Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CAMOCIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Conexões IFCE
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação no Campo
Data de Início:
18/05/2020
Previsão de Fim:
30/11/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
400
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
600
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Camocim
Granja
Chaval
Barroquinha
Formas de Avaliação:
Participação
Pesquisa de Satisfação
Questionário
Formas de Divulgação:
E-mail
Folder
Redes sociais
Sistema acadêmico
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco Adelvane de Paulo Rodrigues
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Davino Machado Andrade Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/05/2020 30/11/2020
Edmo Montes Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/05/2020 30/11/2020
Francisco Adelvane de Paulo Rodrigues IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 18/05/2020 30/11/2020
Inambe Sales Fontenele IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/05/2020 30/11/2020
Israel Davi Jeronimo do Nascimento IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 18/05/2020 30/11/2020
Izabela Cristiane de Lima Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/05/2020 30/11/2020
Iziane Silvestre Nobre IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/05/2020 30/11/2020
Jobabe Lira Lopes Leite de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/05/2020 30/11/2020
Joyce Maria de Sousa Oliveira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 18/05/2020 30/11/2020
Juliana Bianca Maia Franco IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/05/2020 30/11/2020
Marilia Alencar Freitas IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/05/2020 30/11/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou em março de 2020 como pandemia à patologia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus denominado de SARS-CoV-2 (do inglês, Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2) (BUSS; TOBAR, 2020). O microrganismo é altamente transmissível, infectando diferentes populações por todo o mundo, independente da condição econômica e de faixa etária (ORNELL et al, 2020). O impacto causado pela doença é maior do que as estimativas inicias, desencadeando mudanças comportamentais, econômicas e sociais por todo o mundo. Neste contexto pandêmico, à estratégia adotada por quase todos os países, seguindo as recomendações da OMS foi o isolamento social. Assim, particularmente, o estado do Ceará por meio do decreto estadual nº 33.510, de 16 de março de 2020, normatizou o isolamento social e a mitigação para evitar o contágio descontrolado da doença (BRASIL, 2020). Desta forma, todos os estabelecimentos com funções tidas como não essenciais tiveram suas atividades interrompidas. As instituições de ensino seguiram as mesmas recomendações, interrompendo suas atividades presenciais. Sobretudo, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, campus Camocim, interrompeu suas atividades presenciais concomitante aos decretos governamentais, gerando um cenário de incertezas e dúvidas na sua comunidade acadêmica. Um déficit educacional é observado neste cenário pandemia (LI et al., 2020). Esta nova realidade indica a necessidade de medidas que visem reduzir o impacto negativo do período pandêmico. A desinformação é um dos principais complicadores para o enfrentamento da fisiopatologia da COVID-19. O baixo acesso as informações com bases cientificas, o alto índice de fakes News, a polarização em cima da temática, dentre outros fatores, tornam mais distante à obtenção de bons indicadores de controle da doença. Em âmbito mundial e local. Várias medidas de cunho educacional, social, cultural e de saúde são necessárias para o período atual de pandemia. Objetivando suprir esta carência, a presente proposta visa criar um artefato educativo, de caráter científico, disponibilizado por veículos midiáticos de fácil acesso, tais como facebook, instagram e youtube. O foco principal será propiciar um fluxo de informações embasadas em orientações técnicas/cientificas para múltiplas temáticas envolvidas na pandemia de Covid-19. Com ênfase para os questionamentos relacionados à comunidade interna e externa do IFCE campus Camocim. Os docentes, nas suas linhas de atuação irão fornecer semanalmente uma produção de vídeos curtos (3 a 5 min), planejados e realizados na tentativa de reduzir os pontos negativos, tais como a desinformação e o déficit de conhecimento da atual pandemia.
Justificativa
O cenário desencadeado pela atual pandemia de Covid-19 é complexo e emergencial. Esta pandemia é o maior problema sanitário e de saúde deste século, afetando o mundo por completo, e momentaneamente, deixando sociedades abaladas e imersas a crises incalculáveis. É notório os efeitos negativos do atual cenário, contribuindo para diversas fragilidades nos mais variados ambientes humanos e sociais. Indicando assim, à necessidade para o suporte de conhecimento em relação alguns pontos, dentre eles o tratamento da doença, disseminação do vírus, medidas de prevenção, isolamento social, contágio ambiental, comunicação, tecnologias aplicáveis à doença, impactos na economia e nas relações interpessoais no cotidiano dentre outros. Assim, fundamenta-se a necessidade de métodos educativos, de fácil e amplo acesso que busquem orientar perante a estas temáticas, para assim, reduzir o impacto da desinformação gerada no momento atual. Observa-se que as mídias sociais têm se mostrado como uma importante ferramenta de difusão de informação em um fenômeno de mão dupla, emergindo práticas de desconstrução de notícias falsas (fake news), demonstrando também êxito em facilitar o acesso às informações importantes e necessárias neste período. É perceptível a elevação do número de lives e de produtos educacionais gerados através de tecnologias digitais, com objetivos voltados para a discussão cientifica e disseminação de conhecimento. O presente projeto visa planejar e executar um artefato educativo, vídeos semanais, voltado para a comunidade interna e público externo do IFCE campus Camocim, partindo do princípio de carências existentes, em relação ao conhecimento e comportamento diante à pandemia da Covid-19. Além de gerar uma aproximação entre o corpo docente e comunidade interna, extremamente necessária neste momento de afastamento, o presente projeto visa atingir à comunidade externa à instituição por meio de um conteúdo documental multidisciplinar, de baixo custo e com o foco na difusão de conhecimento sobre a pandemia de Covid-19. O esclarecimento de dúvidas e questionamentos da população Camocim e da microrregião é extremamente importante, sobretudo com o crescente número de casos e desinformação local, assim à sua execução da presente proposta se faz necessária.
