Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CAMOCIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Leitura dos clássicos: ver além dos que os olhos querem ver
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Alfabetização, Leitura e Escrita
Data de Início:
19/05/2020
Previsão de Fim:
01/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
10
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Camocim
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Trabalhos Escritos
Seminário
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisca Elane Costa e Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Éllen de Jesus Gonçalves Monteiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/06/2021 01/12/2022
Francisca Elane Costa e Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 19/05/2020 01/12/2022
Francisco Evair Silva das Chagas IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 19/05/2020 01/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A leitura da literatura nos faz seres pensantes, inseridos no mundo da imaginação. Não como escapismo, mas desenvolvimento da capacidade de pensar e produzir processos cognitivos intersubjetivos através da leitura dos clássicos. Considerando ainda que ler é a habilidade, que pode ser desenvolvida e exercitada, quem ler bem pode fazer qualquer coisa (LEMOV, 2011). O projeto que ora ensejamos busca a leitura dos clássicos literários, estudo das biografias escritas dos autores para conhecer seu tempo e sua época assim como seu pensamento ao escrever sua obra. O que norteia o pensamento do autor ao escrever. A leitura dos clássicos possibilita o desenvolvimento do hábito, prazer e fluência crítica. Pois jamais pode haver, no mesmo sentido, uma pura apreciação literária da literatura (LEWIS, 2019). Desta feita, o projeto trilhará por livros da literatura inglesa, como J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis, perpassando por George MacDonald, como indicação de literatura infanto-juvenil, visto que o Curso de Licenciatura em Letras – Inglês/Português, contendo em sua programação essa disciplina. O diferencial desse projeto de extensão é que ele será feito a distância ancorados na pedagogia de sala de aula interativa, no ciberespaço (SILVA, 2014). Para isto utilizaremos as plataformas e aplicativos digitais, como Google Classroom para aplicação de atividades e avaliações, Google Meet para reuniões e encontros online com os alunos.
Justificativa
O trabalho com a literatura clássica justifica-se pelo resultado na melhoria de classificar, comparar, entender as palavra, melhorando vocabulário e leitura crítica. Além de promover interação entre os pais e seus filhos nesta época de pandemia. Buscando também a dialogicidade entre a comunidade leitora de clássicos desde a mais tenra idade. A literatura nos diz o que somos e nos incentiva a desejar e a expressar o mundo por nós mesmos (CORSO, 2014), sendo assim, o projeto procura inserir no autodidatismo da leitura literária, indo além das habilidades e conhecimentos mas no reconhecimento enquanto seres pensantes.
Público Alvo
Crianças e adolescentes Pessoas interessadas em literatura clássica.
Objetivo Geral
Compartilhar a leitura de clássicos da literatura universal, buscando o desenvolvimento do prazer e da fluência em leitura crítica e dialógica.
Objetivo Específico
• Desenvolver a dialogicidade na comunidade leitora dos clássicos, através das interações nos encontros mediados pelo uso da tecnologia. • Promover atividades que visem a aferição da compreensão dos textos lidos, integrando as mídias digitais. • Identificar as estratégias de leitura dos participantes, durante o processo de interação.
Metodologia
O projeto será desenvolvido dois momentos: planejamento e execução. Uma obra para cada mês. Nos momentos de planejamento das atividades serão feitos leituras semanais e pesquisas sobre as obras literárias, para desenvolvimento das aulas e atividades. Para execução os encontros acontecerão semanalmente e online (devido época de pandemia), via Google Meet para as atividades de leitura e interação. O Google Classroom será utilizado para as atividades escritas, como resumos e desenhos dos textos lidos, e atividades interativas para avaliação. As obras literárias a serem lidas durante a execução do projeto: Beowulf e o conto Sellic Spell de J. R. R. Tolkien; As Crônicas de Nárnia de C. S. Lewis; Biografia destes dois autores; Phantaste de George Macdonald. Beowulf e o conto Sellic Spell é será dividido em três partes, consequentemente três encontros online. Cada encontro via Google Meet, lendo partes do livro. Os participantes leem as páginas selecionadas e escolhem um trecho para compartilhar e dizer o que gostou ou chamou sua atenção. Com isto devem ler antes dos encontros as partes selecionadas, para no dia haver o dialogismo e a fluência literária. Para as atividades os participantes postaram no classroom desenhos dos trechos destacados, e também o resumo no final. Na sequência para o estudo das Crônicas de Nárnia, será estudado a biografia de C.S. Lewis, conhecendo autor e suas ideias, para depois ler a obra. No encontro online faremos dinâmicas de leitura com perguntas e respostas, e partilhamento de desenhos de trechos lidos, postando no Classroom. Com a obra Phantaste de George Macdonald faremos leituras compartilhadas. Em cada capítulo destacando o que gostou e partilhando entre os participantes nas reuniões online. Para terminar o projeto os participantes escolhem um livro e fazem um vídeo dizendo como foi a leitura que será publicado na página do classroom.