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Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Agro da Cast: Informação de Qualidade para Desmistificar a Agropecuária no Semiárido.
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Rural e Questão Agrária
Data de Início:
03/02/2021
Previsão de Fim:
23/06/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Pesquisa de Satisfação
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Yuri Lopes Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alice Fontoura Pedrozo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 03/02/2021 23/06/2021
Ana Inácia Vieira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 03/02/2021 23/06/2021
Bruno Spindola Garcez IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/02/2021 23/06/2021
Yuri Lopes Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 03/02/2021 23/06/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto tem por objetivo levar conhecimento agropecuário, através da produção de podcasts semanais, a alunos e produtores rurais do semiárido brasileiro, desmitificando temas ligados aos sistemas de produção dentro e fora da porteira. De forma autônoma, descontraída e com uma linguagem de fácil entendimento, busca-se melhorar o rendimento acadêmico dos alunos, bem como o entendimento de termos técnicos por parte de agricultores e pecuaristas. Assim, é possível potencializar as aptidões por parte dos desenvolvedores de conteúdos, o que inclui a investigação científica, a escrita, a linguagem e a comunicação oral.
Justificativa
A busca por novas alternativas metodológicas que permitam ampliar as possibilidades de informações a alunos de ciências agrárias e produtores rurais é constante. Contudo, a produção de conteúdos que contemplem o universo agropecuário deve ser bem planejada e elaborada com afinco para que os estudantes da área, bem como os produtores, sintam-se instigados a aperfeiçoarem seus conhecimentos. Desse modo, um dos maiores fatores que incentivam e melhoram o aprendizado é a motivação, na qual é fundamental para a busca de conhecimentos significativos e para um desempenho que os conduza à eficiência da aplicação dos conceitos práticos e teóricos, seja na produção animal ou vegetal. Com isso, há muitos instrumentos que oferecem diferentes abordagens de conteúdos, independente do assunto. Um deles trata-se de um conjunto de áudios definido como Podcast, um termo neologista que é a junção de duas palavras: pod, que significa dispositivo de reprodução de áudio e broadcast, que significa transmissão e retransmissão. Considerando que a audição é um dos primeiros sentidos concebidos pelo ser humano para o entendimento do que vem do mundo externo, tem-se a premissa de que as pessoas estão sujeitas a reproduzirem o que leem, veem e escutam. Assim, o podcast veio para somar conhecimentos através da produção de materiais didáticos com uso de entrevistas e narrações de áudio na forma de episódios, sendo um complemento à educação tradicional. Além disso, pode ser considerado uma modalidade de ensino a distância, quebrando barreiras na educação ao permitir o uso de vários elementos que complementam os conteúdos dos episódios. Essa ferramenta foi escolhida por promover uma educação crítica e dinâmica, além de difundir informação a qualquer lugar do mundo e no momento que seja mais propício ao ouvinte. Ademais, o podcast é um meio de comunicação poderoso ao permitir que todos tenham voz, já que a ideia é ouvir profissionais da área, bem como alunos e produtores rurais. Trata-se, também, de uma maneira de incluir, ao mundo digital, pessoas com limitações visuais e de leitura, além de fornecer atualizações a profissionais formados na área.
Público Alvo
Inicialmente, buscar-se-á alcançar produtores rurais dos municípios do território dos Sertões dos Inhamuns-Crateús, divulgando os episódios semanais em rádios locais e em plataformas de streaming. Posteriormente, será analisada a possibilidade de difundir as informações produzidas a outros territórios. Além disso, toda a comunidade acadêmica do IFCE será beneficiada, possibilitando o acesso de estudantes de todos os campi por meio da divulgação do podcast em sites oficiais da instituição e redes sociais gerenciadas pela mesma. É importante ressaltar que haverá a participação de convidados (professores, pesquisadores, extensionistas e produtores) de diversas instituições da região.
Objetivo Geral
O projeto em questão visa a elaboração de um podcast que irá contemplar temas relevantes para a produção agropecuária no semiárido brasileiro.
