Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Programa
Título:
Ciclo Violonístico do IFCE
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
01/09/2020
Previsão de Fim:
01/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
200
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
5000
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tauá
Tabuleiro do Norte
Limoeiro do Norte
Jaguaribe
Itapipoca
Canindé
Formas de Avaliação:
Reunião
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Renato Mendes Rosa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cledinaldo Alves Pinheiro Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 24/08/2020 01/12/2022
Jaco Silva Freire IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 24/08/2020 01/12/2022
Jose Paulo Pereira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 24/08/2020 01/12/2022
Jose Wellington Borges Araujo Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 24/08/2020 01/12/2022
Renato Mendes Rosa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 24/08/2020 01/12/2022
Yuri Carvalho Barreto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 24/08/2020 01/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
IFCE - Campus Tabuleiro do Norte Sim Outro (Participação docente)
IFCE - Campus Canindé Sim Outro (Participação docente)
IFCE - Campus Tauá Sim Outro (Participação docente)
IFCE - Campus Jaguaribe Sim Outro (Participação docente)
IFCE - Campus Limoeiro do Norte Sim Outro (Participação docente)
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Recital Didático Virtual com Renan Simões Evento
Mesa Redonda: violão e o ensino superior Evento
Apresentação
O Ciclo Violonístico do IFCE é um programa de extensão multicampi que tem por objetivo fomentar ações relacionadas ao ensino, pesquisa e performance do violão no âmbito do IFCE. Neste programa são promovidas palestras, mesas-redondas, apresentações musicais, seminários acadêmicos e cursos de formação inicial e continuada vinculadas a temáticas do ensino e prática do violão.
Justificativa
Com o crescimento das atividades em educação musical no Instituto Federal do Ceará em razão da implementação de novos cursos licenciatura em música e técnicos em instrumento musical - além da inclusão de docentes de música nos diversos cursos técnicos integrados - percebemos a emergência de ações coletivas que contribuam para solidificação do campo do ensino de música e fortaleça a interação entre os diferentes campi do IFCE. Algumas intervenções coletivas já têm sido realizadas pelo corpo docente como, por exemplo, a Bienal Internacional de Música e os Fóruns Virtuais de Educação Musical do IFCE. Entretanto, compreendemos que ainda há a necessidade de formulação de ações com base demandas específicas da educação e da prática musical. Nesse sentido propomos o Ciclo Violonístico do IFCE, a fim de promover o desenvolvimento coletivo do campo de estudos do violão na instituição. As ações previstas neste programa incluem atividades formativas, como cursos de Formação Inicial e Continuada, palestras e mesas-redondas; ações de fomento cultural, como as apresentações musicais; e, por fim, ações de produção e divulgação científica, como os seminários acadêmicos de violão. Assim, o programa é pensado a partir da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão – princípio que estrutura o funcionamento dos Institutos Federais de Educação. Como base nestes pressupostos, justifica-se a execução deste programa de extensão.
Público Alvo
As ações de extensão promovidas beneficiarão, sobretudo, a comunidade de músicos e estudantes de música das cidades e regiões em que os campi do IFCE estão sediados. Os eventos culturais como, por exemplo, as apresentações musicais, serão realizadas sempre de forma pública e gratuita, garantindo, assim, o acesso de toda a comunidade externa ao IFCE. Além disso, parte das intervenções planejadas serão realizadas no formato virtual, por meio de plataformas de acesso gratuito. Desse modo, o programa poderá atingir o público de municípios e regiões fora do domínio do IFCE.
Objetivo Geral
Fomentar ações de extensão relacionadas ao ensino, pesquisa e performance do violão no âmbito do IFCE.
Objetivo Específico
- estimular o desenvolvimento do campo violonístico no IFCE; - realizar palestras e/ou mesas-redondas com temáticas relacionadas à pedagogia, pesquisa e performance do violão; - promover apresentações musicais de professores e alunos nos campi do IFCE; - realizar seminários acadêmicos de violão no IFCE; - promover cursos de Formação Inicial e Continuada relacionados ao violão.
Metodologia
O programa será executado de duas formas: por meio de ações coletivas multicampi; e por meio da vinculação de ações individuais alinhadas às premissas do programa. Assim: (i) as ações multicampi são organizadas coletivamente entre os docentes participantes e tem por objetivo promover atividades que contemplem docentes de dois ou mais campi. As ações poderão ser realizadas de forma virtual, por meio de plataformas digitais, ou de forma presencial. (ii) ações individuais são atividades - eventos, projetos e cursos FIC - realizadas pelos docentes participantes em seu campus de lotação, vinculados às propostas do programa. Com isso, poderemos concentrar e identificar as ações realizadas no campo do violão no IFCE. São ações previstas: ciclos de mesas-redondas virtuais e presenciais com convidados externos; intercâmbio de palestras e apresentações musicais de docentes; seminários acadêmicos anuais; cursos de iniciação musical ao violão; cursos de aperfeiçoamento musical ao violão; apresentação musical de violonistas convidados; apresentação musical de estudantes dos cursos regulares e extensão.