Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Aperfeiçoamento para alunos e profissionais de Cursos Técnicos em Edificações, por intermédio de alunos de cursos universitários
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
21/12/2020
Previsão de Fim:
21/06/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Questionário
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Rafael Gomes Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Rafael Gomes Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 21/12/2020 21/06/2021
Rennan Augusto Silva Cavalcanti IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 21/12/2020 21/06/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O conhecimento pode vir por uma infinidade de formas, e dentro do meio acadêmico ele vem definido nas grades curriculares de cada curso com o formalismo estabelecido pelas autarquias educacionais e ministradas pelo olhar cuidadoso e catedrático do docente, com sua metodologia própria. Mas essa visão de transmissão do conhecimento por meio do docente não é única e nem seria bom que fosse. Dentro de cada temática, têm-se diversas maneiras de se apresentar um conteúdo. Que bom que as possibilidades são imensas. Por mais que o professor sonde cada turma, a partir de suas peculiaridades, para optar alguma metodologia para transmitir o conhecimento, e decida por uma que englobe a maioria dos alunos, esta metodologia não atenderá totalmente a cada demanda individual discente, e provavelmente nunca será atingida esta meta. Portanto, quanto mais perspectivas de transmissão de um determinado conteúdo dentro do currículo objetivado e/ou que o complemente, mais tangível será a inclusão de mais e mais alunos com a fixação de temáticas. O projeto de trazer alunos de diversos cursos universitários como Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Tecnologia em Manutenção Industrial, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Enfermagem, etc., visa atingir os alunos e profissionais Técnicos em Edificações, entrando em temáticas que ele já conhece ou irá conhecer, bem como complementares, na visão de futuros profissionais que dominam e aprenderam de formas diferentes as temáticas correlatas, consolidando também os conceitos vistos em sala de aula, buscando firmar de forma interdisciplinar e mais abrangente os conteúdos para a atuação futura.
Justificativa
A pedagogia aplicada pelo docente nem sempre atinge as peculiaridades de todos os discentes em sala de aula. Desse ponto de vista, percebe-se que os alunos e profissionais de Cursos Técnicos em Edificações precisam de outras maneiras de inseridos no processo de ensino-aprendizagem e mercado de trabalho, além disso, aperfeiçoarem os conteúdos definidos em sua formação curricular. Então, a apresentação de temáticas interdisciplinares, ou mesmo curriculares, por meio de alunos de diversos cursos de nível superior, trazendo à tona as maneiras que fizeram para aprender ou que seus professores transmitiram os assuntos, bem como novas metodologias de transmissão, irão trazer uma maior possibilidade de consolidação e expansão dos conteúdos necessários para a futura ação profissional do Técnico em Edificações.
Público Alvo
Estudantes e Profissionais Técnicos em Edificações, cursando ou formados em instituições públicas ou privadas de ensino do estado do Ceará, com foco no conjunto de municípios adjacentes à Crateús.
Objetivo Geral
Realizar minicursos, palestras e debates a partir de diversos métodos de transmissão dos conteúdos estabelecidos na grade curricular do Técnico em Edificações, bem como fazer intercâmbio e interdisciplinaridade com outros cursos, relacionados à atuação profissional.
Objetivo Específico
- Difundir maneiras diferentes de aprendizagem; - Construir conhecimento a partir do debate de ideias por meio da visão de alunos de outros cursos; - Inserir o aluno e profissional Técnico em Edificações nas diversas áreas e setores correlatos à sua atuação; - Consolidar e expandir o aprendizado das disciplinas curriculares.
Metodologia
Minicursos, debates e palestras por meio da plataforma Google Meet.