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Campus:
CAMPUS UBAJARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Olimpíada Cearense de Química
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Espaços de ciência
Data de Início:
25/01/2021
Previsão de Fim:
25/01/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
2000
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
10000
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jefferson Saraiva Ferreira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ambrosio Martins da Cunha IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 14/12/2020 14/12/2021
Cicero Waldemir Vital da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/01/2021 14/12/2021
Jefferson Saraiva Ferreira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 14/12/2020 14/12/2021
Josenir Barreto de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/12/2020 14/12/2021
Jose Roberval Candido Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/12/2020 14/12/2021
Pedro Hermano Menezes de Vasconcelos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/12/2020 14/12/2021
Regis Lopes Nogueira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/12/2020 14/12/2021
Samuel Pedro Dantas Marques IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/12/2020 14/12/2021
Sebastiao Junior Teixeira Vasconcelos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/12/2020 14/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Universidade Federal do Ceará Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
As Olimpíadas Científicas são consideradas momentos importantes para a divulgação científica, como também para a descoberta e incentivo de novos talentos. Como tem caráter competitivo, estimula os professores e alunos. A Olimpíada Cearense de Química (OCQ) é um projeto educacional que tem como objetivo principal identificar jovens com talento e aptidão para o estudo da Química, estimulando-os à curiosidade científica, bem como, incentivando-os a aplicar seus conhecimentos e suas habilidades. Isto pode ser realizado através do espírito olímpico, que além de promover um maior entrosamento entre professores e estudantes, favorece o enriquecimento de suas formações acadêmicas, demonstrando que é possível melhorar significativamente seus desempenhos. Neste sentido, a Olimpíada será um fator importante na geração de recursos humanos na área de Química, estimulando os alunos a estudar e ter bons rendimentos nas disciplinas da Química, resultando na redução da evasão escolar e reprovação nestas disciplinas. No Brasil, as Olimpíadas de Química dos Ensinos Fundamental e Médio são Programas sólidos, que têm contribuído fortemente para a descoberta de novos talentos e incentivado alunos de Escolas Públicas e Privadas brasileiras ao estudo da Química. Vários estudantes que participaram de olimpíadas científicas encontram-se fazendo parte do corpo discente de grandes Universidades no Brasil e no exterior, dentre as quais, a University of Southern Califórnia e em Harvard. A Olimpíada proposta neste projeto pretende envolver os professores e estudantes da Universidade Federal do Ceará, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, bem como de outras Instituições de Ensino Superior, com professores de Química do Ensino Fundamental e Ensino médio de escolas públicas e particulares do Estado do Ceará, com o objetivo de selecionar estudantes cearenses para a participação nas Olimpíadas Norte-Nordeste de Química, Olimpíada Brasileira de Química e da Olimpíada Internacional na mesma modalidade. A participação de estudantes cearenses nestes certames favorece à busca do conhecimento na área, formação de recursos humanos que poderá contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico no âmbito estadual, nacional e internacional. A equipe executora da OCQ envolverá Professores do Ensino Superior e do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, especialistas nas diferentes áreas da Química, que contribuirão com a elaboração das provas e apoio logístico, sendo as provas realizadas em duas fases. A equipe executora da OCQ envolverá Professores do Ensino Superior e do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, especialistas nas diferentes áreas da Química, que contribuirão com a elaboração das provas e apoio logístico, sendo as provas realizadas em duas fases. A primeira fase se refere à avaliação objetiva, contendo questões de múltipla escolha. Os candidatos que alcançarem pontuação superior a 50% da pontuação total da prova serão selecionados para a segunda fase. A prova da fase II constará um total de 15 questões objetivas e dissertativas sobre os conteúdos descritos no conteúdo programático. Os candidatos que alcançarem pontuação que os classifiquem nos primeiros lugares, receberão medalhas de ouro (1º e 2º lugares), prata (3º ao 6º lugares) e bronze (7º ao 12º lugares) em Cerimônia de entrega de medalhas divulgada antecipadamente. Os demais candidatos receberão certificados de honra ao mérito. Demais premiações ficarão a cargo do Programa Nacional das Olimpíadas de Química e com projetos financiados pelos órgãos de fomento. Portanto, essa ação de extensão visa melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Química em nosso país, estimulando alunos e professores a um aprimoramento maior propiciado pela participação na OCESQ. Esta proposta visa também diminuir a evasão escolar dos estudantes dos ensinos fundamental e médio do Estado do Ceará, através do espírito olímpico. Em suma, tal evento irá contribuir imensamente para formação de melhores profissionais na área de química, bem como, estimular o engajamento dos estudantes à participação de pesquisas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação em todo o País.
