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Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Reconstruindo a rotina de estudos durante a pandemia: escuta, acolhimento e orientações pedagógicas como possibilidade de melhor desempenho nas atividades letivas.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Apoio à Gestão de Redes de Educação Públicas
Data de Início:
27/01/2021
Previsão de Fim:
27/04/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Questionário
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Roberta da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Annie Karoline Bezerra de Medeiros IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 27/01/2021 27/04/2021
Carlos Robson Souza da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 27/01/2021 27/04/2021
Carlos Winston Guedes Bezerra IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 27/01/2021 27/04/2021
Jadna Mony Gregorio Freitas IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 27/01/2021 27/04/2021
Raquel de Oliveira Santos Lira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/01/2021 27/04/2021
Roberta da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 27/01/2021 27/04/2021
Rosana Maria Cavalcanti Soares IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/01/2021 27/04/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto destina-se a desenvolver atividades como foco nos cuidados com as condições de aprendizagem dos alunos durante as atividades letivas no formato remoto. Considera-se que o período de suspensão das atividades letivas tenha reflexos nas condições de aprendizagem dos alunos, o que pode acentuar o crescimento dos indicadores de insucesso acadêmico, tais como a retenção e evasão escolar. Considerando a aprendizagem como um fenômeno extremamente complexo, que envolve aspectos cognitivos, emocionais, orgânicos, psicossociais e culturais, MORIN (2003, p.15) observa que “o ser humano é a um só tempo físico, biológico, psíquico, cultural, histórico e social.” Nessa perspectiva, compreendemos que o período de isolamento social trouxe consequências negativas diante do processo de aprendizagem, pois entende-se que as emoções, numa perspectiva cognitiva, surgem como “mecanismos mentais presentes na percepção, no pensamento, na atenção, na memória, de cada indivíduo; a serem utilizados sempre que necessário para dar respostas apropriadas aos acontecimentos a que sejam submetidos.” (ALMEIDA, 2016, p.3) A aprendizagem é mediada por uma série de fatores relacionados à emoção e à afetividade. Compreende-se que um importante determinante do desempenho escolar dos estudantes está relacionado à questão afetiva: emoções, atitudes, interesses\motivações, embora o processo de educação escolar priorize em demasiado aspectos cognitivos como: raciocínio, memória, percepção, linguagem. (ENUMO; FERRÃO; RIBEIRO, 2006). A escola precisa configurar-se como um espaço em que são estabelecidas relações positivas, sobretudo, diante de um contexto marcado pelo isolamento social e afastamento das atividades escolares. De acordo com Polanczyk (2020), alguns dos transtornos observados na infância e na fase da adolescência podem representar relevância social, prejudicando indivíduos em suas fases produtivas, com prejuízos que podem se acumular a fase adulta. Cabe à escola, diante do cenário posto de pandemia, buscar alternativas de enfrentamento dessas questões que estão presentes no ensino remoto.
Justificativa
Consideram-se ainda fatores comumente identificados como causadores da evasão e retenção escolar, dentre outras, questões pessoais e de saúde do estudante ou de familiar, tais como: Problemas pessoais, familiares e sociais, autoestima baixa, cansaço físico e mental, problema de saúde. O desenvolvimento da presente proposta considera efeitos do isolamento social na aprendizagem dos estudantes e espera como resultados:  Minimização dos efeitos da pandemia na aprendizagem dos estudantes;  Redução de indicadores de evasão e retenção escolar no período letivo;  Construção de estratégias pedagógicas eficazes na reconstrução da trajetória acadêmica dos estudantes no retorno ás aulas;  Fortalecimento do acompanhamento pedagógico dos estudantes;  Maior possibilidade de aprendizagem por parte dos alunos.
Público Alvo
 Alunos das escolas de Educação Básica;  Professores das escolas de Educação Básica.
Objetivo Geral
Promover espaços de acolhimento e orientações pedagógicas aos estudantes com dificuldades diante da rotina de estudos na modalidade remota por ocasião da pandemia, como foco na minimização dos efeitos provocados pelo isolamento social no processo de ensino-aprendizagem.
Objetivo Específico
⮚ Organizar grupos de alunos a partir de instrumental diagnóstico de modo a facilitar o desenvolvimento das atividades propostas em grupos distintos; ⮚ Realizar rodas de conversa para socialização e acolhimento da percepção dos alunos diante da retomada da rotina de estudos; ⮚ Realizar oficinas temáticas com foco nas manifestações apontadas pelos estudantes nas rodas de conversa; ⮚ Elaborar material de orientações pedagógicas voltado às demandas apontadas pelos estudantes.
Metodologia
O presente projeto prevê a realização de atividades de interação, nas modalidades de oficinas e de rodas de conversa com enfoque na temática das condições favoráveis de aprendizagem, configurando-se, prioritariamente, como momentos de escuta e acolhimento a estudantes, para orientações sobre a reconstrução de suas trajetórias de estudo.