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Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Museu ambiental da Caatinga
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Questões Ambientais
Data de Início:
28/10/2019
Previsão de Fim:
30/04/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
90
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Quixeramobim
Quixadá
Formas de Avaliação:
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Caroline Vitor Loureiro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Airton Sena de Sousa Holanda IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/10/2019 30/04/2020
Allan Dellon Batista Cavalcante IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/10/2019 30/04/2020
Brenda Caroline Damasceno de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/10/2019 30/04/2020
Caroline Vitor Loureiro IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 28/10/2019 30/04/2020
Ermileandro Ribeiro Nogueira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/10/2019 30/04/2020
Lucas Ramos Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/10/2019 30/04/2020
Luiz Carlos Nunes da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 28/10/2019 30/04/2020
Maria Amélia da Silva Pedrosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/10/2019 30/04/2020
Maria Iara dos Santos Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/10/2019 30/04/2020
Maria Lucivania de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/10/2019 30/04/2020
Pâmela Silva Queiroz IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/10/2019 28/10/2019
Pedro Nicholas Pires Nobre IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/10/2019 28/10/2019
Rafaela Moura Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/10/2019 30/04/2020
Rafaella Dias Galdino da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/10/2019 30/04/2020
Sâmila Nunes de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/10/2019 30/04/2020
Wilber Madson Pinheiro Holanda IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/10/2019 30/04/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 250,00
Equipamento e Material Permanente 250,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O município de Quixadá localiza-se, de acordo com a divisão em regiões de planejamento do estado do Ceará, no Sertão Central, distante 147 km da capital (IPECE, 2017). Com uma área absoluta de 2019,8 km² apresenta, segundo o Censo 2010 do IBGE, 80.604 habitantes. Caracteriza-se pela predominância do clima Tropical Quente Semiárido, com temperatura média de 26ºC a 28ºC e chuvas concentradas entre os meses de fevereiro a abril (IPECE, 2017). Quixadá apresenta uma vegetação característica de Caatinga Arbustiva Densa, Caatinga Arbustiva Fechada e Floresta Caducifólia Espinhosa, assentada sobre solos Luvissolos, Neossolos Litólicos, Planossolo, Argissolo Vermelho-Amarelo, Neossolos Flúvicos (IPECE, 2017). Tais características ambientais conferem ao município relevante importância de preservação, pois diante das diferentes formas de uso e ocupação desse território, aliado à sensibilidade do ambiente a processos erosivos e alterações climáticas, torna-se vulnerável aos processos de desertificação. De acordo com Nascimento (2016) “[...] a desertificação deve ser considerada como um problema ambiental complexo, que compromete a capacidade-suporte dos ecossistemas componentes de geoambientes” (p.23), portanto que altera a capacidade produtiva do ambiente alterando as condições da dinâmica ambiental natural e, consequentemente, socioeconômicas, da área afetada. Avalia-se que a área susceptível a ocorrência da desertificação abrange cerca de 1.338.076km2 e 1.482 municípios, e é ocupada por mais de 30 milhões de pessoas (BRASIL, 2004).
Justificativa
De acordo com Nascimento (2016) quando a Caatinga, assim como o Cerrado, é comparada com a área dos biomas Mata Atlântica e a Amazônia, “[...] chegam a amargar preconceitos, sendo considerada como de baixa biodiversidade e com poucas prioridades de conservação e manejo para sua valorização”. Devemos, portanto considerar a Caatinga enquanto distribuição em território nacional e o importante papel socioeconômico e ambiental. Cerca de 12,14% do Território nacional é recoberto por esse bioma (NASCIMENTO, 2016), sendo assim incontestável sua relevância. Segundo Coutinho (2006) a caatinga situada no Nordeste “[...] é um bioma de savana semiárida, com temperaturas mais elevadas e acentuada evapotranspiração potencial, o que agrava ainda mais os efeitos da baixa e irregular pluviosidade (COUTINHO, 2006, p. 20), sendo suscetível aos processos de desertificação. Considerando a extrema necessidade de preservação do bioma Caatinga diante de sua fragilidade ambiental, a desinformação da comunidade e negligencia para com estas áreas, esse projeto se justifica, pois buscará por meio da educação ambiental voltada às crianças do Ensino Fundamental, transmitir conhecimentos acerca do clima, solo, vegetação, relevo, usos potencialidades e limitações deste ambiente.
Público Alvo
Comunidade externa (professores e alunos do Ensino Fundamental).
Objetivo Geral
Este projeto tem como objetivo a construção de um acervo de materiais voltados para a compreensão e conhecimento da Caatinga, a fim de receber turmas de alunos do Ensino Fundamental. Tento, assim, um espaço dedicado à construção do conhecimento sobre a Caatinga, tanto em seus elementos naturais, como na relação homem x natureza.
Objetivo Específico
• Levantar e coletar elementos e espécies representativas do domínio da caatinga; • Expor coletânea de elementos sobre a Caatinga (perfis (demonstrativos) de solo, terrários, coleção de minerais e rochas, exsicatas de espécies de plantas, etc; • Disseminar e trocar informações sobre a Caatinga por meio de atividades de educação ambiental (jogos); • Contribui para o estudo histórico e contemporâneo da Caatinga.
Metodologia
Por meio de exposição de material acessível e compatível com o a idade do público alvo (alunos do Ensino Fundamental), bem como por meio de jogos e atividades lúdicas, pretendemos transmitir e trocar informações sobre os elementos componentes, potencialidades e limitações da Caatinga. Pretendemos realizar essas atividades em um espaço/sala destinada pela gestão do campus, denominada pela equipe deste projeto de Museu Ambiental da Caatinga.