Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Diálogos Integradores - Os projetos integradores como estratégia metodológica à integração curricular
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
08/04/2021
Previsão de Fim:
08/04/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Questionário
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Exposição
Palestra
Nome do Responsável:
Francisco das Chagas de Sena
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco Bruno Neves IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/04/2021 08/04/2021
Francisco das Chagas de Sena IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 08/04/2021 08/04/2021
Maria Brasilina Saldanha da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 08/04/2021 08/04/2021
Maria Efigenia Alves Moreira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/04/2021 08/04/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Os Diálogos Integradores compõem-se de um conjunto de palestras educacionais envolvendo a temática Projetos Integradores, voltados para os professores do Ensino Médio, Superior, equipe Técnico-Pedagógica e demais servidores do IFCE Campus Jaguaribe e demais Campi interessados em discutir sobre o assunto. A primeira palestra trará como tema: Os projetos integradores como estratégia metodológica à integração curricular e será ministra pela professora Rejane Barros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e será socializada virtualmente por meio do google meet. Ela será de grande relevância aos docentes do IFCE e demais interessados, pois abordará questões relacionadas à fundamentação teórica para o trabalho com projetos interdisciplinares, sobretudo em turmas do Ensino Médio Integrado. Os projetos integradores como estratégia metodológica que favorece a integração curricular
Justificativa
As mudanças ocorridas no formato do Ensino Médio denominadas de Ensino Médio Inovador e Novo Ensino Médio, são o reflexo de alguns marcos legais que aconteceram nos últimos anos sobretudo com a aprovação de algumas leis como a Lei 13005/2014 (Plano Nacional de Educação), a Lei nº 13.415/2017, conhecida como Reforma do Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular (2017) e mais recentemente, das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, por meio da Resolução Nº 3, de 21 de Novembro de 2018. Como pressuposto atrelado a tudo isso, tem-se a necessidade da discussão a respeito da interdisciplinaridade no currículo integrado, já que ela é um dos princípios pedagógicos para alcance da integração curricular. Pensando nessas mudanças acima citadas e na urgência de um trabalho formativo com o corpo docente e técnico pedagógico do IFCE, propôs-se esse ciclo de encontros formativos no intuito de tratar pontos relacionados à fundamentação teórica dos projetos integradores, amparados sob uma perspectiva interdisciplinar.
Público Alvo
Docentes de outros campi do IFCE, do IFRN e demais interessados.
Objetivo Geral
Compreender as bases teórico-metodológicas do trabalho com Projetos Integradores, tendo como principio orientador a interdisciplinaridade.
Objetivo Específico
Entender as bases teóricas e metodológicas do trabalho com projetos integradores; dialogar sobre a importância dos projetos integradores como estratégia metodológica que favorece a integração curricular.
Metodologia
Inicialmente foi promovido o contato virtual por meio do Whatsapp e e-mail institucional, para a sondagem da possibilidade de ministração da palestra pela professora convidada do IFRN. Após a confirmação, foi realizada a inserção do evento na Plataforma Sigproext, como também providenciada a divulgação do evento por meio do grupo de professores via whatsapp e outros meios virtuais. Para a ministração da palestra, será utilizado o google meet e a palestrante disporá de 1 hora para a ministração da mesma, ficando 40 ou 50 minutos para as perguntas dos participantes. Finalizará com as considerações finais da palestrante e os agradecimentos do professor mediador.