Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Seminário Juventude Indígena – Horizontes, sonhos e objetivos
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Étnico-raciais
Data de Início:
13/06/2020
Previsão de Fim:
19/06/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aquiraz
Aratuba
Caucaia
Crateús
Itapipoca
Itarema
Maracanaú
Maranguape
Monsenhor Tabosa
Novo Oriente
Poranga
Potiretama
Quiterianópolis
Quixelô
São Benedito
São Gonçalo do Amarante
Tamboril
Ubajara
Formas de Avaliação:
Debate
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Áudio
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Apresentação
Palestra
Nome do Responsável:
Anna Erika Ferreira Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anna Erika Ferreira Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 13/06/2020 19/06/2020
Kelanny Oliveira de Morais (Coordenadora Externa) Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos (CDPDH) Integrante Sem vínculo Não 20 13/06/2020 19/06/2020
Lucas Guerra Carvalho de Almeida (Coordenador Externo) Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos (CDPDH) Integrante Sem vínculo Não 20 13/06/2020 19/06/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos (CDPDH) Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 1.000,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O I Juventude Indígena – Horizontes, sonhos e objetivos, faz parte de um projeto mais amplo de duração de 3 anos, onde a parceria entre o Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI - Campus Fortaleza/IFCE e financiamento de instituições como MISEREOR e Kindermissionswerk ,Die Sternsinger. Juntas, tais instituições, estarão organizando e articulando junto aos 15 povos indígenas do Estado do Ceará uma série de formações direcionadas à juventude indígena cearense, onde aproximadamente 50 jovens estabelecerão diálogos a partir das seguintes temáticas: Drogadição, alcoolemia, saúde mental e violência de gênero. NEste primeiro momento, o Seminário intitulado Juventude Indígena – Horizontes, sonhos e objetivos, está estruturado em 3 Eixos, sendo eles: Eixo 1 - Juventude Indígena – Horizontes, sonhos e objetivos; Eixo 2-Tema: Saúde mental e preservação ao álcool e drogas e Eixo 3- Tema: Juventude e gênero: Violência e preconceito.
Justificativa
O Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígenas – NEABI – Campus Fortaleza organizarão através do aplicativo de transmissão ao vivo “google meet” seminário que contará com a participação de 30 jovens indígenas de todas os povos do Ceará. Esse encontro tem como objetivo ouvir os jovens sobre temáticas importantes para a sua realidade e planejar ações que orientem o movimento de juventude indígena. Os espaços propostos incentivarão o diálogo entre especialistas nas temáticas e jovens indígenas.
Público Alvo
Juventude Indígena dos 15 Povos Indígenas do Ceará, previamente inscritos.
Objetivo Geral
Discutir sobre a realidade da juventude indígena do Ceará através do debate dos horizontes sonhos e objetivos dos jovens indígenas e dialogando sobre saúde mental, drogradição e alcoolemia e sobre violência de gênero.
Objetivo Específico
1. Despertar reflexão junto aos jovens indígenas sobre temáticas que incidem na vida dos jovens indígenas, suas principais perspectivas e objetivos e traçar através de trabalho em grupo estratégias para se alcançar os objetivos pensados pela juventude indígena do Ceará. 2. Tratar sobre a temática da saúde mental e pensar em conjunto com os jovens estratégias de prevenção a dependência química em álcool e drogas. 3. Discutir as relações de gênero e os principais aspectos que afetam os jovens indígenas.
Metodologia
Programação e Metodologia: 13 de junho de 2020 13:00 – Painel 01: Juventude Indígena – Horizontes, sonhos e objetivos. 15:00 – Trabalho em grupo 17:00 – Encerramento Carga Horária de 4 horas. Uma especialista com estudos em juventude em conjunto com jovem indígena tratarão sobre a realidade dos jovens nos tempos de hoje e dialogarão sobre as temáticas mais sensíveis para esse público através de uma metodologia participativa e que permite a oitiva das experiências dos jovens. Temáticas como relação de trabalho, resiliência, medos e inseguranças e relação do jovem com suas famílias e comunidades serão tratados. Posteriormente será realizado trabalho em grupos que responderão as seguintes perguntas: 1. Principais dificuldades enfrentadas pelos jovens indígenas, 2. Avanços conquistados pela luta do movimento de juventude indígena, 3. Objetivos e sonhos dos jovens indígenas. 20 de junho de 2020 13:00- Painel 02: Saúde Mental e prevenção a drogradição e alcoolemia Carga Horária: 2 horas. Uma especialista na temática em conjunto com um jovem indígena profissional de saúde trabalharão o conceito de saúde mental, cuidados e riscos a mesma bem como dialogarão com os jovens indígenas sobre experiências e estratégias de prevenção e combate ao uso abusivo de álcool e drogas. 17:00 – Painel 03: Violência e relações de gênero. Carga Horária: 2 horas – Profissional com estudos na temática e jovem indígena trabalharão a temática da violência e relações de gênero trabalhando a perspectiva da violência contra mulheres e violência contra jovens lgbti. A discussão passará por temáticas como machismo, transfobia, lesbiofobia e homofobia e trarão pistas para a ação da juventude indígena na prevenção e combate a essas violências. Carga Horária Total: 8 horas Certificação: Os participantes serão certificados pelo Instituto Federal do Ceará.