Exibir Ação

Campus:
CAMPUS AVANÇADO PECÉM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Rodas de Conversação
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Línguas Estrangeiras
Data de Início:
26/03/2021
Previsão de Fim:
20/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
34
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Frequência
Debate
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Candida Salete Rodrigues Melo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Candida Salete Rodrigues Melo IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 29/03/2021 20/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
IFCE-Campus Umirim Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto roda de conversação pretende oferecer prática em inglês à comunidade do Pecém, com o objetivo de melhorar e consolidar a fluência na língua, em nível pré-intermediário. Além disso, objetivamos levar estudantes de letras a conduzir atividades orais sob orientação de um professor da área. A existência de cursos de Letras com habilitação em inglês, presenciais ou à distância (EAD), com polos em diversas localidades, inclusive nas proximidades do campus Avançado Pecém, assim como a criação de cursos nessa área em alguns campi do IFCE, demandam maior oferta de escolas de língua para que esses estudantes coloquem em prática seu aprendizado. O IFCE - campus Avançado Pecém oferta, regularmente, cursos de extensão de inglês na modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada), em níveis básico e pré-intermediário. São formações em módulos de 160h cada nível, distribuídos em dois semestres. As aulas adotam o método comunicativo (communicative approach) em que são trabalhadas, simultaneamente, as quatro habilidades linguísticas (fala, escrita, escuta e leitura), habilitando o aluno ao domínio das mesmas, de acordo com o nível concluído. A região do Pecém e entorno possuem, além do Porto, diversas empresas e indústrias multinacionais e/ou transacionais de grande porte que demandam dos seus funcionários um domínio básico ou pré-intermediário em língua estrangeira, principalmente do inglês. Muitas vezes, é requisito fundamental na admissão dessas empresas que esses profissionais tenham conhecimento da língua para assumir suas funções. O campus Avançado Pecém capacita jovens da localidade e entorno em cursos técnicos, conforme demanda local, o que resulta em contratações de muitos dos seus egressos pelas empresas mencionadas acima. É de senso comum na área de linguística, a necessidade de prática constante de uma língua estudada, para que o falante não perca a fluência adquirida. Foi pensando nessa demanda que decidimos criar o projeto rodas de conversações em língua inglesa. A iniciativa tem a finalidade de proporcionar prática de condução de conversações em inglês aos alunos de Letras da região, além de oportunizar um espaço de exercício oral tanto para estudantes egressos das turmas de pré-intermediário ofertadas no campus, como para servidores e pessoas da comunidade externa que se encontrem nesse nível linguístico e desejem tomar parte dessa ação. Durante a execução do projeto, buscaremos proporcionar suporte teórico aos futuros professores, através da leitura de material que trate do ensino de conversação em língua inglesa, com a finalidade de oferecer aos mesmos, maior segurança em suas atuações. Outro aspecto importante será a preparação, junto com os estudantes mencionados anteriormente, de tópicos e atividades a serem aplicadas nas rodas de conversação, além de encontros periódicos para discutir o desempenho dos alunos/professores e oferecer suporte que os ajude a melhorar seus desempenhos. As conversações desenvolvidas tratarão de diversos assuntos e pretendem proporcionar um momento de prática oral para os participantes, melhorando assim o conhecimento dos envolvidos em várias áreas, assim como sua fluência no nível pré-intermediário. Ao final do projeto, será feita uma avaliação, juntamente com os acadêmicos de letras, com o objetivo de analisar como a ação pode ajudá-los em sua formação.
Justificativa
É senso comum na área de ensino/aprendizagem de LE (Língua Estrangeira), a necessidade de manutenção dos conhecimentos adquiridos, através de uma prática constante. Nossa experiência de ensino de língua inglesa, fazendo uso da abordagem comunicativa, também nos mostrou, empiricamente, a necessidade que o aluno egresso de cursos de conversação tem da prática oral para manter a fluência adquirida. A região do Pecém, por contar com indústrias transnacionais/multinacionais e o Porto, hoje com parceria com o de Roterdã, na Holanda, necessita de profissionais com conhecimento linguístico em inglês, por ser uma língua comercial. Para suprir essa demanda, o IFCE - campus Avançado Pecém oferta cursos de Formação Inicial e Continuada em inglês nos níveis básico e pré-intermediário semestralmente. Os alunos egressos dessas turmas, assim como outros que já possuem conhecimento linguístico e que moram na área circunvizinha necessitam de exercício e consolidação dos conhecimentos adquiridos para que desenvolvam a competência linguística e se sintam mais confiantes em suas práticas orais da língua. Foi pensando na consolidação desse conhecimento que decidimos desenvolver um projeto de extensão com rodas de conversação em língua inglesa, que será ofertado à comunidade acadêmica do IFCE, além de servidores do campus, assim como para moradores da região do Pecém e áreas circunvizinhas.