Objetivo Específico
- Ampliar os conhecimentos de assuntos referentes aos sistemas de produção no semiárido a alunos de ciências agrárias e produtores rurais. - Difundir tecnologias contextualizadas ao semiárido brasileiro. - Formar senso crítico no tocante às estratégias de convivência com semiárido. - Difundir o conhecimento técnico-científico de forma simples e direta a produtores rurais.
Metodologia
A elaboração do podcast seguirá as seguintes etapas: definição dos temas, escolha dos participantes, definição dos equipamentos necessários, elaboração do script, gravação seguida de edição do episódio e, por fim, publicação nas plataformas streaming de música. Desse modo, com base em pesquisas científicas, serão convidados especialistas que discutirão estratégias de convivência com o semiárido, abordando temas que contemplem a produção vegetal e animal, além das tecnologias sociais que podem ser implementadas via políticas públicas. Assim, será possível congregar professores, pesquisadores, produtores e estudantes que irão tratar os assuntos como uma conversa casual, mas com embasamento científico. A gravação poderá ser feita presencialmente, mas caso não seja possível, será a distância. Para tanto, serão utilizados aparelhos celulares para entrevistas, aplicativos e computadores para edição do podcast, que incluirá um novo episódio semanalmente sobre um assunto específico e relevante para o semiárido. Sabendo que o script é um texto-base elaborado pelos podcasters com intuito de orientar a entrevista durante a gravação, o mesmo será usado no formato informativo e transcrito. O Script-Informativo é um modelo para podcast de formatos técnicos que utiliza tópicos e subtópicos com intenção de passar conteúdos de forma didática. Já o Script-Transcrito é executado na forma de leitura com a possibilidade de dispor os episódios em formato de texto, com benefícios de acessibilidade a pessoas com deficiência auditiva. Vale ressaltar que o script a ser seguido passará pelo crivo do professor orientador e, se for necessário, por outro professor especialista na área do tema abordado. Para a gravação, edição e publicação dos episódios nas plataformas de streaming, uma das possibilidades é a utilização do aplicativo Anchor, o qual permite elaborar conteúdos de áudio de forma prática e fácil, com qualidade aprazível de ouvir, potencializando o interesse dos ouvintes. O aplicativo em questão, possibilita a gravação em qualquer local com até quatro convidados, contando com recursos de edição de áudio profissional, de forma gratuita e com uma distribuição em todo o mundo pelas plataformas mais populares, as quais englobam o Spotify, Apple Podcasts, Google Podcast, PocketCasts, RadioPublic, Breaker. Essas plataformas, além de oferecerem criações de artes de capas do podcast, também transformam os clipes de áudio em vídeos animados para compartilhamento e divulgação. Uma grande vantagem do aplicativo Anchor, é a permissão para a realização de downloads dos episódios gravados e editados, o que simplifica, deste modo, a divulgação e o alcance à pessoas sem conexão às plataformas de streaming. Isso possibilita a divulgação de arquivos dos episódios temáticos em sites, rádios da cidade, bem como redes sociais, como Facebook, Instagram e grupos de WhatsApp. Planejamento de temas a serem abordados: Fevereiro 1. A produção animal no semiárido e os desafios da assistência técnica. 2. Mercado da proteína animal no Brasil e no semiárido Nordestino. 3. O componente animal em agroecossistemas de base familiar no semiárido. 4. Arranjos produtivos locais: um olhar para o semiárido. Março 1. Avicultura alternativa no semiárido. 2. Suinocultura caipira no semiárido. 3. Ovinocaprinocultura no semiárido. 4. Bovinocultura no semiárido. 5. Produção de abelhas no semiárido. Abril 1. Mitos e verdade sobre aditivos na nutrição animal. 2. Sistemas agroflorestais pecuários no semiárido. 3. Métodos de conservação de forragem. 4. Resíduos alimentares no consumo animal. 5. Blocos nutricionais na alimentação animal. Maio 1. Mitos e verdades sobre vacinação em animais de produção. 2. Higiene de instalações zootécnicas. 3. Estratégias no controle de verminose. 4. Estratégias de controle de ectoparasitas. Junho 1. Inseminação artificial em animais de produção: desafios e perspectivas para o semiárido. 2. Estação de monta como estratégia para a produção animal em pequenas propriedades. 3. Biotécnicas de reprodução animal: possibilidades para o semiárido.