Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Roda de Conversa: Como ser bom em matemática, e outros fatos surpreendentes sobre o aprendizado
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
09/06/2020
Previsão de Fim:
15/06/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Alto Santo
Iracema
Jaguaribe
Jaguaruana
Limoeiro do Norte
Morada Nova
Quixeré
Russas
Tabuleiro do Norte
Formas de Avaliação:
Debate
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Sistema acadêmico
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Nome do Responsável:
Hyngrid Rannielle de Oliveira Gonsalves
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Arilene Franklin Chaves IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/06/2020 15/06/2020
Hyngrid Rannielle de Oliveira Gonsalves IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 08/06/2020 15/06/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Os problemas que se levantam no processo de ensino da Matemática em todos os níveis não são novos. Os problemas são muitos, variados e difíceis. Seria sempre arriscado e pretensioso procurarmos abordá-los na sua totalidade, neste sentido cabe, a reflexão sobre algumas das causas que dificultam a aprendizagem no ensino da Matemática. A Matemática não é uma ciência cristalizada e imóvel; ela está afetada por uma contínua expansão e revisão dos seus próprios conceitos. Não se deve apresentar a Matemática como uma disciplina fechada, homogênea, abstrata ou desligada da realidade. Ao longo do tempo, ela esteve ligada à diferentes áreas do conhecimento, respondendo a muitas questões e necessidades do homem, ajudando-o a intervir no mundo que o rodeava. Porém, mesmo com tal importância, a disciplina da Matemática tem às vezes uma conotação negativa que influencia os alunos, alterando mesmo o seu percurso escolar. Eles sentem dificuldades na aprendizagem da Matemática e muitas vezes são reprovados nesta disciplina, ou então, mesmo que aprovados, sentem dificuldades em utilizar o conhecimento “adquirido”, em síntese, não conseguem efetivamente terem acesso a esse saber de fundamental importância. A dificuldade na aprendizagem da Matemática provoca fortes sentimentos de aprovação ou de rejeição nos alunos. Alguns alunos, devido a um passado de insucessos em Matemática, acreditam que não são capazes, o que os levam a construírem baixa auto-estima.
Justificativa
A escolha do tema surgiu após vários questionamentos em nosso grupo, e este tema, despertou nossa curiosidade, pois temos observado que os alunos consideram a Matemática como uma disciplina difícil de ser compreendida, apresentando assim, muitas dificuldades na aprendizagem deste componente curricular e que atrelam esta relação com a própria felicidade. Neste sentido justifica-se a oferta de uma roda de conversa, sobre esta ciência ajudando aos alunos aos alunos a gostarem de Matemática e a desenvolverem auto-estima positiva, despertando neles a felicidade no aprendizado para que consigam melhores resultados no ensino desta disciplina.
Público Alvo
Alunos egressos do Ifce Alunos de escola pública e privada
Objetivo Geral
Inteirar-se melhor das razões que levam os alunos a apresentarem dificuldades na aprendizagem de Matemática e as possíveis explicações para este fato, buscando alternativas para tornar o estudo desta disciplina mais natural.
Objetivo Específico
Identificar as causas que levam os alunos a apresentarem dificuldades no aprendizado de Matemáticas, fato que atrapalha o processo de ensino e aprendizagem e muitas vezes os próprios objetivos dos alunos.
Metodologia
Esta roda de conversa será desenvolvida baseada em um roteiro, a saber: 1) Primeiro um planejamento baseado em um estudo que envolve pesquisa bibliográfica para a construção de um referencial teórico visando o exame do tema “Dificuldades na Aprendizagem de Matemática” para melhor sedimentar as conclusões deste trabalho; 2)A realização da conversa propriamente dita, puxando o tema felicidade, auto-estima, vocação e propósito para a partir das experiências vivenciadas, isto é, partindo de princípios particulares para chegar à generalização deste trabalho, entender e explicar o tema de forma clara e ampla; 3)Realização de um monitoramento com a socialização do questionamento - “Quais as causas das dificuldades no Ensino da Matemática que acabam por atrapalhar a aprendizagem dos alunos”?; 4) avaliação do processo com as resposta do questionamento da etapa de monitoramento. A Roda de Conversa irá ocorrer de forma virtual através do google meet.