Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto Dançar é Lazer
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Dança
Data de Início:
24/03/2021
Previsão de Fim:
31/03/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
2000
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Questionário
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Allana Joyce Soares Gomes Scopel
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Allana Joyce Soares Gomes Scopel IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 24/03/2021 31/03/2022
Ana Raquel Costa Gonçalves IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 24/03/2021 31/03/2022
Anna Caroline Santos de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 24/03/2021 31/03/2022
Jose Wermerson Galdino de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 24/03/2021 31/03/2022
Nadia Izabelle Damasceno da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 24/03/2021 31/03/2022
Tatiana Leite Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 24/03/2021 31/03/2022
Waleska Kelly Farias de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 24/03/2021 31/03/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Projeto Dançar Faz Bem da Universidade Federal do Ceará (UFC) Não
Núcleo de Danças e Lutas (NUDAL) - Projeto de Extensão do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará (UECE) Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 21.600,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Partindo do pressuposto de que o lazer é uma dimensão da cultura e uma necessidade humana, ele pode se manifestar em variados tempos e espaços sociais, e estabelece relações com outras dimensões da vida. Ademais, a maioria dos adeptos da Dança de Salão a pratica por lazer (RIED, 2003). Destarte, o Projeto Dançar é Lazer é uma ação de caráter cultural, educativo e social, que visa beneficiar a comunidade interna e, prioritariamente, o público externo vinculado ao IFCE – Campus Fortaleza por meio da oferta de conhecimento, serviços e vivências relacionadas à dança de salão. Este projeto surgiu a partir da iniciativa de duas alunas do curso de Gestão Desportiva e de Lazer. Sua ideia inicial foi incentivar a prática da dança de salão e tinha como público-alvo discentes e servidores do IFCE - Campus Fortaleza. Assim iniciaram-se as práticas de dança, que aconteciam no pátio daquele campus em horários de intervalo de aulas, o projeto chamava-se "Sexta Dançante". Posteriormente a ação passa por uma grande modificação e começa a ofertar aulas de iniciação à dança de salão, divididos em módulos de ritmos variados. Dessa vez dando prioridade ao público externo à instituição, já com o nome de "Dançar é Lazer". As aulas se iniciaram em 08 de abril de 2011, às sextas feiras, divididas em duas turmas. O projeto vem se renovando a cada ano e se desenvolve até os dias atuais, agora com cinco bolsas para discentes dos Departamentos de Turismo, Hospitalidade e Lazer e de Artes. Contando ainda com uma complexa rede de colaboração que envolve personagens e entidades de dança de salão de Fortaleza, tais como professoras e professores, estudantes, projetos e escolas de dança.
Justificativa
A relevância do projeto Dançar é Lazer justifica-se por contribuir com a sociedade em diversos âmbitos inter-relacionados, nomeadamente, no âmbito social, cultural, educativo, de saúde e bem-estar. Possui, dessa forma, a potencialidade de desenvolver várias dimensões do ser humano: com relação às funções do corpo e do movimentar-se, pode contribuir para o ganho de equilíbrio, coordenação e consciência corporal; socialmente estimula o convívio, a aproximação socioafetiva, o respeito e o cuidado; no âmbito cultural e educacional proporciona o contato e o conhecimento de ritmos de dança típicos do Brasil e de outros países da América Latina, suas origens e história, além de estimular a procura pela fruição de outras atividades socioculturais e recreativas. O referido projeto justifica-se ainda por se configurar como um laboratório de vivência prática, pesquisa e extensão para discentes e docentes dos cursos que compõem os Departamentos de Turismo, Hospitalidade e Lazer e Artes. Por meio do Dançar é Lazer a comunidade tem a oportunidade de desenvolver suas habilidades de gestão de lazer e de contribuir com a sinergia entre ensino, pesquisa e extensão.
Público Alvo
Pessoas oriundas de diferentes bairros de Fortaleza e de cidades vizinhas, homens e mulheres de idades variadas que tenham pouca ou nenhuma experiência em dança de salão e que tenham interesse nessa modalidade. Com a oferta de serviços na modalidade online, pretendemos atingir pessoas interessadas em conteúdos relacionados a dança de salão também de outros estados do país.
Objetivo Geral
Promover o acesso a uma diversidade de conteúdos culturais de lazer por meio da dança de salão.
Objetivo Específico
Contribuir para o acesso da população ao lazer como um direito fundamental; Produzir e ofertar conhecimentos sobre a dança de salão; Incentivar o interesse pela prática de dança de salão; Proporcionar um espaço/tempo para exercitar o corpo e alcançar satisfação e bem-estar por meio da dança de salão; Servir como um laboratório para o exercício da gestão de projetos de lazer e cultura.
Metodologia
Durante o período de isolamento social decorrente da pandemia ocasionada pela Covid-19, o projeto Dançar é Lazer pretende ampliar a oferta de conteúdos relacionados a dança de salão por meio de suas redes sociais, nomeadamente, Instagram, Facebook e Youtube. Com apoio das redes oficiais do IFCE. Os conteúdos se dividem entre aspectos históricos e informativos sobre os ritmos trabalhados pelo projeto; Produção de vídeos didáticos, educativos e motivacionais; divulgação de curiosidades, informações e história do projeto dançar é lazer; homenagens aos parceiros e participantes do projeto. Será realizada ainda: pesquisa de opinião sobre ritmos a serem ofertados futuramente, após melhora do quadro pandêmico; produção de trabalhos científicos; e lançamento de uma chamada pública para cadastro de novas parcerias. A partir do mês de abril terá início uma série de ações comemorativas dos 10 anos de existência do projeto. Iniciando com um vídeo de coletânea de fotos antigas e depoimentos de pessoas importantes para a história do dançar é lazer. Ainda para essa programação, está previsto a realização de um webinário online sobre a Dança de Salão em tempos de pandemia. Além de outras ações que poderão ocorrer de forma presencial, mediante melhora do quadro sanitário do estado do Ceará. As atividades presenciais do Dançar é Lazer serão retomadas logo que possível, por meio de aulas de dança de salão para iniciantes. As aulas acontecem semanalmente divididas por módulos, em cada módulo são ofertados um ou dois ritmos, em duas turmas diferentes. Os ritmos variam de acordo com a disponibilidade de professores voluntários e pela demanda da população. São ofertadas 50 vagas para cada turma, sendo 25 para condutores/as e 25 para conduzidos/as. As vagas são divididas nas três modalidades de participantes: membros da comunidade externa, discentes e servidores, sendo priorizado a comunidade externa ao IFCE. As aulas acontecem todas as sextas-feiras, sendo a turma 1 no horário de 19h às 20h e a turma 2 de 20h às 21h.