Exibir Ação

Campus:
CAMPUS BATURITE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Live: Geoparques como fator de desenvolvimento do Geoturismo
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Turismo
Data de Início:
29/09/2020
Previsão de Fim:
29/09/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Encontro
Nome do Responsável:
Temilson Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Marcos Antonio Leite do Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Integrante Sem vínculo Não 2 29/09/2020 29/09/2020
Rafael Celestino Soares Universidade Regional do Cariri Integrante Sem vínculo Não 2 29/09/2020 29/09/2020
Temilson Costa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 29/09/2020 29/09/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Universidade Regional do Cariri Não
UFRN - NATAL RN Não
IFCE Baturité Não
Projeto Pensar Turismo Debate Não
Universidade Regional do Cariri Não
UFRN - NATAL RN Não
IFCE Baturité Não
Projeto Pensar Turismo Debate Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Os setores de turismo e hospitalidade vivenciam grandes transformações no mercado consumidor, exigindo das empresas e dos profissionais que atuam nesta área, acompanhar as novas tendências e estarem prontas para atender uma clientela cada vez mais exigente, necessitando, no entanto, que os profissionais do setor sejam capazes de articular conhecimentos, habilidades e valores em níveis crescentes de complexidade de acordo com as exigências do mercado de trabalho. Vislumbrando novos nichos de mercado e com a crescente procura por regiões turísticas com potencialidades voltadas ao meio físico, incluindo-se neste contexto as áreas formadas por processos geológicos, principalmente com visitas a geossítios e monumentos naturais, tornou o mercado do Geoturismo uma novidade para as agências de turismo e para os profissionais com conhecimentos neste segmento. Nesse sentido, e em sintonia com as constantes transformações desse mercado, propomos realizar um debate que aborde o tema Geoturismo, criando condições para que as pessoas compreendam a importância desse nicho de mercado e ampliem os seus conhecimentos em relação as potencialidades turísticas voltadas a esse segmento.
Justificativa
A partir da década de 90 o turismo experimenta um novo processo de crescimento tornando-se o maior movimento de pessoas já ocorrido na história da humanidade. Revela-se também, como uma das principais atividades econômica mundial, superando setores tradicionais, como o mercado petrolífero, automobilístico, eletrônico e farmacêutico. A atividade tornou-se mais exigente com o produto e a forma de desenvolvimento, pois passou a cobrar maior qualidade, conteúdo e consciência ambiental. Como resultado disso, verifica-se um crescimento no turismo voltado para a natureza, ou seja, a busca de uma consciência focado em informações sobre o ambiente interferindo na escolha dos destinos. Em pontos turísticos naturais já estabelecidos, como Foz do Iguaçu ou Corcovado, a informação geológica apresentada de maneira didática e palatável faz com que o turista leve essa informação ao seu país ou local de origem, contribuindo imensamente com a divulgação do ponto visitado, com o acréscimo cultural e aumento da consciência ambiental do visitante e, em última instância, com melhorias na economia local. Nesse sentido, o Geoturismo trata-se da possibilidade de transformar um ponto de interesse geológico em atrativo turístico, ou seja, observarmos um afloramento de arenito mostrando marcas da existência de geleiras no passado das regiões, recebendo a implantação de infraestrutura nas comunidades, a partir da preparação do ambiente para receber pessoas. Por tudo isso, sugerimos a realização do debate através do Projeto Pensar Turismo, com dois profissionais dessa a´rea, onde conheceremos as potencialidades turísticas do Georpark Araripe NO CE e o Geoparque Seridó no RN.
Público Alvo
Estudantes de Turismo e Hospitalidade e pessoas interessadas no tema
Objetivo Geral
Proporcionar informações básicas com a finalidade de identificar na geodiversidade um potencial atrativo turístico
Objetivo Específico
* Promover a integração entre as atrações geológicas e o turismo; * Entender a importância do patrimônio natural do CE e RN e seus processos de formação; * Ampliar os conhecimentos dos profissionais do Turismo, possibilitando compreender a importância da área de geodiversidades, como potencialidades Geoturísticas.
Metodologia
As estratégias metodológicas adotadas para o desenvolvimento deste encontro, que se realizará de forma virtual, devem proporcionar uma participação ativa, adotando condições de entender a importância da geodiversidade no desenvolvimento do Geoturismo. Recomenda-se procedimentos que envolvam análise e entendimentos que integrem teoria e prática, focalizando o contexto de um trabalho interdisciplinar, objetivando mobilizar o raciocínio contextualizando informações, que proporcione aos profissionais da área de turismo e hospitalidade entender a importância dos Geoparques auxiliando no desenvolvimento do Geoturismo, visando o conhecimento de tendências do mercado de trabalho, a reflexão e o aperfeiçoamento profissional.