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Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Oficina Pré-ENEM
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
01/11/2019
Previsão de Fim:
08/11/2019
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Canindé
Formas de Avaliação:
Frequência
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Folder
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Francisco Ricardo Moreira Sampaio
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco Ricardo Moreira Sampaio IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 01/11/2019 08/11/2019
Lucas Sales de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/11/2019 08/11/2019
Michele Farias Braga IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/11/2019 08/11/2019
Rita de Cassia Rodrigues da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/11/2019 08/11/2019
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Durante a etapa III (regência) do Programa Residência Pedagógica (PRP) os alunos residentes buscaram trabalhar conteúdos da Matemática apontados para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), visto que este tem sido o principal foco de alunos ao concluir o ensino médio. Com enfoque na necessidade de desenvolver atividades preparatórias para a matemática do ENEM, viu-se no PRP a oportunidade de trazer para a sala de aula, enquanto exercício complementar, o estudo dos principais assuntos e resolução de questões exemplares do ENEM, bem como a análise de coleções do mesmo. Palavras – chave: Matemática, ENEM, resolução de questões.
Justificativa
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), atualmente, é o maior exame de ingresso para o Ensino Superior. Visto isso, uma série de metodologias são tomadas para a preparação de alunos e indivíduos na realização deste. Com base nas práticas de regência, foi possível observar um nível de dificuldade significativo em interpretar e resolver problemas por parte dos alunos do ensino médio, principalmente, na área Matemática. Esta tem sido um dos principais focos de estudo, por jovens e adultos, enquanto fator avaliativo no Exame Nacional do Ensino Médio. No exame, a disciplina exige do aluno uma memorização excessiva de conteúdos. Por isso foi elaborado uma oficina para os alunos relembrar os principais conteúdos que são cobrados no ENEM e suas maneiras mais pratica de resoluções de questões. Segundo os PCN’s, (p. 62/63): É importante que estimule os alunos a buscar explicações e finalidades para as coisas, discutindo questões relativas à utilidade da Matemática, como ela foi construída, como pode construir para a solução tanto de problemas do cotidiano como de problemas ligados à investigação científica. Desse modo, o aluno pode identificar os conhecimentos matemáticos como meios que o auxiliam a compreender e atuar no mundo.
Público Alvo
Alunos da cidade de Canindé e cidades vizinhas, do Ensino Médio que farão o ENEM 2019 e que tem interesse em adquirir conhecimentos acerca da área da Matemática e suas Tecnologias para o dia do exame e situações futuras.
Objetivo Geral
Trabalhar os principais assuntos matemáticos recorrentes do ENEM, através do estudo e resolução de questões.
Objetivo Específico
✔ Listar os assuntos que são mais recorrentes na área da Matemática para o ENEM; ✔ Traçar estratégias de estudo de questões do ENEM; ✔ Enumerar as competências e habilidades requeridas para o ENEM; ✔ Elencar os conteúdos que apresentam maiores dificuldades para os alunos; ✔ Discutir as resoluções de questões com base nos assuntos mais recorrentes.
Metodologia
O curso será presencial e subsidiado por alunos Licenciandos do curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Canindé. Haverá dois momentos. No primeiro, um encontro para a apresentação do curso (e atividades), dos alunos e professores e estudo e resolução de questões sobre os conteúdos principais e recorrentes no ENEM. O segundo momento, será exclusivamente para o estudo e resolução de questões, de modo sequencial, dos assuntos mais presentes no exame. Será exigido do aluno participação nas atividades propostas e discussões acerca das questões trabalhadas.