Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ACOPIARA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Diálogos Inclusivos: saberes e práticas docentes essenciais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
03/02/2021
Previsão de Fim:
05/02/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Apresentação
Encontro
Oficina
Semana
Nome do Responsável:
Antonio Nelson Teixeira Moreno
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Nelson Teixeira Moreno IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 03/02/2021 05/02/2021
Daniel do Carmo Feitosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 03/02/2021 05/02/2021
Diná Souza da Silva Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iguatu (Fecli/UECE) Integrante Sem vínculo Não 8 03/02/2021 05/02/2021
Edna Maria Juca Couto Amorin IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 03/02/2021 05/02/2021
Euda Maria Marques da Silva Secretaria de Educação Municipal de Iguatu - CE Integrante Sem vínculo Não 8 03/02/2021 05/02/2021
José Marcos Lavor Alves Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iguatu (Fecli/UECE) Integrante Sem vínculo Não 12 03/02/2021 05/02/2021
Maria Edilândia Lavor Alves Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iguatu (Fecli/UECE) Integrante Sem vínculo Não 12 03/02/2021 05/02/2021
Maria Rizoneide Pinheiro Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iguatu (Fecli/UECE) Integrante Sem vínculo Não 12 03/02/2021 05/02/2021
Mikaelly de Araújo Braz Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iguatu (Fecli/UECE) Integrante Sem vínculo Não 12 03/02/2021 05/02/2021
Yanka Mara Lessa Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 03/02/2021 05/02/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A inclusão de pessoas com deficiência no âmbito escolar, garantida por lei, é fundamental para a construção de uma sociedade consciente de seus direitos e deveres e que respeite a diversidade, mediante o rompimento de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, educacionais, atitudinais e tecnológicas. Neste sentido, o IFCE – Campus de Acopiara busca adotar medidas inclusivas e democráticas de acesso à educação, valorizar a autonomia e a acessibilidade e oferecer as condições necessárias para o ingresso, a permanência e o êxito educacional de discentes com necessidades educacionais específicas.
Justificativa
Sabe-se que a ação acadêmica deve romper os seus muros e chegar à sociedade como um todo, e nesse sentido o presente projeto justifica-se pela necessidade que grande parte das instituições de ensino apresentam no que diz respeito à inclusão de pessoas com deficiência, seja na Educação Básica ou até mesmo no Ensino Superior, uma vez que muitos profissionais atuantes na educação não possuem uma formação adequada para receber, conviver e incluir alunos com deficiência em seus espaços educacionais. Face ao exposto, entendemos que o projeto ora apresentado, a ser realizado pelo Napne do IFCE Campus Acopiara, posta-se de grande valia para a comunidade, uma vez que proporcionará diversas atividades formativas voltadas à inclusão de alunos com deficiência nos mais diversos setores de ensino. O Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Acopiara, foi criado em 2018 (Portaria Nº 25/GAB-ACO/DG-ACO/ACOPIARA, de 17 de setembro de 2018), regulamentado pela Resolução Nº 050, de 14 de dezembro de 2015, quanto ao seu funcionamento e suas atribuições no âmbito da instituição. O Napne tem por finalidade promover o acesso, a permanência e o êxito educacional do discente com deficiência e que, em conjunto com os demais setores do IFCE, oferece suporte técnico, científico, acadêmico, pedagógico e psicossocial necessários às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na área da educação inclusiva, sob a perspectiva dos direitos e da diversidade humana.
Público Alvo
●Professores da rede de Educação Básica, gestores e demais profissionais que atuam no processo de inclusão de alunos com deficiência em Acopiara -Ce; ● Professores da rede de Educação Básica, gestores e demais profissionais que atuam no processo de inclusão de alunos com deficiência; ● Alunos de graduação a nível de Licenciatura.
Objetivo Geral
Colaborar para a implementação da educação inclusiva em diferentes níveis de ensino a partir de experiências exitosas na inclusão de pessoas com deficiência nas escolas do município de Acopiara-CE, realizando ações formativas virtuais com os professores da rede municipal.
Objetivo Específico
- Contribuir com a Educação inclusiva em diferentes níveis de ensino no município de Acopiara - Ce. - Apresentar experiências exitosas na inclusão de pessoas com deficiência para docentes que atuam nessa área em escolas do município de Acopiara - Ce. - Realizar ações formativas virtuais (lives) com os professores da rede municipal de Acopiara - Ce.
Metodologia
Inicialmente será elaborado junto a Secretaria Municipal de Educação de Acopiara - Ce, um documento com informações dos estudantes matriculados na rede municipal que possuem algum tipo de deficiência e quais os recursos disponibilizados pelas escolas públicas para o atendimento especializado destes estudantes (desde materiais de apoio à formação continuada dos professores). Posteriormente, este documento auxiliará o Napne do IFCE Campus Acopiara a desenvolver estratégias para a inclusão escolar de pessoas com deficiência. A partir dos dados levantados, realizaremos encontros virtuais formativos tendo como público alvo os partícipes da educação inclusiva do município. As temáticas dos encontro são os seguintes: ● O papel da Gestão Escolar na inclusão de pessoas com deficiência nos diversos níveis de ensino. ● Alunos com deficiência e escola: o que dizem os professores da Educação Básica sobre essa experiência. ● Sala de Recursos Multifuncionais e o seu planejamento cotidiano: da teoria à prática realizada no Atendimento Educacional Especializado. Para a organização e realização do evento utilizaremos o Google meet. Divulgaremos o evento, bem como formulários de inscrição nas redes sociais, sites institucional do Campus, e no canal da Extensão do IFCE Campus Acopiara. A avaliação das ações do projeto será realizada cotidianamente e de forma mais aprofundada sempre após os encontros para que a equipe analise o grau de participação, envolvimento e satisfação os participantes registrados no chat do canal durante a realização das palestras. Periodicamente serão elaborados relatórios parciais para o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo grupo além do relatório final.