Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
MATEMÁTICA DO ZERO
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
01/11/2019
Previsão de Fim:
08/11/2019
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
13
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
25
Carga Horária de Execução do Evento:
12
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Canindé
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Trabalho em grupo
Prova
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Oficina
Minicurso
Nome do Responsável:
Francisco Vandiesio Sousa Soares
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anna Karol Moura de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 01/11/2019 08/11/2019
Francisco Vandiesio Sousa Soares IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 29/10/2019 29/10/2019
Thalia Ferreira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 01/11/2019 08/11/2019
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Durante a etapa de regência do programa Residência Pedagógica, foi possível os residentes observarem que muitos alunos tinham dificuldades em conceitos básicos da matemática. Visto isso, a oficina matemática do zero será proposta com o objetivo de reforçar os conceitos básicos da matemática que não foram desenvolvidos nas series iniciais e resolver questões com ferramentas educacionais que auxilie no processo de ensino- aprendizagem. Para a realização da oficina será tratado de assuntos que os alunos demonstraram mais dificuldades durante as regências, como frações, jogos de sinais e equações do 1º grau.
Justificativa
Diante das dificuldades encontradas ao longo da etapa III do Residência Pedagógica, os residentes observaram que os alunos apresentam dificuldades recorrentes, quanto a conceitos básicos, que muitas vezes não estão relacionados ao que o professor está trabalhando atualmente, mas a conceitos fundamentais de series anteriores, que os alunos esqueceram ou muitas vezes não desenvolveram. Nesse caso a ideia desta oficina é justamente trazer para os alunos conteúdos básico da disciplina, fazendo com que adquira capacidade técnica e lógica para desenvolver corretamente os cálculos matemáticos basilares. Silva e Martinez traz que, “as aproximações sucessivas ao conceito são construídas para resolver um certo tipo de problema; num outro momento, o aluno utiliza o que aprendeu para resolver outros, o que exige transferência e rupturas”. Sendo assim reforçar os conceitos básicos são importantes para que eles obtenham sucesso e consigam se desenvolver nas etapas seguintes.
Público Alvo
Alunos do ensino médio
Objetivo Geral
Reforçar os conceitos básicos da matemática que não foram desenvolvidos nas series iniciais e resolver questões com ferramentas educacionais que auxilie no processo de ensino- aprendizagem.
Objetivo Específico
 Revisar conceitos básicos e aplicações de frações  Resolver operações usando jogos de sinais  Resolver questões de equação do 1º grau  Fazer com que os alunos consigam compreender que o ensino da matemática é um processo em construção
Metodologia
O curso será presencial. Ocorrerá em 3 dias com duração de 4 horas cada encontro. No primeiro momento, será de apresentação da oficina (e atividades), dos alunos e professora, O segundo momento, será de participação dos alunos nas atividades propostas, e o terceiro momento, será desenvolvido uma atividade em grupo para observar os avanços dos alunos.