Exibir Ação

Campus:
CAMPUS BATURITE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
OS DESAFIOS DO SETOR DE TURISMO E HOSPITALIDADE NO PÓS-PANDEMIA
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Turismo
Data de Início:
12/05/2020
Previsão de Fim:
12/05/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Baturité
Formas de Avaliação:
Debate
Participação
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Mala direta
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Apresentação
Mesa Redonda
Nome do Responsável:
Temilson Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Eliakim Cesar Graca IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 08/05/2020 12/05/2020
Francisco Rennan Sousa de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 08/05/2020 12/05/2020
Francisco Valdenuso Almeida Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 08/05/2020 12/05/2020
José Diego de Abreu Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 08/05/2020 12/05/2020
Livia Karine Rodrigues Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 08/05/2020 12/05/2020
Marcelo Lima dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 08/05/2020 12/05/2020
Michael Jonas Nascimento Rocha IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 08/05/2020 12/05/2020
Nubia Windycei Borges Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 08/05/2020 12/05/2020
Stephany Ferreira Franco IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 08/05/2020 12/05/2020
Talita de Sousa Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 08/05/2020 12/05/2020
Temilson Costa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 12/05/2020 12/05/2020
Wagner Fernandes Costa IFRN Integrante Sem vínculo Não 2 12/05/2020 12/05/2020
Yvnna Vitoria Honorio Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 08/05/2020 08/05/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Centro Acadêmico do Curso Tecnologia em Hotelaria Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Uma pneumonia de causas desconhecidas, detectada inicialmente na China, foi identificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como um surto emergencial de Saúde Pública de Importância Internacional em 30 de janeiro de 2020. Nesse sentido, a OMS declarou, em 11 de março de 2020, que a disseminação comunitária da COVID-19 ocorria em todos os Continentes caracterizado como pandemia internacional. Dentre os vários aspectos analisados, a OMS passou a recomendar três ações básicas no sentido tentar amenizar os seus efeitos, dentre estes citamos: isolamento e tratamento dos casos identificados, testes massivos e distanciamento social. De acordo com os fatos percebidos e à proporção que o vírus assumiu no Brasil, no dia 3 de fevereiro de 2020, o Ministério da Saúde editou a Portaria nº 188, publicada no Diário Oficial da União (DOU), em 4 de fevereiro de 2020, declarando Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, em razão da infecção humana pelo novo Corona vírus (COVID-19). Observa-se no decorrer dos meses de fevereiro a abril, várias Portarias e Medidas Provisórias foram apresentados pelo Governo Federal levando as instituições de ensino a adotar providencias em relação as suas ações pedagógicas, e, em 3 de abril de 2020, o MEC publicou a Portaria nº 376 que dispôs, em caráter excepcional, autorizar as instituições integrantes do sistema federal de ensino, suspender as aulas presenciais ou substituí-las por atividades não presenciais por até 60 dias, ou enquanto durar a situação de pandemia ocasionada pelo COVID-19. Nesse sentido, e tentando realizar uma ação de integração e contato com os alunos do curso Tecnologia em Hotelaria do IFCE Campus Baturité, o professor Temilson Costa, SIAPE 1323957, propôs aos integrantes do Centro Acadêmico do curso Tecnologia em Hotelaria do IFCE Campus Baturité, realizar uma “Roda de Conversa”, com título “OS DESAFIOS DO SETOR DE TURISMO E HOSPITALIDADE NO PÓS-PANDEMIA”, que terá como objetivo geral realizar uma roda de conversa com fins de integração e socialização de conhecimentos com os alunos do curso Tecnologia em Hotelaria do IFC Baturité. Como objetivos específicos, será realizada uma análise dos aspectos de trabalho e emprego no setor de Turismo e Hospitalidade no pós-pandeia; tentará também debater ações de retomada de serviços turísticos e de hospedagem com base em boas práticas sanitárias e inovadoras; e sensibilizar alunos, servidores e população em geral sobre os cuidados de enfrentamento do CONVID-19. Portanto, apresentam-se neste trabalho, as ações necessárias para a realização do projeto, estabelecendo Objetivos, Justificativas, Público Alvo, Plano de Trabalho, e Resultados Esperados, como forma de adequar àquilo que foi pensado e planejado, ser executado da melhor forma possível, visando trazer os resultados esperados.
