Exibir Ação

Campus:
CAMPUS PARACURU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Criação da Rede Ceará Oeste do Terceiro Setor (RCOTS)
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Tecnologias Sociais
Data de Início:
25/10/2019
Previsão de Fim:
25/10/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Paraipaba
Paracuru
São Gonçalo do Amarante
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Sistema acadêmico
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Marcio Alves Bezerra
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Marcio Alves Bezerra IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 25/10/2019 25/10/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Nas últimas décadas o Estado e a sociedade brasileira, fortemente influenciados pelo contexto internacional, passaram por profundas mudanças nas suas relações, formas de organização e na própria gestão das políticas públicas. Num sentido, o processo de globalização e a atual revolução nas formas de produção e reprodução do capital condicionam nossas vidas (e das organizações que criamos) do ponto de vista social, econômico, político e cultural. A sociedade civil brasileira, com seus movimentos e organizações, também se transformou e, ao mesmo tempo, foi importante agente de algumas destas mudanças. Em menos de três décadas saiu de um contexto de resistência ao regime político para um processo de mobilizações sociais (eleições livres e diretas, constituinte, greves, impeachment) e, posteriormente, tornar-se sujeito da construção de políticas sociais, através da utilização de canais ou mecanismos de participação na gestão pública. Assim, na atualidade tem-se um quadro no qual Estado e Sociedade Civil interagem com mais freqüência e intensidade do que em outros períodos. Este processo vem provocando mudanças, das quais se destaca o crescimento do que se convencionou chamar de terceiro setor e, particularmente, o fortalecimento de determinada espécie de organizações da Sociedade Civil – as chamadas OSCs ou ONGs.
Justificativa
As organizações que formam o terceiro setor não têm uniformidade de ações ou de visão de mundo entre suas organizações. Contudo, apesar das origens, trajetórias e perspectivas tão diferenciadas é inegável a presença e a visibilidade que, enquanto “bloco”, este conjunto de organizações sociais vem logrando construir. Essa presença é cada vez mais notável do ponto de vista político e social, mas também como catalisador de atividades econômicas. Dentro deste amplo guarda-chuva, vem crescendo o número e a importância das ONGs para a vida social no Brasil. Há, inclusive, importantes mudanças na legislação. A lei 9790/99, ao definir o marco das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIPs e suas possibilidades de parceria com organizações do Estado, busca redefinir o perfil destas relações, tradicionalmente ancoradas no assistencialismo e em organizações de caráter filantrópico. Todas estas mudanças contribuem para o crescimento de intervenções públicas sob a forma de projetos que precisam ser bem elaborados e articulados em rede para alcançar os seus objetivos sociais.
Público Alvo
Gestores e participantes de Organizações Sociais da Sociedade Civil como Associações, Institutos e Fundações legalmente constituídas e habilitadas
Objetivo Geral
Preparar os participantes para elaborar e gerir projetos sociais especialmente visando à geração de emprego e renda, bem como apresentar instrumentos que favoreçam a formação de alianças intersetoriais focadas no desenvolvimento social.
Objetivo Específico
Oferecer através de capacitação e eventos periódicos, todos instrumentos de planejamento e de gestão de projetos, bem como criar uma rede de colaboração entre OSCs nos principais municípios circunvizinhos ao Paracuru.
Metodologia
Basicamente, a metodologia será através de aulas expositivas, bem como reuniões periódicas presencias e à distância para troca de informações e consolidação da Rede.