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Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Educação Financeira por meio de Produtos Didáticos
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento de Produtos
Data de Início:
12/02/2021
Previsão de Fim:
11/02/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
160
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Frequência
Relatório
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Marcos Rodrigues Pinto
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Marcos Rodrigues Pinto IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 12/02/2021 11/02/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A educação financeira é uma ferramenta de grande valor na inserção financeira, no combate à pobreza e na construção de um consumo responsável. O projeto visa à produção de material educativo sobre educação financeira na forma escrita e audiovisual, que será compartilhado sob licença Creative Commons, podendo o material ser adaptado por qualquer pessoa que queira fazer uso do mesmo. Além disso, serão ofertados, pelo menos, quatro minicursos sobre o tema, ao longo do desenvolvimento do projeto. Importa observar que tanto o material educativo quanto os minicursos serão voltados para a realidade dos sertões cearenses, na medida cabível. Para que isso se torne factível, será necessário um levantamento de dados econômicos e financeiros das cidades sertanejas, especialmente sobre a população jovem.
Justificativa
Apesar de haver uma preocupação global com a questão da educação financeira, explicitada em relatórios de entidades como a UNESCO, e também de ações voltadas para a educação financeira de âmbito nacional, como o Fórum Brasileiro de Educação Financeira, acreditamos que uma educação financeira efetiva deva ser voltada especificamente para a realidade de cada população. Por exemplo: há experiências de programas de educação financeira exclusivamente voltados para migrantes.
Público Alvo
Jovens e adultos que residam em cidades do sertão cearense.
Objetivo Geral
Oferecer produtos educativos sobre educação financeira, voltados para jovens e adultos residentes em cidades sertanejas.
Objetivo Específico
Levantar dados econômicos de cidades do sertão cearense; Desenvolver material educativo escrito; Desenvolver material educativo audiovisual; Ofertar minicursos.
Metodologia
Iniciaremos os trabalhos pelo levantamento de dados econômicos nas cidades sertanejas. Em primeiro momento, planejamos usar apenas fontes indiretas, considerando as dificuldades de obter esses dados diretamente por conta do estado de afastamento social e também de outras complicações para a coleta desse tipo de dado. São fontes factíveis: IPECE, IPEADATA, IBGE. Em seguida, iniciaremos o agrupamento de artigos e livros que servirão para compor a base teórica dos produtos educativos alvo do mesmo. Podemos classificar essa etapa como pesquisa bibliográfica. Algumas revistas podem ser acessadas pela internet, como a Revista Sociais e Humanas (2317-1758) e a Educação Matemática Pesquisa (1983-3156). Separadas as fontes relevantes, será planejada uma estrutura para os produtos educativos na forma escrita, etapa em que serão decididos os tópicos a serem abordados, a extensão de cada um e a sequência em que devem aparecer. No que tange aos produtos no formato audiovisual, serão vídeos instrucionais, com duração entre 5 e 6 minutos, cada, agrupados por tópicos, seguindo o modelo do material na forma escrita. Um roteiro geral deve ser escrito para que os produtos educativos no formato audiovisual tenham a aparência de conjunto. Os minicursos terão carga horária de 20 horas, tendo seu conteúdo base nos produtos nas duas formas propostas. Devem ser ofertados, pelo menos, duas vezes, uma no fim do primeiro semestre de 2021 e outra no final do segundo semestre do mesmo ano. A oferta seguirá o modelo remoto, totalmente on-line, com certificados gerados ao fim do mesmo, indicando o conteúdo abordado e a carga horária proposta. Cada curso pode ser ofertado para até 60 participantes.