Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Formação Docente para as Relações Raciais - Cursinhos pré-vestibulares periféricos e pautas emergentes
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
12/06/2020
Previsão de Fim:
30/10/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Debate
Frequência
Formas de Divulgação:
Cartaz
Folder
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Anna Erika Ferreira Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Jéssica do Nascimento Silva DCE Integrante Sem vínculo Sim 2 12/06/2020 09/10/2020
Anna Erika Ferreira Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 12/06/2020 30/10/2020
Arnilson Viana Castro IFCE Integrante Discente IFCE Sim 2 12/06/2020 09/10/2020
Bárbara Brant Batista IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 12/06/2020 09/10/2020
Bergson Weber Ramos Graciano IFCE Integrante Discente IFCE Sim 2 12/06/2020 09/10/2020
Brendalinda Moura da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 2 12/06/2020 09/10/2020
Cristiane Sousa da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 12/06/2020 09/10/2020
Danielle Rodrigues da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 12/06/2020 09/10/2020
Glaydson dos Santos Santana IFCE Integrante Discente IFCE Sim 2 12/06/2020 09/10/2020
José de Araújo Matos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 2 12/06/2020 09/10/2020
Joyce Carneiro de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 12/06/2020 09/10/2020
Lourdes Rafaella Santos Florencio IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 12/06/2020 09/10/2020
Luana Angelo (Luis Henrique) IFCE Integrante Sem vínculo Sim 2 12/06/2020 09/10/2020
Pamela Layla Freitas Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 2 12/06/2020 09/10/2020
Sarah Evelyn Alves Pinheiro IFCE Integrante Discente IFCE Sim 2 12/06/2020 09/10/2020
Warton Nobre Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Sim 2 12/06/2020 09/10/2020
Weberton de Araujo Garcez IFCE Integrante Discente IFCE Sim 2 12/06/2020 09/10/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
DCE Não
Neabi - Quixadá Não
Neabi - Jaguaribe Não
Neabi - Canindé Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 4.776,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto visa promover formações para estudantes que atuam na área da docência, especificamente com cursinhos pré-vestibulares de periferias da cidade de Fortaleza e de municípios que apresentem iniciativas semelhantes com foco na promoção de aulas com foco no Enem considerando pautas que são fundantes para as provas que compõem esse certame, especificamente, para estudantes carentes de periferias.
Justificativa
Tal proposta de faz essencial sob duas vertentes. Primeiro a promoção de oportunidades para o acesso democrático ao ENEM, uma vez que os alunos de cursinhos em regiões de periferia estão tendo diante da execução de projetos como esses a chance de terem aulas de qualidade e com formações proporcionadas por jovens docentes que estão dedicando-se a uma proposta social. A segunda vertente, perpassa pela formação dos próprios professores que necessitam de aulas, cursos, capacitações proporcionadas pelas instituições para a garantia da excelência do ensino e do aprimoramento dos conhecimentos destes doentes que se encontram em formação. Uma formação docente voltada às relações raciais, seja em sua constituição teórica, como prática se consubstancia como um divisor de águas para a efetivação de uma educação antirracista e que aprimore o saber fazer dos docentes.
Público Alvo
Professores de ensino médio público e estudantes de licenciaturas.
Objetivo Geral
Proporcionar uma capacitação de 20 h/a, à cada dois meses, aos estudantes que se encontram cursando licenciaturas em instituições públicas com o intuito de subsidiar a formação de docentes que discutam as relações raciais.
Objetivo Específico
- Proporcionar Formações à cada dois meses com o intuito de pautar temáticas teóricas e práticas para sala de aula; - Subsidiar a complementação de conteúdos referentes à relações raciais para estudantes de cursos de licenciatura; - Discutir a prática docente para as relações raciais;
Metodologia
A construção da proposta do projeto ocorreu de forma dialogada com os estudantes que compõem o Cursinho Pré-Vestibular do Pirambu (PEPI/EMAUS/IFCE), os quais definiram que a temática dos próximos meses deveria perpassar pela discussão do Ensino para as Relações Raciais coligando-se a teoria de combate ao racismo com as práticas docentes em sala de aula considerando os desafios de proporcionar um ensino que subsidie a aprovação dos estudantes no Enem de uma forma que temáticas atualizadas possam ser trabalhadas sob o prisma de análises críticas. Nesse sentido, após o levantamento de bibliografia correlata à pauta racial definiram-se as temáticas necessárias para o aprimoramento do ensino dentro de uma perspectiva prática, como as metodologias de ensino, práticas de ensino e formas de avaliação docente. NEsse contexto, para o primeiro mês de atividades elencou-se as seguintes aulas: Cristiane Sousa da Silva (05/06 às 10h/11h30mim) Tema: Educação e Relações raciais. Danielle Rodrigues da Silva (12/06 às 10h/11h30min) Tema: Metodologias Ativas Lourdes Rafaella Santos Florêncio (19/06 às 10h/11h30) Tema: Apagamento epistêmico dos negros na construção do conhecimento brasileiro Joyce Carneiro de Oliveira (26/06 às 10h/11h) Tema: Métodos de avaliação