Justificativa
Possuindo a missão de “produzir, disseminar e aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos na busca de participar integralmente da formação do cidadão, tornando-a mais completa, visando sua total inserção social, política, cultural e ética”, o IFCE exerce o seu papel social de realizar maior integração entre a instituição, discentes, servidores e a sociedade do Maciço de Baturité, quando proporciona ações que permitem diminuir as distância e aumentar as relações entre discentes, servidores e sociedade civil, em um momento de ansiedade, onde o distanciamento social tornou-se prática com fins de amenizar aspectos inesperados na sociedade, devido a pandeia ocasionada pelo COVID-19. Neste sentido, justifica-se a execução deste projeto, com a realização de uma roda de conversa, organizada pelos alunos do Centro Acadêmico do Curso Tecnologia em Hotelaria do IFCE Campus Baturité, tendo como coordenador o Profº Temilson Costa, e convidado o Profº Me. Wagner Costa, docente do IFRN, Turismólogo, Geógrafo, e Guia de Turismo, profissional atuante no mercado turístico desde o final da década de 1990. Portanto, realizar esta ação pedagógica/social, elaborada como forma de tentar retomar o contato entre alunos e servidores do IFCE Campus Baturité, será a oportunidade de compartilhar conhecimentos e diminuir as distâncias entre comunidade acadêmica e sociedade neste período de isolamento social. Deste modo, acredita-se que a iniciativa proporcionará de alguma forma uma maior integração entre a instituição e sociedade civil.
Público Alvo
Publico em Geral
Objetivo Geral
✓ Realizar uma roda de conversa com fins de integração e socialização de conhecimentos com os alunos do curso Tecnologia em Hotelaria do IFC Baturité.
Objetivo Específico
✓ Analisar aspectos de trabalho e emprego no setor de Turismo e Hospitalidade no pós-pandemia; ✓ Debater ações de retomada de serviços turísticos e de hospedagem com base em boas práticas sanitárias e inovadoras; ✓ Sensibilizar alunos, servidores e população em geral sobre os cuidados de enfrentamento do CONVID-19.
Metodologia
Esta proposta de roda de conversa utilizará como metodologia, um debate virtual entre docentes, discentes e demais participantes da atividade, através do Google Meet, onde tentará interagir com os participantes, a partir da explanação do tema proposto pelo professor convidado, do IFRN, com conhecimentos na área de Turismo e Hospitalidade, por ser Turismólogo e Mestre em Turismo, Professor e profissional atuante nesta área desde o final da década de 1990. Essa ideia de proporcionar um encontro virtual trata-se da oportunidade de diminuir as distâncias entre discentes, servidores do IFCE Baturité e a população do Maciço de Baturité, visto que nos encontramos em um momento crítico na sociedade, devido ao isolamento social imposto por lei. Portanto, analisaremos também, os melhores caminhos de verificarmos as possibilidades de melhorias para este mercado que foi uma das indústrias mais impactadas com a pandemia da Covid-19. O segmento turístico, aliás, foi um dos setores que imediatamente após o crescimento das infecções, começou a sofrer os efeitos destes nossos novos tempos, com uma quantidade sem precedentes de voos cancelados no mundo todo e também uma quantidade inimaginável de hotéis de todos os tamanhos fechando provisoriamente suas portas. Diante dessa realidade, observa-se hotéis do mundo inteiro, independentes de tamanho, fechando suas portas de acordo com este cenário de impacto econômico e social, por isso veio a ideia de analisaremos as interferências e enfrentamentos que poderemos realizar nesse período de isolamento social.