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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto SeMente
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Saúde Humana
Data de Início:
07/04/2021
Previsão de Fim:
07/07/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Questionário
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Patricia de Barros Teles
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Angélica Maria Gadelha Guimarães Pompeu IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 07/04/2021 07/07/2021
Cleane Chaves Maia IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 07/04/2021 07/07/2021
Patricia de Barros Teles IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 2 07/04/2021 07/07/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Arte vem sendo reconhecida como potente lugar de expressão de si desde as revolucionárias propostas da Arte Moderna (ARGAN, 1992) e os estudos psiquiátricos do final do século XIX sobre a subjetividade expressa na produção artística dos pacientes e dos artistas (FERRAZ, 1998). No Brasil, a arte se inseriu nas propostas de cuidado à saúde mental pensando suas qualidades terapêuticas desde os primeiros modelos de tratamento até a atualidade. Vários foram os sujeitos a quem a arte foi um poderoso recurso para a reconstrução de identidade e que, sob o reconhecimento do circuito cultural, se inseriram na sociedade como artistas quando antes eram anônimos pacientes (ANDRIOLLO, 2012; SILVEIRA, 1992/2015; GONÇALVEZ, 2004). O ensino de Arte, por sua vez, potencializa os ganhos que essa prática expressiva pode proporcionar (FERRAZ, 1998; CARVALHO, 2008). Metodologias de ensino são pensadas buscando o desenvolvimento dos alunos tanto na sua individualidade quando na sua participação social. As condições pandêmicas atuais potencializaram a necessidade de cuidados à saúde psíquica. O Projeto Semente revitaliza suas atividades esse semestre multiplicando facilitadores que utilizarão da Arte para esse cuidado.
Justificativa
Devido às limitações do ensino remoto à continuidade prática das atividades artísticas e terapêuticas do Projeto Semente, realizaremos nesse semestre 2021.1, atividade formativa voltada aos interessados na facilitação de grupos com recursos artísticos.
Público Alvo
Cuidadores, terapeutas, alunos de Cursos de Licenciatura em Artes de outras Instituições de Ensino, técnicos e profissionais da área de saúde e da Educação
Objetivo Geral
Promover encontros teóricos/práticos formativos que capacite à facilitação de grupos artísticos com atenção terapêutica para estudantes do departamento de Artes e público externo interessado na temática.
Objetivo Específico
Formação continuada em expressões artísticas Apresentação de atividades e recursos criativos/terapêuticos destinados ao trabalho em expressão artística
Metodologia
Serão realizados sete encontros síncronos, intercalados por sete atividades assíncronas. Os dois primeiros encontros síncronos serão de apresentação teórica da facilitadora e discussão coletiva. Os textos serão disponibilizados para estudo prévio nos horários de atividade assíncrona. Os cinco encontros seguintes serão de apresentação teórica de cada elemento visual (linha, superfície, volume, luz e cor), seguido de experimentações simples cujos resultados compartilharemos possíveis leituras das imagens. Intercalado a esses encontros síncronos, as atividades serão de leitura prévia e pesquisa de referências visuais de figurem a temática estudada. Recursos didáticos: Serão utilizados recursos audiovisuais para os encontros e apresentação do conteúdo. Os textos serão disponibilizados em pdf aos participantes via e-mail. Lápis, papel e cores para as experimentações práticas serão de providência de cada participante e não serão obrigatórios para a participação no grupo. Avaliação: Avaliação qualitativa de acordo com a frequência e participatividade. A freqüência de 75% (6 encontros síncronos) será critério para emissão de certificado de participação. Para comprovação poderão ser utilizados questionários e relatórios, assim como os trabalhos artísticos desenvolvidos.