Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CAMOCIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Libras em Ação
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
06/05/2020
Previsão de Fim:
06/08/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Barroquinha
Granja
Camocim
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Israel Davi Jeronimo do Nascimento
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Israel Davi Jeronimo do Nascimento IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 10 06/05/2020 06/08/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto tem como objetivo a realização de minicursos e outras ações na área da inclusão com ênfase na Libras, que promovam a inclusão da comunidade surda e a quebra das barreiras atitudinais e comunicacionais enfrentadas por eles. São minicursos e outras ações práticas focadas na disseminação da Libras, na capacitação de profissionais que atendam a este público e do público em geral. Sensibilizando e estimulando à pratica da inclusão e do respeito nos diferentes espaços sociais. Introduzindo conhecimentos básicos e específicos sobre a Libras e sobre os surdos, capacitando ao diálogo com este público. Todas essas ações devem acontecer sempre na modalidade a distância, contemplando o momento de isolamento social que vivemos, e posteriormente, atividades presenciais, apenas quando e se o período de isolamento social chegar ao fim. Contribuindo assim com a continuidade das ações promovidas por parte do IFCE, impactando a comunidade externa e interna com ações no âmbito educacional e social.
Justificativa
Em consonância com os dispositivos legais como a Constituição, a Lei 13.146/2015 (Lei Brasileira de inclusão), a LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002, o DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005, e muitos outros que garantem a pessoa surda o direito à comunicação em Libras e que definem o papel dos órgãos públicos em estimular e difundir a Libras.A LIBRAS é reconhecida como uma língua oficial do Brasil pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, a qual determina que deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS como meio de comunicação objetiva. Esse projeto visa contribuir para que o IFCE atenda a estas normativas. Atender a demanda de pessoas interessadas em aprender Libras e entender os aspectos culturais da surdez. Contribuindo para a inclusão dessa parcela significativa da sociedade, que são às pessoas surdas. Em harmonia com o momento de pandemia e consequente estado de emergência na saúde pública no estado do Ceará e com isso suspensão de atividades presenciais e isolamento social, as ações realizadas serão ofertadas na modalidade a distância, enquanto perdurem essas condições.
Público Alvo
Profissionais da educação e discentes.
Objetivo Geral
Difundir a Libras Capacitar os beneficiados com as ações a iniciar e manter um diálogo e conversações em Libras
Objetivo Específico
Educar para o uso da Libras no contato com à pessoa surda Derrubar mitos e preconceitos comuns em relação às pessoas surdas e a Libras Explanar vocabulários em Libras Capacitar para o atendimento respeitando os princípios da acessibilidade e inclusão
Metodologia
Serão realizados minicursos e outras ações educativas ao longo do projeto, visando atender aos objetivos propostos. As ações serão executadas em sua maioria pelo tradutor intérprete de Libras. De acordo com adesão do público as propostas, os eventos e minicursos vão se reestruturando a fim de atender da melhor forma possível as demandas. Os eventos e ações serão realizados na modalidade a distância, conforme o esboço deste projeto.