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Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Debate: Os desafios dos recursos hídricos no Ceará.
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Recursos Hídricos
Data de Início:
18/06/2020
Previsão de Fim:
18/06/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Jaguaribe
Formas de Avaliação:
Debate
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Nome do Responsável:
Marcos Alberto de Oliveira Vieira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Marcos Alberto de Oliveira Vieira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 18/06/2020 18/06/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE/Campus Jaguaribe cumprindo sua missão de promover a troca de conhecimento, experiências e ideias a fim de produzir políticas públicas consoantes com o ideário de sustentabilidade , realizará no período de 15 a 15 de julho de 2020 um ciclo de encontros sobre temas que dialogam com o fim maior de influir no debate democrático de ideias para transformar nossa sociedade e o mundo num lugar melhor para todos os seres vivos. Serão dezoito horas de atividades, distribuídas em nove encontros virtuais de duas horas cada, conforme programa indicado a seguir. Os encontros acontecerão nas cinco terças-feiras de junho e julho, das 19 às 21 horas, abertos à participação de quaisquer pessoas interessadas nas temáticas propostas.
Justificativa
O Ciclo de debates - Desafios da sustentabilidade constituir-se-á em oportunidades de acesso às informações, dados e experiências de profissionais das mais variadas formações e expertises. Sendo também, a conexão dos conteúdos de educação ambiental e as grandes discussões acerca das questões de sustentabilidade. Aos alunos(as) das disciplina, aos professores interessados e ao público em geral terão oportunidades de interagir com autoridades e técnicos das suas áreas que estarão durante 120 (cento e vinte) minutos disponíveis para além da apresentação, serem questionados e dúvidas esclarecidas. A água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas. A água é, provavelmente o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário. Segundo estatísticas, 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3% são de água doce e, desse total, 98% está de água subterrânea. Isto quer dizer que a maior parte da água disponível e própria para consumo é mínima perto da quantidade total de água existente na nossa Terra. Nas sociedades modernas, a busca do conforto implica necessariamente em um aumento considerável das necessidades diárias de água. Os recursos hídricos têm profunda importância no desenvolvimento de diversas atividades econômicas. Em relação à produção agrícola, a água pode representar até 90% da composição física das plantas. A falta d’água em períodos de crescimento dos vegetais pode destruir lavouras e até ecossistemas devidamente implantados. Na indústria, para se obter diversos produtos, as quantidades de água necessárias são muitas vezes superiores ao volume produzido. Observando os dados abaixo, percebemos que precisamos começar a utilizar a água de forma prudente e racional, evitando o desperdício e a poluição, pois: – Um sexto da população mundial, mais de um bilhão de pessoas, não têm acesso a água potável; – 40% dos habitantes do planeta (2.400 milhões) não têm acesso a serviços de saneamento básico; – Cerca de 6 mil crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água insalubre e a um saneamento e higiene deficientes; – Segundo a ONU, até 2025, se os atuais padrões de consumo se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água. A ÁGUA NO MUNDO No dia 22 de março, é comemorado o dia mundial da água. Se hoje os países lutam por petróleo, não está longe o dia em que a água será devidamente reconhecida como o bem mais precioso da humanidade. A Terra possui 1,4 milhões de quilômetros cúbicos de água, mas apenas 2,5% desse total é doce. Os rios, lagos e reservatórios de onde a humanidade retira o que consome só correspondem a 0,26% desse percentual. Daí a necessidade de preservação dos recursos hídricos. Em todo mundo, 10% da utilização da água vai para o abastecimento público, 23% para a indústria e 67% para a agricultura. A água doce utilizada pelo homem vem das represas, rios, lagos, açudes, reservas subterrâneas e em certos casos do mar (após um processo chamado dessalinização). A água para o consumo é armazenada em reservatórios de distribuição e depois enviada para grandes tanques e caixas d’água de casas e edifícios. Após o uso, a água segue pela rede de captação de esgotos. Antes de voltar à natureza, ela deve ser novamente tratada, para evitar a contaminação de rios e reservatórios. A ÁGUA NO BRASIL O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água. Tem a maior reserva de água doce da Terra, ou seja 12% do total mundial. Sua distribuição, porém, não é uniforme em todo o território nacional. A Amazônia, por exemplo, é uma região que detém a maior bacia fluvial do mundo. O volume d’água do rio Amazonas é o maior do globo, sendo considerado um rio essencial para o planeta. Ao mesmo tempo, é também uma das regiões menos habitadas do Brasil. Em contrapartida, as maiores concentrações populacionais do país encontram-se nas capitais, distantes dos grandes rios brasileiros, como o Amazonas, o São Francisco e o Paraná. O maior problema de escassez ainda é no Nordeste, onde a falta d’água por longos períodos tem contribuído para o abandono das terras e para a migração aos centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro, agravando ainda mais o problema da escassez de água nestas cidades. Além disso, os rios e lagos brasileiros vêm sendo comprometidos pela queda de qualidade da água disponível para captação e tratamento. Na região amazônica e no Pantanal, por exemplo, rios como o Madeira, o Cuiabá e o Paraguai já apresentam contaminação pelo mercúrio, metal utilizado no garimpo clandestino, e pelo uso de agrotóxicos nos campos de lavoura. Nas grandes cidades, esse comprometimento da qualidade é causado por despejos de esgotos domésticos e industriais, além do uso dos rios como convenientes transportadores de lixo.
Público Alvo
Profissionais de todas as formações que atuam na área ambiental e interessados(as) em temas ligados à sustentabilidade. Alunos do ensino médio e superior.
Objetivo Geral
O debate OS DESAFIOS DOS RECURSOS HÍDRICOS NO CEARÁ, que faz parte do Ciclo de debates - Desafios da sustentabilidade oportunizará ao aluno(a): Permitir aos alunos o domínio dos conceitos, princípios e instrumentos da Gestão de Recursos Hídricos, com especial ênfase àqueles que fazem parte da Política Nacional de Recursos Hídricos e as particularidades dos sistema cearense. Compreensão integrada das discussões sobre a questão ambiental no contexto da sustentabilidade e discutir sobre práticas educativas ambientais no cotidiano . Evidenciar a Educação a Ambiental como um ato político, na perspectiva holística, enfocando a relação entre o ser humano, a natureza e o universo de forma interdisciplinar.
Objetivo Específico
Compreender o conceito e a importância do recursos hídricos; Apreender dados e informações dos recursos hídricos no Ceará; Discutir casos e experiências dos recursos hídricos no Ceará.
Metodologia
A interação entre o professor, alunos(as) e a convidada consistirá no uso da Plataforma Google meet, em que os alunos assistirão a exposição de 60 minutos e depois terão condições de participar do debate através do chat ou fazendo questionamentos diretamente ao professor e a palestrante.