Justificativa
A Olimpíada Internacional de Química (International Chemistry Olympiad - IChO) é uma competição anual organizada inicialmente na Checoslováquia em 1968 direcionada a estudantes de ensino médio. Cada ano a IChO reúne aproximadamente 320 estudantes de 80 países para participarem de exames teóricos e práticos de Química. Este evento representa o ponto culminante dos sistemas nacionais das Olimpíadas de Química e é reconhecido como um meio de incentivar estudantes de alto nível a entrarem nos Cursos Graduação em Química, favorecendo a melhoria nos níveis educacionais. A preparação para a participação de uma Olimpíada Internacional requer bastante esforço de professores e alunos do ensino médio devido ao alto nível deste evento. Um dos objetivos da IChO é estimular os estudantes interessados a participar de soluções de problemas químicos de forma criativa e à cooperação num ambiente de entendimento internacional. O Ceará tem participado de diversas edições da Olimpíada Brasileira de Química e Olimpíada Norte-Nordeste de Química, através de seus estudantes sempre com boas colocações, inclusive nas Olimpíadas Internacionais, mostrando ao mundo o excepcional desempenho de nossos estudantes, tanto que em 2020 foram conquistadas três medalhas de bronze e uma medalha de prata na IChO.
Público Alvo
Estudantes de escolas públicas e privadas do ensino fundamental II (Oitavo e nono ano) e Ensino Médio (Primeiro ao quarto ano)
Objetivo Geral
Estimular os estudantes do 8º ano do ensino fundamental ao 4º ano do ensino médio à curiosidade científica, contribuindo para a descoberta de jovens talentos na área de Química, incentivando-os a se aperfeiçoarem e desenvolverem seus conhecimentos e habilidades a partir do espírito olímpico.
Objetivo Específico
a) Identificar os estudantes de maior destaque dos ensinos fundamental e médio na área de Química do Estado do Ceará; b) Selecionar e capacitar os estudantes que poderão representar o Brasil em competições internacionais de Química a partir do seu desempenho na OCQ; c) Contribuir para formação de profissionais na área de Química no Ceará; d) Estimular o ensino, o estudo e a pesquisa na área de Química no Ceará; e) Incentivar ao engajamento dos estudantes nos cursos graduação em Química do Estado do Ceará; f) Promover a formação de parcerias interinstitucionais na área de Química; g) Promover a criação de turmas preparatórias para Olimpíadas de Química nos diverso campi do IFCE;
Metodologia
O presente projeto se propõe a realizar anualmente a Olimpíada Cearense de Química (OCQ) seguindo os seguintes parâmetros: Inscrição Para realizar as inscrições dos estudantes, o professor/representante da escola deverá preencher a ficha de cadastro eletrônico do professor/representante, disponibilizada on-line no sítio ceara.obquimica.org no período de inscrição estabelecido pela Coordenação da OCQ. A seleção da fase I é de responsabilidade do Professor responsável pela inscrição na escola de origem dos estudantes. A inscrição dos estudantes que participarão da fase II deve ser feita pelo professor/representante da escola diretamente no sítio ceara.obquimica.org, até o dia do encerramento das inscrições sob supervisão da Coordenação de Pólo. Cada escola (sede) poderá inscrever até 50 estudantes por modalidade. Modalidades A OCQ consta de duas (2) modalidades: (OCQ-A) poderão participar estudantes do 8º ano, 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio e a modalidade (OCQ-B), os estudantes do 2º, 3º e 4º anos do ensino médio. Comissão de provas As provas serão elaboradas por professores qualificados em cada área, numa equipe multidisciplinar e interinstitucional. Os integrantes da Comissão de provas são responsáveis pela elaboração, execução e correção das provas da Olimpíada Cearense de Química (OCQ). No período anterior à aplicação das provas serão selecionados Coordenadores de Pólos, fiscais e Coordenadores de sala, preferencialmente alunos pertencentes a Cursos de Graduação e Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior do Ceará. Coordenação de Pólo Cabe Coordenador de Pólo divulgar e estimular a participação dos estudantes de sua região na prova de primeira fase, sendo este responsável por supervisionar a inscrição desses estudantes. No momento de aplicação da prova, o mesmo será responsável pela supervisão da logística e da infraestrutura local. Ao término da prova, o Coordenador de Pólo deverá lançar no sistema a pontuação de cada aluno, devendo encaminhar a folha de respostas de cada inscrito, inclusive a dos que não comparecerem à comissão organizadora para fins de transparência e arquivamento. Em cada sala onde serão aplicadas as provas deverão estar presentes um Coordenador de sala e pelo menos 2 (dois) fiscais.