Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Planejamento estratégico e elaboração de projetos para Associação Casa da União
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Tecnologias Sociais
Data de Início:
10/12/2019
Previsão de Fim:
30/06/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
120
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
600
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Itaitinga
Fortaleza
Caucaia
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Seminário
Reunião
Relatório
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Erick Aragao Ribeiro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ascelino Teixeira Mendes Júnior Casa da União Integrante Sem vínculo Não 6 10/12/2019 09/12/2022
Erick Aragao Ribeiro IFCE Coordenador Docente IFCE Não 6 10/12/2019 30/06/2023
Rachel de Sousa Gadelha Costa Casa da União Integrante Sem vínculo Não 4 10/12/2019 09/12/2022
Rafael Lessa de Castro Universidade Federal do Ceará Integrante Sem vínculo Não 4 10/12/2019 09/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
União do Vegetal Sim Outro (Termo de atuação em rede.)
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 2.800,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 1.000,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto trata da criação de um planejamento estratégico para a Associação Beneficente Casa da União Coração de Maria, sem fins lucrativos, com sede em Fortaleza que executa projetos sociais, ambientais e de direitos humanos, de forma fortalecer a área de captação de recursos externos da instituição e formar pessoas que possam traçar indicadores e metas para os trabalhos sociais através de projetos, eventos e cursos . O projeto abrange diversas ações como a alfabetização através do software Luz do saber, atividades esportivas e culturais da capoeira, sistemas agroflorestais, o projeto de combate ao alcoolismo viva bem, entre outros. O projeto visa realizar um conjunto de ações como (consultoria, análise de editais, planejamento estratégico, organização institucional, estudo de projetos inovadores, realização de cursos de gestão de projeto, entre outros).
Justificativa
A Associação precisa de apoio técnico na avaliação de editais, preparação de equipe para captação de recursos, consultoria técnica em projetos sociais, elaboração de projetos nacionais e internacionais e gerenciamento de projetos. A instituição dispõe de recursos para trabalhar seu setor de captação e estamos criando este projeto para fortalecer o setor e dar maior perspectiva a longo prazo para sustentabilidade das ações sociais. A instituição necessita de orientação e força de trabalho nas mais diversas atividades relativas ao planejamento estratégico e ao relacionamento com potenciais patrocinadores e também na execução dos projetos, preenchimentos dos requisitos, elaboração de indicadores, alcance de metas, análise de riscos, prestação de contas, elaboração de relatórios de atividades, estudo de projetos inovadores. Verificamos a necessidade de elaboração de um planejamento estratégico de longo prazo para que a instituição possa focar nas suas principais ações na sociedade e para isso precisam conhecer os investidores de todos os setores de forma a conseguir recursos para suas atividades. O grupo da instituição necessita ser formado e participará de um projeto de capacitação em responsabilidade social, eventos de parcerias e relacionamento com patrocinadores e empresas, e cursos de elaboração de projetos.
Público Alvo
O público alvo do projeto são os associados e dirigentes da Associação Beneficente Casa da União Coração de Maria. A instituição tem aproximadamente 600 sócios e um grupo de captação de projetos de 40 pessoas. A associação atende a mais de 2000 pessoas por ano.
Objetivo Geral
Coordenar o treinamento de pessoas para desenvolvimento de planejamento estratégico e elaboração de projetos a longo prazo da Associação Beneficente Casa da União Coração de Maria realizando um conjunto de ações como desenvolvimento de plano de negócios, realização de cursos de gestão de projetos, palestras de transferência de tecnologia, projetos ambientais, sociais e de direitos humanos, eventos de responsabilidade social, entre outros.
Objetivo Específico
Elaborar os principais projetos da instituição Realizar o planejamento estratégico de projetos da instituição Realizar o projeto de responsabilidade social da instituição Desenvolver o projeto de formação continuada de projetistas na instituição Captar financiadores para a instituição Ministrar treinamentos de captação de recursos externos, análise de editais e elaboração de projetos. Realizar cursos de gestão de projetos Promover palestras de responsabilidade social e combate ao álcool e outras drogas Promover eventos sociais para captar investidores
Metodologia
Ao longo deste projeto de extensão criaremos o grupo de projetos com os sócios da instituição para começarem a desenvolver projetos sociais, ambientais, de desenvolvimento tecnológico de direitos humanos, de saúde, entre outros. Este grupo terá atividades semanais (geralmente nos dias de quinta-feira na associação) de análise de editais, gestão de projetos, elaboração de projetos, organização financeira, responsabilidade social, etc. O grupo participará de reuniões mensais para traçar o planejamento e as estratégias para captar os recursos externos, assim como acompanharemos as assembleias da instituição. As principais ações serão realizadas na sede da associação e estão descritas a seguir: - Serão ministrados treinamentos de elaboração e gerenciamento de projetos com a equipe. - Desenvolveremos projetos de responsabilidade social e de formação continuada de projetistas. - Serão realizadas reuniões para planejar as ações do grupo e observar as possibilidades de captação de recursos. - Realizaremos eventos de relacionamento com patrocinadores e de troca de experiência entre organizações da sociedade civil - Elaboraremos projetos que já estão sendo desenvolvidos na instituição e criaremos novos projetos escritos. - Prestaremos serviços de consultoria em execução de projetos. - Forneceremos suporte para organização de documentação da instituição, cadastro nos conselhos municipais e estaduais, cadastro nos órgãos reguladores e em outros órgãos que fornecem recursos. O endereço da instituição é Rua Francisco Domingos, 4, Barra Nova, Caucaia. Telefone: 999857524