Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Capoeira e Educação Virtual
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
22/06/2020
Previsão de Fim:
28/09/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
60
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
120
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Canindé
Fortaleza
Sobral
São Benedito
Formas de Avaliação:
Debate
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Andreyson Calixto de Brito
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Lívia Xavier de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 22/06/2020 28/09/2020
Andreyson Calixto de Brito IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 22/06/2020 28/09/2020
Antonio Carlos Pereira Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 22/06/2020 28/09/2020
Douglas Galdino Feitosa dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 22/06/2020 28/09/2020
Lafaete Moreira de Assis abadá-capoeira Integrante Sem vínculo Não 4 22/06/2020 28/09/2020
Leonardo Denipoti Cavalcante IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 22/06/2020 28/09/2020
Wendy Kauane Silva Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 22/06/2020 28/09/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
ABDADÁ-Capoeira (Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira) Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 12.000,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A capoeira é uma arte de muitos signos que engloba em sua essência várias outras artes, tornando-a uma das mais ricas manifestações culturais brasileiras, o que levou a roda de capoeira a ser reconhecida pela UNESCO como patrimônio Imaterial da humanidade em 2014. O corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. Portanto o movimento exerce um papel fundamental para o desenvolvimento integral do ser humano. O desenvolvimento psicomotor é caracterizado por um processo progressivo e continuo onde se dá a evolução da cognição, da afetividade, da motricidade, da comunicação e da sociabilidade de forma global, simultânea e integrada. Neto (1995) refere que a criança tem em si uma grande necessidade de movimentar-se, pois a qualidade do seu comportamento motor vai depender de todo seu processo de desenvolvimento. Assim os aspectos do desenvolvimento motor até uma idade mais avançada não devem ser descuidados, mas sim encorajados e estimulados tanto quanto possível. Na prática da capoeira os indivíduos são conduzidos a um contato direto com o movimento. A execução das atividades específicas da capoeira demonstra potencializar aspectos básicos da motricidade humana. (Paula e Campos 2006). Para Medeiros e Silva (2004), o trabalho com a capoeira pode oferecer benefícios importantes no desenvolvimento motor, principalmente no trabalho conjunto entre ritmo e jogo. De acordo com Silva (1987) a capoeira tende a desenvolver de forma integrada os três domínios da aprendizagem humana: psicomotor, afetivo-social e cognitivo. A capoeira hoje é utilizada como importante recurso cultural, educacional e terapêutico. Acreditamos que a liberdade de expressão e a riqueza de movimentos, presentes nesta manifestação, podem proporcionar aos seus praticantes benefícios fisiológicos, físicos, cognitivos e psicossociais, além de oportunizar aos alunos dos cursos de nossa instituição mais um campo de pesquisa e de estágio no que se refere às aulas e organização de eventos, justificando assim a implementação deste projeto que alia extensão, pesquisa e ensino.
Justificativa
O projeto busca desenvolver estratégias para o desenvolvimento das atividades de forma remota tendo em vista que o Instituto Federal do Ceará, por meio de suas instâncias deliberativas, tais como o Conselho Superior e o Colégio de Dirigentes, exarou documentos a respeito da suspensão dos calendários acadêmicos, motivados pela Pandemia, bem como do ensino remoto, a saber, a Portaria Nº 316/GABR/REITORIA, que suspende as atividades acadêmicas presenciais nos campi do IFCE no período de 16 a 20 de março de 2020; a Portaria Nº 318/GABR/REITORIA, que institui o Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (CEC/IFCE); o Ofício-Circular Nº 04/2020/PROEN/REITORIA-IFCE, que orienta a execução das atividades de ensino, em caráter excepcional, até 20 de março de 2020; a Portaria Nº 337/GABR/REITORIA, que prorroga até o dia 03 de abril de 2020, a suspensão das atividades acadêmicas presenciais nos campi do IFCE; a Resolução Nº 7/CONSUP/IFCE, que suspende os calendários letivos em todos os campi; o Ofício Conjunto Circular nº 01/2020 PROEN/PROEXT/PRPI/REITORIA, que orienta sobre atividades a serem realizadas remotamente até 03 de abril de 2020; a Resolução Nº 8/CONSUP/IFCE, que aprova, ad referendum, a suspensão dos calendários letivos de todos os campi, durante o período de 06 a 30 de abril de 2020; o Ofício Conjunto Circular nº 02/2020 PROEN/PROEXT/PRPI/REITORIA, que prorroga, até dia 30 de abril, das atividades recomendadas aos docentes no Ofício Conjunto Circular nº 01/2020 PROEN/PROEXT/PRPI/REITORIA; o Ofício-Circular Nº 5/2020/PROEN/REITORIA-IFCE, que orienta, com base na Resolução Consup nº 8, de 03 de abril de 2020, sobre a retomada das atividades acadêmicas de forma remota; a Portaria Nº 484/GABR/REITORIA, que cria a Comissão responsável pela elaboração do Plano de Continuidade do Calendário Letivo, em modalidade remota, dos Cursos Regulares e de Ensino a distância do IFCE; a Resolução Nº 9/CONSUP/IFCE, que aprova ad referendum a suspensão dos calendários letivos de todos os campi durante o período de 2 a 31 de maio de 2020; a Portaria Nº 511/GABR/REITORIA, que prorroga a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais nos campi e reitoria enquanto perdurar o estado de Emergência em Saúde Pública; o Ofício-Circular nº 6/2020/PROEN/REITORIA-IFCE, que trata da implementação das atividades estabelecidas na Resolução Nº 9, de 1º de maio de 2020.
Público Alvo
Alunos do projeto Capoeira e Educação que participavam de forma presencial em núcleos na cidade de Canindé, Sobral e Fortaleza (João XXIII e Rodolfo Teófilo)
Objetivo Geral
• Utilizar a capoeira como um recurso educacional e cultural estimulando o desenvolvimento acadêmico, psicomotor, cognitivo, fisiológico e psicossocial dos participantes.
Objetivo Específico
• Valorizar nossa arte/cultura através da prática da capoeira com a utilização das redes sociais e novas ttecnologias; • Potencializar o desenvolvimento psicomotor dos participantes melhorando o tônus, equilíbrio, noção de corpo, laterlidade, coordenação motora, noção espaço-temporal. Desenvolver a participação, a socialização e a cooperação; • Incentivar uma rede de diálogo e ações com o propósito de diminuir os efeitos e afetações do isolamento social para os participantes.
Metodologia
Serão realizadas reuniões semanais com os bolsistas e dialogo constante em grupo de whatsApp formados com membros da organização Será criado um grupo de WatsApp para os participantes que quiserem participar além de repassarmos as informações e desafios em grupos já existentes. Nos dias de Segunda-feira alimentaremos o grupo com pesquisas relacionadas a história da capoeira, escravidão e personalidades que influenciaram e contribuíram com o desenvolvimento dessa arte. A pesquisa dos temas será realizada na semana anterior da publicação. Nos dia de Terça-feira será enviado um desfio que sugere a realização de tarefas como execução de ataques, defesas, movimentos acrobáticos e até mesmo interpretação e composição de músicas par serem realizado até sábado. (Serão premiados com medalhas todos os alunos que cumprirem todos os desafios até o final do projeto) Durante os outros dias da semana serão realizadas aulas (lives) ou envio de vídeos de aulas para os grupos e whatsApp e Instagram. Após o encerramento do projeto faremos discussões sobre o projeto com o propósito de avaliá-lo. Os alunos bolsistas realizarão relatório descritivos das atividades para que possamos publicizar os resultados alcançados e sistematizar a metodologia utilizada.