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Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Cine debate nas ciências
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Mídia Artes
Data de Início:
03/12/2020
Previsão de Fim:
20/11/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Cristiano Tenorio dos Santos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Claudio Antonio Soares Damasceno IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/12/2020 20/11/2021
Cristiano Tenorio dos Santos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 03/12/2020 20/11/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto de extensão aqui proposto, denominado CINE DEBATE CIÊNCIA na escola, pretende realizar quinzenalmente apresentações de películas cinematográficas - privilegiando o cinema internacional, nacional e local - e promover debates a partir de temas relacionados a diversas áreas (a serem escolhidos a partir das reuniões de planejamento) através de uma discussão guiada por um professor convidado. Nesse momento de pandemia, as sessões serão realizadas de forma online e posteriormente para atender também às demandas da comunidade externa, as sessões serão alternadamente realizadas nos espaços do Campus Iguatu. Estes espaços de exibição dos filmes objetiva incitar a sensibilidade estética e ética através do estímulo à reflexão sobre questões de ordem social e técnica, possibilitando trocas de conhecimento entre os participantes da sessão. A iniciativa visa cooperar com a diminuição da exclusão cultural a que estão submetidas as populações mais afastadas dos grandes centros urbanos no que se refere à produção cinematográfica fora dos holofotes da mídia e da cultura de massa, assim como fortalecer os princípios da Instituição, contribuindo para uma formação plural e cidadã dos estudantes do campus e da comunidade externa
Justificativa
O cinema vem se consolidando como uma importante ferramenta educativa na medida em que promove uma inserção estética por parte dos alunos a partir do contato destes com o produto cinematográfico enquanto obra de arte, possibilitando-lhes ter acesso a novos conhecimentos e suscitando neles novos questionamentos. Partindo do pressuposto de que a produção cinematográfica é essencialmente cultural e trabalha com uma linguagem mais próxima da que os alunos da geração atual estão habituados, seria assertivo pensar que, no cotidiano escolar, essa linguagem pode ter força suficiente para transformar socialmente o indivíduo, sua maneira de pensar e de agir, integrando, informando, educando, divertindo, gerando conhecimento e envolvendo professores, alunos e a comunidade escolar num trabalho coletivo e guiado pela Arte-educação. Outro argumento pertinente para a validação e legitimação deste projeto é a possibilidade de sistematizar, no campus de comunidade escolar, o cumprimento da Lei Nº 13.006, de 26 de junho de 2014, que acrescenta § 8o ao art. 26 da Lei no 9.394 (LDB) para obrigar a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica. Destacamos a importância dessa lei para a promoção do acesso ao cinema nacional por um público novo, até então distante das salas de cinema nacional, proporcionando um significativo aumento de repertório para educadores e estudantes. O vídeo parte do concreto, do visível, do imediato, próximo, que toca todos os sentidos. Mexe com o corpo, com a pele - nos toca e "tocamos" os outros, estão ao nosso alcance através dos recortes visuais, do close, do som estéreo envolvente. Pelo vídeo sentimos, experienciamos sensorialmente o outro, o mundo, nós mesmos (MORAN, 1995, p.1).
Público Alvo
A iniciativa visa cooperar com a diminuição da exclusão cultural a que estão submetidas as populações mais afastadas dos grandes centros urbanos no que se refere à produção cinematográfica fora dos holofotes da mídia e da cultura de massa, assim como fortalecer os princípios da Instituição, contribuindo para uma formação plural e cidadã dos estudantes do campus e da comunidade externa. Todos poderão participar das sessões dos filmes exibidos.
Objetivo Geral
O objetivo geral deste projeto é incitar a sensibilidade estética e ética através do estímulo à reflexão sobre questões de ordem social e técnica, possibilitando trocas de conhecimento entre os participantes das sessões de cinema, além de cooperar com a diminuição da exclusão cultural a que estão submetidas as populações mais afastados dos grandes centros urbanos no que se refere à produção cinematográfica fora dos holofotes da mídia e da cultura de massa, contribuindo para uma formação plural e cidadã dos estudantes do campus e da comunidade externa.
Objetivo Específico
Incitar a sensibilidade estética e ética através do estímulo à reflexão sobre questões de ordem social e técnica, possibilitando trocas de conhecimento por meio do dialogo entre os participantes das sessões de cinema. Cooperar diretamente com a diminuição da exclusão cultural a que por diversas vezes estão submetidas as populações mais afastados dos grandes centros urbanos no que se refere à produção cinematográfica fora dos holofotes da mídia e da cultura de massa, contribuindo para uma formação plural e cidadã dos estudantes do campus e da comunidade externa. E ainda, estimular a exibição de filmes regionais nos espaços da presente instituição.
Metodologia
Com relação às sessões: As sessões acontecerão quinzenalmente tanto para a população do Instituto e quanto para a população externa, nesse momento pandêmico de forma on-line. Para a sua realização, nesse momento remoto será necessário que o aluno possua um equipamento eletrônico e que possua acesso a internet no momento. Com relação à divulgação das sessões, serão produzidos cartazes informando o filme, o horário e local de exibição e a temática discutida no debate posterior. Eles serão fixados nos quadros de aviso do Instituto. O coordenador também passará nas salas divulgando a sessão, assim como os professores colaboradores. É importante salientar que o horário e local da exibição será divulgado em escolas, pelo menos, uma semana de antecedência Pós pandemia será necessário um projetor, uma tela e uma caixa de som. Para as sessões internas, um dos auditórios será reservado para a exibição. O horário e local da exibição no Instituto serão decididos na reunião de planejamento e levarão em consideração o horário disponível do professor debatedor (colaborador ou convidado). A flexibilização de horários pode ser interessante por permitir que alunos de turnos diferentes possam assistir às sessões. Os debates acontecerão ao término da exibição da película, com uma fala inicial do professor e, posteriormente, com a participação da plateia. É possível que haja mais de um professor conduzindo o debate, caso assim seja decidido na reunião de planejamento. Nesse caso, a exibição pode representar uma ação produtiva para colocar em prática os temas transversais, permitindo o diálogo entre duas áreas através do tratamento do mesmo tema. Com relação à divulgação das sessões, serão produzidos cartazes informando o filme, o horário e local de exibição e a temática discutida no debate posterior que serão divulgados com antecedência para comunidade nas redes sociais do instituto e/ou criadas pelo projeto. no pós pandemia cartazes serão fixados nos quadros de aviso do Instituto. O coordenador também passará nas salas divulgando a sessão, assim como os professores colaboradores. É importante salientar que o horário e local da exibição será divulgado em escolas, pelo menos, uma semana de antecedência.