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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Competições de Programação
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Tecnologias Sociais
Data de Início:
12/05/2020
Previsão de Fim:
18/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
35
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Incubadoras de Empresas
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Participação
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Mala direta
Redes sociais
Sistema acadêmico
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ernani Andrade Leite
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alyson Noronha Bezerra Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 12/05/2020 18/12/2020
Ernani Andrade Leite IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 12/05/2020 18/12/2020
Glauber Ferreira Cintra IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 12/05/2020 18/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
As competições de programação promovem nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Instituições de Ensino e principalmente as grandes empresas da área de TICs têm valorizado os alunos que participam de olimpíadas e maratonas de programação. Por exemplo, o Facebook, que administra uma das maiores redes sociais atuais, esteve presente na final brasileira da Maratona de Programação de 2009. Um dos funcionários da empresa americana é ex-maratonista e, além de contar sua experiência e como os conhecimentos de treinamento da maratona auxiliaram seu doutorado na Suíça e seu trabalho no Facebook, também anunciou a contratação de trainees brasileiros para trabalhar nos Estados Unidos. Vale observar que a inscrição para trainee foi aberta apenas para os estudantes classificados para a final brasileira da Maratona de Programação. A programação computacional compreende um conjunto de instruções que definem um algoritmo e sistematiza a solução de diversos problemas do cotidiano, atribuindo ao computador a tarefa de executá-los e retornar as possíveis soluções. Entretanto, é necessário elaborar o código de uma forma que o computador interprete e execute corretamente, o que ocorre por meio das mais diversas linguagens de programação. O conhecimento das linguagens de programação e suas ferramentas permite ao programador explorar eficientemente os seus recursos na elaboração de um algoritmo. A busca por soluções eficazes ocorre por meios de procedimentos lógicos, denominados algoritmos, traduzidos para linguagem computacional por meio das lógicas de programação (CAETANO, 2014).
Justificativa
Este projeto traz benefícios para os estudantes, em sua formação acadêmica e sua preparação para ingresso no mercado de trabalho; para o Estado do Ceará, através da visibilidade nacional através de conquistas de medalhas, com seu nome destacado nacionalmente em mais esta área de conhecimento. Também é importante por ser um projeto integrador de ensino, pesquisa e extensão. Ensino, não somente por abranger conteúdos de diversas disciplinas dos cursos técnicos, mas também pela prática didática exercida pelos professores orientadores, pelos alunos colaboradores e entre os próprios estudantes em treinamento, por meio de seminários, reuniões e grupos de discussão. Pesquisa, por conduzir os participantes à busca constante por novas técnicas e soluções mais eficientes para os problemas conhecidos, além de soluções para problemas que envolvam técnicas ainda não conhecidas. Extensão, por estar preparando estudantes para atuarem em futuros projetos que envolvam aplicações dos conhecimentos adquiridos durante a preparação para as competições. Finalmente, deseja-se equiparar as equipes do Estado do Ceará às equipes de outros Estados que tradicionalmente destacam-se nas primeiras posições das finais nacionais.
Público Alvo
Para alunos do ensino médio o foco será a Olimpíada Brasileira de Infomática - OBI, enquanto que para os alunos dos cursos superiores a competição é a Maratona de Programação. O público contemplam alunos das escolas públicas e privadas.
Objetivo Geral
Este projeto tem como objetivo geral despertar nos alunos dos cursos Técnicos das Escolas Profissionalizantes do Estado do Ceará, o interesse por programação; bem como estimular o surgimento de novos talentos em programação, através de uma atividade que envolve desafios, engenhosidade e uma saudável dose de competição.
Objetivo Específico
Para os alunos, visa-se exercitá-los em várias características e/ou habilidades bastantes almejadas atualmente, tanto pelo mercado de trabalho quanto pela carreira acadêmica: • Agilidade de raciocínio • Capacidade para trabalhar em equipe de forma coordenada • Aplicação direta de conhecimentos vistos durante o curso • Capacitação dos alunos para concorrer com alunos de ponta, em nível nacional • Aprimoramento contínuo da capacidade de programar computadores de forma correta e eficiente • Proporcionar um ambiente favorável à discussões e experimentação de temas interdisciplinares.
Metodologia
Excepcionalmente, durante o período de isolamento as atividades será usado o Classroom do Google, que dispõe de vários recursos de sala de aula virtual. Os encontros online serão via Meet do Google e tem a finalidade esclarecer dúvidas e resoluções de questões pontuais. As listas de exercícios serão postadas no URI Online. O URI é um ambiente próprio para elaboração de competições de programação online, facilitando a aplicação de simulados. Serão utilizados como métodos de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento do projeto o trabalho em equipe, assim como habilidades de análise, compreensão e resolução de problemas complexos adicionados a um ambiente, que mesmo sob pressão, requer criatividade, domínio da lógica e de linguagens de programação complexas, além de colocar à prova todo o conhecimento adquirido na preparação. Acrescenta-se ainda elaboração e exposição de aulas de 2 horas de duração na modalidade presencial ou online, dos quais 20% serão de explanação de conteúdo teórico e 80% de resolução e discussão de problemas computacionais. Os times serão compostos de três alunos, aos quais têm a tarefa de resolver a maior quantidade de problemas apresentados no dia do simulado, em menos tempo e com o menor número de tentativas falhas. Para tanto serão utilizados os recursos materiais, tais como salas de aula, laboratórios de computação com máquinas a disposição dos alunos participantes; projetor de imagem, utilizado para a exposição dos conteúdos teóricos; livros, revistas e outros materiais disponíveis para consulta na biblioteca do IFCE, além de sites preparatórios de competições em computação. Ao final de cada mês, serão realizados simulados, visando identificar os resultados do conteúdo ministrado, efetuando eventuais ajustes no planejamento do treinamento. Para fins de classificação das equipes representantes do IFCE, serão realizados dois simulados, denominados Etapa I e Etapa II. Os simulados serão elaborados considerando-se diferentes problemas clássicos em ordem crescente de dificuldade com explicações e técnicas úteis para problemas de competições espelhando-se nos exemplos e página de problemas da OBI (Olimpíada Brasileira de Informática); o Programming Challenges, um site com propostas de verdadeiros desafios de programação, entre outros.