Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Alternativas de Inovação e desenvolvimento de negócios
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
07/05/2020
Previsão de Fim:
10/09/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
Incubadoras de Empresas
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Barbalha
Crato
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Pesquisa de Satisfação
Relatório
Reunião
Seminário
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Folder
Redes sociais
Sistema acadêmico
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Raquel de Oliveira Santos Lira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Clecio Jose De Lacerda Lima UFCA Integrante Sem vínculo Não 1 07/05/2020 10/09/2020
Maria Erilúcia Cruz Macêdo Prefeitura de Juazeiro do Norte - SEDECI Integrante Sem vínculo Não 1 07/05/2020 10/09/2020
Raquel de Oliveira Santos Lira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 6 07/05/2020 10/09/2020
Tatiane Betat Kohlrausch Prefeitura de Juazeiro do Norte - SEDECI Integrante Sem vínculo Não 1 07/05/2020 07/05/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Prefeitura de Juazeiro do Norte - SEDECI Não
Kariri Valley Não
UFCA Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto tem por objetivo principal o desenvolvimento de alternativas que debatam inovação para os diferentes negócios presentes na região do Cariri. A ação se dá pela articulação entre instituições, empreendedores, extensionistas e pesquisadores de instituições como a SEDECI, UFCA, IFCE e empreendedores do Kariri Valley. Para operacionalizar as atividades o grupo das instituições e sujeitos envolvidos se nomeia como Coletivo Manakin. Este projeto cadastrado no IFCE se configura como seu braço de atuação.
Justificativa
O projeto teve seu início através da aproximação de atendimento às demandas apresentadas pelos agentes da SEDECI para pensar formas de inovação como estratégia de resistência às mudanças frequentes e rápidas da Economia, agravadas pela crescente movimentação de capital no globo, a pandemia de coronavírus e os processos de modificação do comercio global. O projeto de "alternativas de inovação e desenvolvimento de negócios" articulado através do Coletivo Manakin, tem inspiração na figura do Soldadinho do Araripe, chamado de Araripe Manakin. Como Coletivo, o grupo tem o desafio de pensar, praticar e desenvolver alternativas visando a melhoria dos negócios e inserção de alternativas inovadoras aos diferentes segmentos de negócios na Região do Cariri. Diante de um cenário de mudanças na forma de consumo e produção em diferentes espaços do globo decorrentes da movimentação massiva de capital, do intenso desenvolvimento tecnológico, o grupo se pauta em práticas que defendem como valor a inovação, a colaboração, o compartilhamento, a solidariedade, a tecnologia como valor de melhoria do trabalho das pessoas, a sustentabilidade tanto na produção quanto no consumo das novas relações do ambiente de negócios. Por isso, o Coletivo pretende se constituir de forma orgânica como espaço dinâmico e movimento de interação para o desenvolvimento de ideias e soluções que dinamizam o comércio, indústria e serviços locais integrado através de pesquisadores, educadores, agentes públicos e empresários articulando soluções que promovam a região do Cariri.
Público Alvo
Empresários e empreendedores que tenham negócios em diferentes segmentos da região metropolitana do Cariri
Objetivo Geral
Desenvolver alternativas que debatam inovação para os diferentes negócios presentes na região do Cariri através de ações conjuntas do Coletivo Manakin.
Objetivo Específico
Integrar o coletivo Manakin como ação de desenvolvimento do Ecossistema empreendedor da Região; Criar materiais de capacitação e de orientação para inovação aos negócios da Região Metropolitana do Cariri Cearense; Ofertar oficinas e orientação de negócios em diferentes áreas através de canais virtuais e presenciais aos empresários locais; Promover seminários de debates de inovação e alternativas para os negócios após acontecimentos de quarentena e reorganização economica mundial;
Metodologia
O projeto se configura através discussões do grupo que reune SEDECI, empresários e academia em valores voltados à inovação, a colaboração, o compartilhamento, a solidariedade, a tecnologia como valor de melhoria do trabalho das pessoas, a sustentabilidade tanto na produção quanto no consumo. Assim, a metologia adotada para as ações se dá, prioritariamente, a pesquisa participante (DEMO,2004) em que os pesquisadores-extensionistas são agentes da transformação. Na prática, a linha de atuação passa por (1) debate coletivo das problemáticas e necessidades de capacitação e apoio, (2) definição de ações de curto e médio prazo, (3) elaboração e entrega de produtos, (4) reavaliação das atividades e nova proposta de intervenção. Como Coletivo, as primeiras ações para entrega são: a) elaboração de cartilha voltada para o comércio para enfrentamento da quarentena e período pós quarentena e b) capacitações através de palestras web com grupos de empresários e empreendedores sobre temas associados à inovação. Pretende-se que as atividades após as suas realizações sejam avaliadas e disponibilizados produtos sejam relatórios, artigos e materiais técnicos, que seriam utilizados para dados de pesquisa ou ensino comunidade acadêmica interna.