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Campus:
CAMPUS ARACATI
Tipo da Ação:
Evento
Título:
A ARTE DE NÃO FAZER ABSOLUTAMENTE NADA
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Visuais
Data de Início:
24/11/2020
Previsão de Fim:
26/11/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
24
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Charles Vasconcelos Vale
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Charles Vasconcelos Vale IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 24/11/2020 26/11/2020
Rafael de Sousa Carvalho IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 24/11/2020 26/11/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O nada, em seus múltiplos sentidos conceituais fora - e ainda o é - estudado amplamente pelas mais variadas áreas do conhecimento. O nada enquanto categoria conceitual atravessa a filosofia, a sociologia, a antropologia, a física, a matemática etc. Cada área tece seus textos, e, suas texturas acerca deste conceito. Nós o abordaremos enquanto potência criadora na grande área de conhecimento chamada Arte a partir da História da Arte numa articulação transdisciplinar com áreas correlatas partindo das imagens rumando à outros elementos culturais. O minicurso terá como recorte historiográfico, marcadamente, as produções artísticas dos séculos XIX, XX e XXI, por notarmos que tais séculos, por suas formas de vida, descortinam subtemas fundamentais sobre o “não fazer”, a saber: o Ócio, a Resistência, a Greve, a Flânerie, a Recusa, o Cansaço, o Esgotamento. A Literatura, a Performance, o Cinema e o Desenho são algumas das forças expressivas, ou linguagens, que serão utilizadas nessa ação extensionista no intuito de repertoriar as modulações da estética enquanto proposição poética.
Justificativa
Pretendemos com este minicurso proporcionar ao toda a comunidade interna/externa do IFCE o contato com alguns conceitos/práticas fundamentais da História da Arte do século XIX ao XXI, a saber: Ócio, Estética, Esteticismo, Flânerie, Dandismo, Decadentismo, Niilismo.
Público Alvo
Estudantes e profissionais das mais diversas instituições de ensino e/ou interessados pela temática abordada no curso proposto, bem como, de forma geral.
Objetivo Geral
O objetivo primordial do evento aqui ventilado é apresentar um recorte da História da Arte (do século XIX ao XXI) tendo como leitmotiv o gesto artístico em suas recusas e afirmações; ora apresentada enquanto artifício poético, ou ainda, a própria recusa (ócio, greve, contemplação, flânerie, deriva etc.) como proposição estética.
Objetivo Específico
-Apresentar conceitos operatórios da História da Arte e da Estética; -Proporcionar leituras imagéticas e literais acerca das temáticas abordadas; -Fomentar a arte e a cultura a partir de produções artísticas e reflexões estéticas; -Socializar as produções dos cursistas a partir da produção de um sketchbook virtual.
Metodologia
O Minicurso acontecerá de forma remota utilizando a ferramenta Google Classroom. Serão três dias de atividades (vide programação em anexo). Além de todo o material de apoio disponibilizado na citada plataforma de ensino (links, textos, slides etc.), faremos videoconferências diárias possibilitando um contato mais imediato para com os cursistas, permitindo também o acesso tempestivo, já que as videoconferências serão gravadas e posteriormente disponibilizadas na sala virtual. A avaliação dos cursistas levará em consideração a participação nas atividades propostas (leituras, debates e produções estéticas).