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Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Avaliação e capacitação em práticas de controle higiênico-sanitário no preparo de alimentos da merenda escolar - continuação fases 8 a 12
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Promoção da Saúde
Data de Início:
29/10/2019
Previsão de Fim:
31/01/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
8
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
12
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital Papex (Proext/IFCE)
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Sobral
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Reunião
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Amanda Mazza Cruz de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Amanda Mazza Cruz de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 29/10/2019 31/01/2020
Ana Cristina de Souza Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 29/10/2019 31/01/2020
Erislândya Laysla Silva Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 29/10/2019 31/01/2020
Marcia Ferreira Alves IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 29/10/2019 31/01/2020
Maria Crislane da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 29/10/2019 31/01/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Prefeitura Municipal de Sobral Sim Outro (Ofício)
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A promoção de práticas alimentares saudáveis está pautada na concretização do direito humano universal à alimentação e nutrição adequadas e na garantia da Segurança Alimentar e Nutricional da população. Dentro desse contexto, a escola possui elevada importância como espaço de produção de saúde, sendo propício à formação de hábitos alimentares saudáveis (BRASIL, 2008). O Direito Humano à Alimentação Adequada é composto por duas partes inseparáveis: toda a pessoa tem o direito de estar livre da fome e da má-nutrição e, além disso, ter acesso a uma alimentação adequada. Este direito não deve ser interpretado no sentido estrito ou restritivo, equacionando-o em um pacote de calorias, proteínas e outros nutrientes. Ele tem significado mais amplo, na medida em que se refere à segurança sanitária dos alimentos, à qualidade, à diversidade, à sustentabilidade de práticas produtivas e ao respeito às culturas alimentares tradicionais (BRASIL, 2008). Promover a alimentação saudável nas escolas é propiciar a adesão da comunidade escolar a hábitos alimentares saudáveis e evidenciar atitudes que visem a segurança sanitária dos alimentos, que devem ser implementadas de maneira complementar entre si, permitindo a formulação de ações/atividades de acordo com a realidade de cada local (BRASIL, 2004). Ainda que em espaços educacionais a segurança de alimentos compreenda tema de interesse em segmentos de ensino, estudos em diferentes estados do país evidenciam instalações, condições e práticas impróprias à produção de alimentos na execução do mesmo (SILVA; GERMANO, M.; GERMANO, P., 2003; MIRA, 2003; VIEIRA et al., 2005; ROSA et al., 2008; BRASIL, 2006). As doenças transmitidas por alimentos têm sido reconhecidas como o problema de saúde pública mais difundido no mundo atualmente, sendo importante causa de diminuição da produtividade, perdas econômicas que afetam países, empresas e simples consumidores (FAÇANHA et al., 2003; MESQUITA et al., 2006). Elas podem desencadear um quadro clínico leve, grave ou até mesmo fatal, especialmente no caso de grupos de risco, como crianças, idosos e / ou indivíduos imunocomprometidos (SILVA JUNIOR, 2005). Os riscos de contaminação em creches e escolas são maiores porque o preparo e a confecção dos alimentos são realizados com bastante antecedência, o que favorece a exposição prolongada a possíveis contaminantes. Além disso, condições inadequadas de higiene no local de preparação e distribuição e o grande número de refeições prontas também contribuem para isso (OLIVEIRA; BRASIL e TADDEI, 2008). A maioria dos surtos tem sido relacionada à ingestão de alimentos com boa aparência, sabor e odor normais, sem qualquer alteração organoléptica visível. Isso ocorre porque a dose infectante de patógenos alimentares geralmente é menor que a quantidade de micro-organismos necessária para degradar os alimentos (OLIVEIRA, 2010). No entanto, segundo Greig e Ravel (2009), boa parte dos surtos alimentares está associado à ingestão de alimentos contaminados através da manipulação inadequada e distribuição ou conservação em condições impróprias. Assim, a higiene dos manipuladores, as etapas de pré-preparo e preparo dos alimentos, sua armazenagem, e a higiene do ambiente de trabalho são pontos imprescindíveis para a boa qualidade de uma alimentação (TORRES et al., 2007).
Justificativa
A alimentação escolar visa oferecer nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento saudável de estudantes, contribuindo para a manutenção das condições de nutrição ideais à aprendizagem. No entanto, a falta de higiene no preparo dos alimentos ofertados pode disseminar doenças, mesmo que o cardápio esteja balanceado nutricionalmente. Assim, é imprescindível uma produção que preze por práticas que garantam a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos, tornando-os livres de contaminantes físicos, químicos e biológicos. Isto só pode ser obtido por meio da manipulação em ambiente e com procedimentos adequados, o que torna fundamental a capacitação e/ou treinamento dos manipuladores de alimentos responsáveis pelo preparo e distribuição da merenda escolar, tornando-os agentes especialistas em garantia da segurança na produção de alimentos e promoção da saúde na escola.
Público Alvo
O presente projeto terá duração terá como ambiente de execução 2 (duas) escolas municipais de Sobral-CE: o Centro de Educação Infantil Professor Arry Rocha de Oliveira (e anexo), que atendem a 398 alunos e a Escola Maria do Carmo Andrade de Educação Infantil e Ensino Fundamental (e anexos), que atendem a 733 alunos. Serão alvo das ações do presente estudo os manipuladores de alimentos das escolas envolvidas. Cada escola, com seus anexos, possui o total de 4 (quatro) manipuladores de alimentos responsáveis pela merenda, sendo portanto convidados a participar do projeto, um total de 8 (oito) funcionários, na faixa etária de 20 a 65 anos. Além disto, envolverá 03 alunos bolsistas e 01 voluntário, matriculados regularmente no IFCE.
Objetivo Geral
Averiguar os procedimentos adotados no preparo de alimentos em cantinas escolares do município de Sobral-CE e promover a produção de alimentos seguros.
Objetivo Específico
Avaliar o cumprimento das boas práticas de fabricação (BPF) exigido pela legislação vigente; Classificar as cantinas de acordo com o nível de adequação à norma; Apontar riscos de contaminação alimentar advindos das não conformidades porventura encontradas, oriundas do não cumprimento das boas práticas; Verificar o nível de conhecimento dos manipuladores quanto às BPF; Capacitar e/ou aperfeiçoar as práticas dos manipuladores de alimentos quanto à importância da adoção das boas práticas; Verificar o conhecimento dos manipuladores quanto às BPF após a capacitação.
Metodologia
Consistirá em 12 fases, que incluem: apresentação entre a equipe de trabalho (coordenador do projeto e discentes); familiarização com os ambientes de trabalho e manipuladores de alimentos das escolas envolvidas; verificação das BPF nas cantinas escolares, conforme a RDC 216/2004 ANVISA; classificação das cantinas escolares conforme a legislação sanitária (RDC 275/2002 ANVISA) e elaboração dos gráficos e tabelas; relato dos resultados aos gestores e manipuladores de alimentos das escolas envolvidas; sondagem do conhecimento dos manipuladores de alimentos; preparo da capacitação e/ou treinamento em controle higiênico sanitário na produção de alimentos; capacitação dos manipuladores de alimentos; avaliação da efetividade da capacitação e/ou treinamento e avaliação geral do projeto com elaboração do relatório final.