Público Alvo
o Seguidores externos ao IFCE campus Camocim presente em suas mídias sociais (Instagram, facebook e youtube).
Objetivo Geral
o Proporcionar orientações educativas, científicas, socioambientais e de saúde através de vídeos informativos a partir de questionamentos do público geral do IFCE campus Camocim, sobre temáticas associadas à pandemia de Covid-19.
Objetivo Específico
o Gerar uma ferramenta pedagógica multidisciplinar, de caráter educativa, para otimizar a obtenção de conhecimento no cenário atual de pandemia por Covid-19; o Aumentar o perfil informativo do IFCE campus Camocim sobre as temáticas relacionadas à pandemia de Covid-19; o Elevar a interação entre os públicos internos e externos do IFCE campus Camocim; o Realizar a interconversão das áreas de conhecimento do IFCE campus Camocim, voltadas para a discussão de temas relacionados à saúde, aspectos políticos, sociais e ambientais no presente momento; o Otimizar o uso das mídias sociais do IFCE campus Camocim para aspectos educativos; o Estimular à divulgação científica cientifica para a comunidade local e regional do IFCE campus Camocim.
Metodologia
Metodologia Formato e equipe executora. Trata-se de um projeto de extensão de caráter educativo, científico e social, formulado no intuito de otimizar à difusão de conhecimento para a comunidade externa local, vinculada ao IFCE campus Camocim, diante a situação emergencial da Covid-19. A proposta será executada pelo corpo docente e técnico da referida instituição, conforme suas linhas de atuação, e tendo como objetivo gerar uma interação entre as diversas áreas de conhecimento. O projeto será executado nos meses de maio a agosto de 2020, ou enquanto durar à pandemia de Covid-19, sendo prorrogado se caso necessário. Para execução da proposta serão definidas áreas de conhecimento às quais serão feitas as discussões e explanações para comunidade a partir de questionamentos do público geral, vindo por meio de consultas em mídias sociais. Os docentes serão agrupados em linhas de conhecimentos, conforme exposto abaixo: Linha 1 – Saúde e Atividade Física; Linha 2 – Biologia e Microbiologia; Linha 3 – Tecnologia da Informação; Linha 4 – Aspectos Socioambientais; Linha 5 – Geopolítica e Economia; Linha 6 – Linguística e Comunicação social; Linha 7 – Gastronomia e Nutrição; Linha 8- Biotecnologia / Química; Linha 9 – Educação e Relações Interpessoais. O projeto contará com uma equipe permanente executora (tabela 1), além dela à proposta será aberta a participação de todos os docentes do campus, com convite previamente realizado. A proposta será feita e executada a partir do desenho abaixo. Desenho de execução da proposta: Para o desenvolvimento da proposta serão realizados 3 blocos ações. Estas darão fluidez e corpo de execução ao projeto. Estágio 1- Obtenção dos questionamentos da comunidade interna e externa. Inicialmente, será divulgado no início da semana, por meio das mídias oficiais do IFCE campus Camocim a temática para que à comunidade interna e externa enviem os questionamentos e dúvidas. Into através de chats e do e-mail divulgados. Em seguida, as respectivas dúvidas serão encaminhadas aos docentes que tenham formação ou capacidade técnica para responder. Em relação às respostas, os docentes seguirão o norteamento de conhecimentos já previamente comprovados, em bases cientificas, ou a partir de embasamento teórico e técnico. Estágio 2- Formatação do vídeo Ambos os questionamentos e seus respectivos comentários emitidos pelos docentes serão editados e formatados, usando o suporte de tecnologias digitais do setor de comunicação do campus Camocim. Os vídeos terão duração de em torno de 3 a 4 minutos. Serão objetivos e seguindo as normas técnicas de edição e aspectos visuais normatizados pela comunicação do IFCE. Estágio 3 - Divulgação e avaliação Os vídeos serão semanalmente divulgados nas principais mídias sociais do IFCE campus Camocim. Serão avaliados alguns critérios após divulgação; (i) quantidade de visualizações, (ii) comentários nas postagens, (iii) questionamentos e sugestões advindas pelo o público alvo. Poderão ser emitidas respostas adicionais e individuais após questionamento surgido a partir do vídeo. Critérios de inclusão e exclusão do público externo As perguntas serão previamente analisadas em relação a sua composição e ao seu teor. Serão excluídas perguntas com política partidária, de cunho preconceituoso ou que possa gerar algum desconforto ético ou de qualquer outra ordem. Ficando o discernimento de inclusão final ou não desta, pelo do coordenador do atual projeto. Todas às perguntas enviadas pelo público de forma geral serão usadas como critério de inclusão e participação no presente projeto. A equipe permanente (Tabela 1) irá fazer contato por meio de reunião remota semanalmente. Assim serão feitos os planejamentos e apontamentos das semanas futuras. Podendo adicionar novas medidas que possam melhorar à proposta. Avaliação e análise de dados O projeto irá quantificar os critérios de avaliação do projeto. Assim será estratificado o quantitativo de participação, comentários e de sugestões. À amostragem será avaliada conforme a sua distribuição, com os dados apresentados como a média e/ou mediana. A análise será feita usando o programa GraphPad Prism 7.0 (Software GraphPad, USA). Os dados serão vinculados à produção relatórios que serão encaminhados aos setores administrativos do campus do IFCE Camocim. Além de serem futuramente vinculados a produção cientifica de manuscritos.