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Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
A FORMAÇÃO A PARTIR DAS ARTES PARA AS ARTES: TRANSMITINDO CONHECIMENTO DE FORMA INTERDISCIPLINAR EM PERÍODO DE PANDEMIA
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Mídia Artes
Data de Início:
25/01/2021
Previsão de Fim:
30/06/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
70
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Antonia de Jesus Sales
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonia de Jesus Sales IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 3 25/01/2021 30/06/2021
Cledinaldo Alves Pinheiro Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/01/2021 31/03/2021
Daniel Costa Dias Universidade Federal do Piauí (IFPI) Integrante Sem vínculo Não 10 25/01/2021 31/03/2021
Emilly Benevenuto Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/01/2021 31/03/2021
Joao Helder Alves e Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/01/2021 31/03/2021
Radija Leite Alencar IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 25/01/2021 30/06/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
SECULT-Tauá Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 900,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 500,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 900,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto visa promover uma formação - de 40h/aula - a partir das artes, de forma interdisciplinar, tendo como público-alvo alunos concluintes do Ensino Fundamental e Médio, visando estimular a interdisciplinaridade de saberes, numa perspectiva de contato com as artes, ampliando as relações de cognição, trabalhando a cultura e a promoção do interesse destes alunos para este campo, que tem sido tão explorado neste longo período da pandemia pela qual o país atravessa e pelo qual perpassa, sobremaneira, os processos educacionais e de formação desses alunos, trazendo uma perspectiva diferenciada do ensino remoto a que estes alunos estão submetidos no período atual, com dificuldades em manter o ritmo de aprendizagem. O projeto se justifica, assim, pela necessidade hodierna de trabalhar com a perspectiva interdisciplinar. Com o avanço do uso das tecnologias na educação atual, a interdisciplinaridade apresenta-se como uma perspectiva diferenciada, juntamente com o uso das tecnologias, consideradas profícuas nos marcos legais da educação por propor a integração de disciplinas e que, se bem trabalhado, pode levar os alunos a compreender de forma aprofundada os conteúdos curriculares A proposta de um ciclo de debates sobre o mundo das artes - intitulado: A volta ao mundo pelas sete artes busca trabalhar as sete artes (Arquitetura, Escultura, Pintura, Música, Literatura, Dança, Cinema) de forma interdisciplinar, totalizando uma carga horária de 40 horas. Esta abordagem se mostra extremamente necessária, visto toda a dificuldade que os alunos no contexto do Ensino Fundamental e Médio tem enfrentado com a implantação do ensino remoto no estado do Ceará. Nosso interesse com este projeto é incentivar através das artes os alunos nos estudos visando fomentar o contato com as artes e com a leitura para uma melhora na aprendizagem dos envolvidos. O objetivo principal aqui é diminuir os impactos negativos que o ensino remoto causou nos alunos moradores de Tauá, visto que de forma súbita e em um ano crucial de suas vidas, estes tiveram que se adaptar a proposta do ensino remoto, um formato complicado onde o professor - principal motivador - se distanciou desse aluno e este precisou ficar em casa, muitas vezes em condições insalubres para a plena continuidade dos estudos. Partimos do pressuposto de que as artes inspiram por seu poder de atrair admiradores. Citamos, como exemplo, o grande alcance e sucesso de bilheteria que o filme “Mulher Maravilha” provocou, primordialmente, no público adolescente quanto ao empoderamento feminino num contexto de filmes de heróis prioritariamente do sexo masculino. Outro exemplo constante é o sucesso das Graphic Novels - estórias contadas em formato de quadrinhos - com todos os públicos e faixas etárias, pelas relações de intermidialidade fornecendo novas leituras/interpretações através de uma nova mídia ou pela ocorrência de linguagens diversas. Pelos exemplos, acima, temos a relevância das linguagens artísticas como um elemento que agregue novos admiradores e na formação de platéia, como fator preponderante no aspecto cultural de uma região. Vemos também as artes e a repercussão destas no aspecto audiovisual e midiático como um fator de interesse pelos estudantes do Ensino Fundamental e Médio que vivem em uma sociedade multimidiática e multimodal. Na região dos Inhamuns, desde 2000, conta com uma escola livre de Teatro (Arte Jucá - Associação dos Amigos da Arte, Ciência e Cultura de Arneiroz) com relevância nas ações de cultural local. Desde 2008, esta associação é um dos Pontos de Cultura, reconhecidos pelo Ministério da Cultura. Espera-se, com esta proposta, promover uma forma de ensino interdisciplinar tendo como temática principal as sete artes, mas partindo destas para uma compreensão multilateral e interdisciplinar, convergindo algumas das diversas disciplinas da grade curricular de ensino - como Geografia, História, Artes, relações de intertextualidade e de intermidialidade, compreender transposições cinematográficas oriundas de textos literários, dentre outras - para um aprofundamento de parte destes conhecimentos e considerando que a assimilação destes foi afetada em decorrência da chegada da pandemia, por influenciar negativamente no ritmo de aprendizagem destes alunos. A inovação ocorre por ser um projeto integrador que reunirá alunos de diferentes escolas - da rede pública e privada, através da interação destes alunos e da proposição de diálogos tendo como mote as sete artes e o interesse que estes alunos nutrem por tal assunto, propomos uma ação de integração de conhecimentos e de motivação, visto a necessidade nesse momento de propor novas abordagens de ensino. Dentro dessa proposta, inicialmente através de encontros virtuais, espera-se contribuir com a educação do alunado de Tauá, almejando a redução dos impactos negativos que o Coronavírus impôs na qualidade da educação do referido público.
Justificativa
O presente projeto se justifica pela necessidade de se propor novas formas de lidar com a transmissão do conhecimento, fora do espaço escolar, como forma de motivar os estudos.
Público Alvo
estudantes, a partir do ensino fundamental.
Objetivo Geral
 Ofertar encontros virtuais para discutir variados conhecimentos a partir das artes.
Objetivo Específico
 Promover encontros de discussão em formato de encontros virtuais.  Estimular a compreensão da interdisciplinaridade entre conhecimentos.
Metodologia
O Projeto de Extensão “A formação a partir das artes para as artes” fundamenta-se em encontros semanais, onde palestrantes/professores discutirão diversos tópicos voltados para as artes de forma interdisciplinar. Os encontros ocorrerão nos meses de fevereiro e março, aos sábados.