Público Alvo
Moradores de Caucaia, São Gonçalo do Amarante e Regiões circunvizinhas.
Objetivo Geral
O projeto tem como objetivo principal a criação de um grupo de conversação em língua inglesa, em nível pré-intermediário, conduzido por estudantes de Letras de Universidades do Ceará, sob a orientação de um professor de língua inglesa.
Objetivo Específico
• Trabalhar a oralidade da língua inglesa por meio de conversações sobre diversos tópicos; • Proporcionar a prática de conhecimentos sobre regência de aula de conversação para estudantes de cursos de Letras; • Consolidar o conhecimento linguístico por meio da prática oral; • Estimular o estudo do vocabulário que leve o(a)s aluno(a)s a se sentirem mais confiantes em suas práticas orais.
Metodologia
Com o objetivo de trabalhar a oralidade de estudantes em nível pré-intermediário e orientar a condução de conversações, por estudantes do curso de Letras de Universidades do Ceará, o projeto seguirá a metodologia descrita a seguir. O primeiro passo será a seleção de dois a quatro estudantes de letras, com habilitação em língua inglesa e conhecimento linguístico a partir do nível intermediário. A seleção dar-se-á por análise de currículo e entrevista, com divulgação através da página do IFCE, no link http://ifce.pecem.edu.br. Em seguida, teremos leituras de textos relacionados ao ensino da prática oral da língua e reuniões presenciais ou on-line, para discussão dos temas. O objetivo dessas discussões é preparar os estudantes para a prática que virá através da condução das rodas de conversação. Essa fase do projeto deve prolongar-se por dois meses. Logo após, teremos mais um mês para escolha de tópicos e organização das conversações. Durante esses trinta dias, concomitantemente, selecionaremos os alunos que irão participar dos encontros de conversação. Para isso, disponibilizaremos e divulgaremos um link, através do Google forms para que os candidatos se inscrevam. O aluno/candidato que deseje participar das conversações deverá apresentar certificado equivalente ao nível pré-intermediário ou mais alto. Caso o candidato tenha o conhecimento linguístico, mas não consiga comprovar, será feita uma entrevista oral presencial ou de forma on-line, através do aplicativo Google Meet, com uso de microfone e câmera para constatar sua competência linguística. As rodas de conversação podem contar com no máximo 15 alunos, embora a seleção tenha limite de 30 participantes, pois, a cada encontro, divulgaremos o tópico a ser discutido e os alunos se inscreverão para o mesmo. A primeira conversação será conduzida pelo professor orientador e assistida pelos alunos de letras que irão atuar nos encontros seguintes. Após cada conversação, os estudantes de letras terão um encontro para discutir problemas ou êxitos ocorridos no encontro anterior. Além disso, será feita a preparação da próxima conversação. Esses estudantes se alternarão na condução das conversas que acontecerão a cada quinze dias. Os encontros dar-se-ão de forma presencial ou on-line, via reunião no Google Meet, com duração de uma hora e meia, e nele serão discutidos tópicos linguísticos diferentes. Os alunos/professores poderão, nessas conversações, fazer uso de recursos auxiliares tais como filmes, textos e outros meios tecnológicos. O projeto ocorrerá por oito meses, com um total de 10 encontros/rodas de conversação. Ao final dos encontros de conversação, professor orientador e estudantes professores se reunirão para discutir seus papéis de atuação e aspectos positivos e negativos de seus desempenhos e como os conhecimentos adquiridos durante a ação poderão ajudar esses futuros profissionais em suas carreiras.