesão às orientações da Pró-Reitoria de Extensão quanto ao estímulo de ações extensionistas que ofertem capacitação por meio de ferramentas de educação à distância, como forma de contribuição à sociedade nesse momento de distanciamento social, este projeto consiste em um conjunto de ações de caráter educativo que se destinarão à divulgação de conhecimentos geográficos para as comunidades interna e externa ao IFCE (campus Quixadá), com o intuito de estabelecer conexões e troca de saberes, com foco na compreensão dos processos socioespaciais que envolvem a difusão territorial do novo coronavírus.
Justificativa
São inquestionáveis as interfaces entre as análises da ciência geográfica e os estudos acerca da pandemia de COVID-19. O número de infectados cresce exponencialmente a cada dia e, somente no estado do Ceará, a secretaria de saúde estadual contabiliza hoje mais de sete mil casos confirmados (sem citar a subnotificação que é inegável) e o que os estudos apontam é que o pico de contaminação. As reflexões acerca da difusão do novo coronavírus perpassam por temas eminentemente geográficos, tais como: globalização, difusão espacial, território, desigualdade social, exclusão, direitos básicos, crescimento urbano desordenado, economia, política, mobilidade espacial, redes de cidades, impactos ambientais, emprego e renda etc. Assim, diante dos colapsos dos sistemas de saúde, político, econômico, ambiental que assolam a sociedade neste momento, este projeto de extensão, que é indissociável das dimensões de ensino e pesquisa, contribuindo também com o Plano de Desenvolvimento Institucional, justifica-se porque apresenta importantes contribuições da Geografia à comunidade externa do IFCE campus Quixadá (região do Sertão Central cearense), no sentido de oferecer à população informações/conhecimentos fundamentais para a compreensão, a prevenção e o combate à difusão da pandemia de COVID-19.
Público Alvo
- Estudantes de ensino fundamental e médio, com afinidade com a Geografia; - Estudantes universitários de ciências humanas; - Professores da rede de educação básica;
Objetivo Geral
Promover ações geoeducativas, a partir do uso de ferramentas digitais, que contribuam para a formação continuada em tempos de distanciamento social, com foco em análises dos processos espaciais na difusão do novo coronavírus, a partir do estabelecimento de conexões teórico-práticas para o enfrentamento da pandemia de COVID-19;
Objetivo Específico
- Estimular estudos e debates que comprovem a inter-relação entre a epistemologia geográfica e o processo de difusão espacial do novo coronavírus; - Indicar textos, documentários, reportagens e demais materiais bibliográficos e cartográficos que possibilitem fundamentação teórica para a compreensão das relações entre Geografia e pandemia de COVID-19; - Realizar palestras, rodas de conversa e aulas com o uso de tecnologias educacionais digitais, com acesso público e gratuito; - Convidar professores e demais profissionais externos ao IFCE campus Quixadá para contribuição nas ações geoeducativas propostas; - Promover evento(s) virtual(is) de maneira a articular e melhor divulgar as reflexões da Geografia em tempos de pandemia;
Metodologia
As estratégias metodológicas utilizadas para a realização das ações consistem em atividades à distância, que acontecerão com o uso de tecnologias educacionais digitais, tais como: aplicação de formulários, redes sociais (divulgação das páginas oficiais do IFCE campus Quixadá, transmissões ao vivo pelas páginas oficiais dos laboratórios, grupos, centro acadêmico do curso de Licenciatura em Geografia, sala de aula virtual e aplicativos de videoconferência). Com o uso das citadas ferramentas, serão indicados textos, pesquisas, mapas, bem como promovidas palestras, rodas de conversa e aulas e demais ações que contribuam para a capacitação e geoeducação como instrumento de compreensão e combate à pandemia de COVID-19;